quinta-feira, 8 de maio de 2014

2º ANOS- TURNO: MANHÁ- SUGESTÕES SOBRE O PORTIFÓLIO- 2º BIM./2014

Saúde na Copa de 2014
http://portalsaude.saude.gov.br/


www.saude.gov.br/viajante

Como o Brasil cuida da saúde dos turistas

Para que você tenha uma ótima viagem no Brasil, e leve de volta para casa apenas boas recordações, consulte dicas práticas e informações essenciais que vão ajudar a proteger a sua saúde e tornar suas férias mais agradáveis e tranquilas.
O Brasil oferece, tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro, muitas opções de passeios, com destaque para os naturais, de aventura e histórico-culturais. O país tem proporções continentais e por isso suas diferentes regiões apresentam grandes variações quanto ao clima, relevo e vegetação. Cada uma requer cuidados específicos de saúde.


Data de Cadastro: 03/04/2014 as 19:04:14 alterado em 07/05/2014 as 17:05:30

Ministério e ANS anunciam ações para Mundial
Medidas visam integração dos sistemas público e privado e liberação ágil de leitos do SUS. Nova Resolução Normativa torna obrigatória regra de remoção de pacientes. 
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciaram nesta quarta-feira (3/4), em Brasília, medidas para a integração dos sistemas público e privado de saúde durante a Copa do Mundo, incluindo ações para a liberação mais ágil de leitos do SUS. Na ocasião, foi assinado o Termo de Compromisso entre 32 operadoras de planos de saúde e a ANS para agilizar a assistência aos beneficiários de planos no período do evento. A Resolução Normativa que torna obrigatórias regras de remoção de pacientes também será lançada.
A iniciativa faz parte das Diretrizes Nacionais para Planejamento, Execução e Avaliação das Ações de Vigilância e Assistência à Saúde em Eventos de Massa. Entre os compromissos firmados pelas operadoras, estão a garantia de atendimento na rede hospitalar para aqueles beneficiários que estão sendo atendidos temporariamente na rede pública.
“Com os grandes eventos, dos quais o Brasil é sede, procuramos, dentro do governo, organizar a assistência à saúde da melhor maneira possível. Acredito que o grande legado da Copa é a capacidade de organização dos atores envolvidos no processo de atenção à saúde e o de proporcionar o melhor padrão de assistência possível nesses casos”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos.
Para isso, foi definido inclusive o fluxo de comunicação entre os sistemas público e privado, em caso de incidentes durante a Copa do Mundo. Cada operadora terá que disponibilizar no período de 12 de junho a 13 de julho um telefone exclusivo para atendimento à Central de Regulação Pública para facilitar o encaminhamento dos pacientes aos hospitais das suas respectivas redes credenciadas.
“Há um esforço do Ministério e da ANS para articular bem o setor público e setor privado, para que o paciente que está sendo atendido pela central médica da FIFA ou pelo SAMU tenha oportunidade, caso possua plano de saúde, de ter contato com a operadora e facilitar o atendimento na necessidade de remoção para um hospital privado”, explicou o diretor-presidente da ANS, André Longo.
Para viabilizar a efetiva integração das redes pública e privada durante o evento, as operadoras terão que informar à ANS até o dia 26 de maio de 2014 a grade de referência de hospitais de urgência e emergência com o perfil das suas respectivas unidades assistenciais. A ANS encaminhará essas informações para a Central de Regulação Pública.
REMOÇÃO OBRIGATÓRIA – A Agência também publica nesta sexta-feira (4/4) a Resolução Normativa nº 347/2014, que estabelece a obrigatoriedade de cobertura para a remoção de beneficiários de planos de saúde com segmentação hospitalar que já tenham cumprido o período de carência. A medida entra em vigor a partir da publicação e beneficia mais de 40 milhões de consumidores de planos de assistência médica com cobertura hospitalar no país.
A nova medida deixa claras as regras para a transferência dos pacientes dentro da própria rede credenciada pelo seu plano de saúde e, ainda, dos consumidores de planos de saúde que estão na rede pública e desejam ser atendidos na rede credenciada pelo seu plano. A legislação da saúde suplementar determinava que a remoção deveria ser feita, quando comprovadamente necessária, sem especificar as regras.
Para que seja realizada a remoção do paciente com plano de saúde para a rede de sua operadora, deve haver autorização do médico assistente. Além disso, é necessária a autorização do responsável pelo paciente ou dele próprio.


 Data de Cadastro: 04/04/2014 as 19:04:29 alterado em 07/05/2014 as 17:05:54

Saúde incentiva exercícios físicos nas cidades-sedes
Mais de 30 mil pessoas devem participar da mobilização nas 12 capitais a partir deste domingo (6), que é o Dia Mundial da Atividade Física. No Brasil, 49% da população adulta é inativa.
No Dia Mundial da Atividade Física, lembrado neste domingo (6), o Ministério da Saúde, em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), promoverá uma série de ações nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da prática regular de exercícios como forma eficaz de evitar doenças e mortes.
A partir deste domingo, serão realizadas ações com foco em promoção da atividade física em Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Natal (RN) e Curitiba (PR). São esperadas mais de 30 mil pessoas. A ideia é aproveitar a data - e também a proximidade de um evento esportivo da magnitude da Copa do Mundo – para sensibilizar a população sobre a importância de promover hábitos saudáveis de vida, como manter uma alimentação saudável e praticar exercícios pelo menos três vezes por semana.
Com o tema “Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado”, em alusão ao projeto Sesc “Move Brasil”, serão realizadas práticas corporais e de lazer, como caminhada, passeio ciclístico, jogos e dança, práticas de alimentação saudável, de higiene e saúde bucal, de prevenção da dengue, de consumo de cigarro, álcool e drogas, de violência e acidentes e distribuição de material educativo.
SEDENTARISMO – Segundo dados do Ministério da Saúde (Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), em 2012, 36,8% da população adulta das capitais praticavam exercícios. O índice é maior que o de três anos atrás (32,6%), o que aponta para uma tendência de aumento deste hábito.
A prevalência da inatividade física em pessoas acima de 18 anos é um dos indicadores utilizados pelo Ministério para monitorar fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como câncer, hipertensão e diabetes. De acordo com dados de um estudo divulgado em 2012 pelo periódico The Lancet, o sedentarismo já responde pela redução da expectativa de vida da humanidade de forma tão significativa quanto o tabagismo e a obesidade. São estimadas cinco milhões de mortes por ano em todo o mundo por conta do sedentarismo.
Esse levantamento traçou um perfil da prática de atividade física no mundo e apontou que, no Brasil, 49% da população está inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. A pesquisa ainda revelou a situação de inatividade física de outros países como Argentina 68,3%, Congo 48,6%, Emirados 62,5%, Estados Unidos 40,5%, México 37,7%, Portugal 51% e Japão 60,2%. 
Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, conseguir aumentar o nível de atividade física entre a população é fundamental para reduzir mortes e agravos. “A prática da atividade física de forma regular é benéfica à saúde e o aumento dos níveis identificados no Vigitel contribui na prevenção de doenças crônicas”, explicou.
DOENÇAS CRONICAS – Justamente para combater as mortes prematuras por doenças crônicas, o Ministério da Saúde lançou em 2011 o Plano de Ações estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) 2011 – 2012. Ele tem como meta reduzir em 2% ao ano a taxa de mortalidade prematura causada pelas DCNTs até 2022. Atualmente, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis correspondem a 72% das causas de mortes no Brasil. Dentre as DCNTs, as que mais matam estão às doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doença respiratória crônica, segundo a Organização Mundial da Saúde.
A iniciativa Academias da Saúde integra esse Plano e já está presente em todos os estados brasileiros e também no DF. Atualmente, são 3.725 polos habilitados em mais em 2.732 mil municípios. O objetivo principal das academias é contribuir para a promoção da saúde, incentivando uma vida mais saudável para a população, a partir da implantação de polos com infraestrutura e profissionais qualificados. O polo do programa está integrado às unidades básicas de Saúde e suas atividades devem ser desempenhadas de forma integrada com as equipes de Atenção Básica. As práticas corporais e atividades físicas são importantes para promoção da saúde e contribuem para qualidade de vida, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
A Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, explica que a comemoração das cidades sedes contribui no propósito do Ministério da Saúde de difundir a importância de inserir a atividade física no cotidiano das pessoas. “O aumento do exercício físico na população brasileira é uma meta do Plano de DCNT e estamos progredindo para alcançar essa importante meta, incorporando hábitos saudáveis” afirma.
Confira abaixo a programação de domingo (6) nas 12 cidades-sede:
BRASÍLIA 
Local: SESC Ceilândia – QNN 27, Lote B, Ceilândia Norte
Horário: 9h – Abertura com participação de representantes do SESC regional, governo do GDF, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde e Administração de Ceilândia.
Atividades: apresentação musical da banda do Corpo de Bombeiros, 6ª Copa Jiu–Jitsu de Ceilândia, atividades físicas, pintura livre, balão-mania, cama-elástica e ações educativas na área de saúde.

BELO HORIZONTE:
Local: Parque Municipal
Horário: a partir das 9h. Haverá caminhada até o local, partindo às 8 horas, partindo da Praça da Estação.
Atividades: alongamento, aula de alongamento, atividades físicas, apresentações culturais, atividades recreativas e feira de adoção de animais* (a partir das 10h)


Data de Cadastro: 12/03/2014 as 16:03:55 alterado em 19/03/2014 as 18:03:53

Saúde realiza capacitação para Copa do Mundo
Iniciativa em parceria com governo alemão e o Sírio-Libanês para construção de planos hospitalares voltados para a competição. Workshops serão realizados em março e abril e terão início em São Paulo
Para promover a construção dos planos hospitalares de contingência das cidades-sede, terá início na segunda-feira (10), uma série de Workshops para capacitação dos profissionais dos hospitais da Rede de Urgência. A iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), é realizada em parceria com o governo alemão e a Filantropia do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e deve capacitar 600 pessoas entre os meses de março e abril.
A realização dos workshops faz parte da estratégia do Ministério da Saúde em preparar o Brasil para desafios relacionados a realização de grandes eventos como o enfrentamento de ameaças, vulnerabilidades e organização da Rede de Atenção à Saúde no Brasil, por ocasião da realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil e Olimpíadas 2016.
Os Workshops são realizados por meio do Host City Programm (HCP), programa alemão de cooperação do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha) e da Engagement Global que visa promover intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras.
Essas empresas enviarão equipes compostas por médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos – funcionários das cidades-sede da Copa do Mundo da Alemanha. Participarão dos cursos as cidades de São Paulo, Cuiabá, Porto Alegre, Salvador, Natal e Fortaleza. A capital paulista será a primeira a receber o workshop que terá início nesta segunda-feira (10) e será encerrado no dia 14. No Brasil, a execução do programa ficará a cargo da Agência de Cooperação para Desenvolvimento Sustentável do Governo Alemão (GIZ)
O Hospital Sírio-Libanês é o responsável pela viabilização dos workshops, sendo responsável pela logística para a realização do evento como a aquisição das passagens aéreas domésticas para as equipes alemãs, o material que será utilizado nos cursos, equipamentos para as apresentações, equipe e aparelhos de tradução simultânea em cada cidade e hospedagem das equipes.
FN-SUS - Criada em novembro de 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico, a Força Nacional do SUS (FN-SUS) já atuou em 21 missões, sendo oito de desastres naturais, sete de apoio à gestão local nas diversas situações, quatro de desassistência e duas relacionadas à tragédias.
A Força Nacional do SUS (FN-SUS) conta com 12.869 voluntários, sendo que 1.470 já foram capacitados para atuar em situações de desastres, desassistência, surtos epidêmicos, tragédias e apoio à gestão. Atualmente, fazem parte da Força, 42 equipes assistenciais por semana epidemiológica para resposta às emergências em Saúde pública e apoio à gestão em eventos de massa.
CRONOGRAMA DE WORKSHOPS
CIDADE
DATA
São Paulo
10/03 a 14/03/2014
Cuiabá
17/03 a 21/03/2014
Porto Alegre
24/03 a 28/03/2014
Salvador
17/03 a 21/03/2014
Natal
24/03 a 28/03/2014
Fortaleza
31/03 a 04/04/2014


Data de Cadastro: 15/02/2014 as 17:02:03 alterado em 19/03/2014 as 18:03:58

Ministério apresenta estrutura preparada para Copa
Cerca de 10 mil profissionais foram capacitados para atuar durante o evento. Nas 12 cidades-sede, 531 unidades móveis do SAMU, 66 UPAs e 67 hospitais funcionam de forma integrada para atender os torcedores brasileiros e estrangeiros
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou neste sábado (15), em evento organizado pela FIFA, em São Paulo, a estrutura do sistema de saúde nacional preparada para a Copa do Mundo de 2014. Cerca de 10 mil profissionais de Saúde foram capacitados para atuar durante o evento ao longo dos últimos três anos. São servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam em estados, municípios, além de voluntários da Força Nacional do SUS.
As 12 cidades-sede têm um aparato de 531 unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 66 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e 67 hospitais que funcionam de forma integrada para fazer o atendimento da população local e dos turistas brasileiros e estrangeiros. São elas - Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
"Todo investimento que o governo vem fazendo, entre 2011 e 2013, é destinado à qualificação da estrutura médico-hospitalar tanto na área de urgência, na área de internação, expansão dos leitos de terapia intensiva, leitos hospitalares, UPAs, e qualificação do SAMU.  São ações voltadas à estruturação e qualificação do Sistema Único de Saúde dentro das redes de atenção à saúde, políticas prioritárias do Ministério da Saúde, desenvolvidas desde o início do governo da presidenta Dilma Rousseff", ressaltou Chioro.
O Ministério da Saúde vem trabalhando para aprimorar a infraestrutura e organização dos serviços, aproveitando a Copa do Mundo para qualificar o SUS não só durante o evento, mas para deixar um serviço de maior qualidade como legado para os brasileiros. Em 2011, foi criada a Câmara Técnica Nacional de Saúde, que integra profissionais de diversas áreas dos segmentos do Ministério da Saúde  e das 12 cidades e estados que sediarão os jogos para trabalhar de forma padronizada e integrada, estruturando processos de gestão, mapeando os riscos e normatizando o trabalho das ações de vigilância e assistência à saúde no âmbito nacional, estadual e municipal.
"A expectativa e a necessidade de atendimento para o público que vem para a Copa do Mundo e vai frequentar os estádios é muito pequena. Toda a melhoria do Sistema Único de Saúde é um legado que fica para a nossa população, para as nossas cidades-sedes, e também impactam nas regiões metropolitanas onde elas estão localizadas. É uma estruturação que já está disponível e ficará para o atendimento cotidiano da população", frisou.
DEMANDA E PREPARO - Com base no histórico de copas do mundo realizadas em outros países e na experiência brasileira com a Copa das Confederações no ano passado, a expectativa é que, nos locais dos jogos, de 1% a 2% dos torcedores necessitem de algum cuidado médico. Deste percentual, mais de 99% das demandas costumam ser atendidas e resolvidas no local. E entre 0,2% e 0,5% necessitam ser encaminhadas para hospitais de alta complexidade. O perfil do público que costuma frequentar este tipo de evento em sua maioria são jovens adultos, de 25 a 49 anos, que, em geral, são saudáveis e não necessitam de cuidados especializados de saúde.
Além da estrutura já montada para atender a população brasileira de forma contínua - que prevê o atendimento também de estrangeiros no caso das urgências -, o Ministério da Saúde criou planos de contingência para acidentes com múltiplas vítimas e para acidentes com produtos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.
As secretarias estaduais e municipais de saúde vão montar próximos aos estádios postos médicos avançados, que funcionam como Unidades de Pronto Atendimento. Se necessário, a Força Nacional do SUS poderá complementar estes postos com até nove outros, que serão montados apenas em situações que extrapolem a capacidade de resposta das cidades-sede.
Para monitorar as situações de risco, a demanda por atendimento e vigilância, e dar respostas coordenadas, o Ministério da Saúde criou, em 2011, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que coordenará as ações de saúde juntamente com as secretarias. Há uma sede em Brasília e um centro regional em cada cidade-sede. Eles serão ativados até 20 dias antes do início da Copa do Mundo e permanecerão ativos algumas semanas após para monitorar o retorno das delegações e turistas aos seus países de origem. Cerca de 1,5 mil profissionais de saúde atuarão nas atividades de campo e de monitoramento.
Graças aos CIOCS, foi possível dimensionar os atendimentos realizados durante a Copa das Confederações. Foram atendidos 1.598 torcedores entre os 796 mil que participaram dos jogos. Não houve caso grave registrado. Cerca de 98% das ocorrências foram resolvidas no local.
Nos estádios e intermediações (até 2 quilômetros de distância das arenas), a FIFA é a responsável pelos atendimentos de emergência. Mas haverá um profissional de referência do CIOCS dentro de cada estádio para monitorar as ocorrências, além de outros profissionais da vigilância e assistência para fazer a avalição de risco e garantir atendimento, acionando a estrutura do SUS quando houver necessidade.
Os CIOCS fazem parte de uma estrutura maior, que abrange os demais órgãos envolvidos na organização do grande evento, que trabalham de forma articulada no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), criado em 2011. Este centro desenvolve ações coordenadas de monitoramento e compartilhamento de informações conforme a necessidade. Além do Ministério da Saúde, fazem parte do CICCN a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Ministério da Justiça, Ministério do Esporte, Política Federal, Defesa Civil, dentre outros. Há um centro regional em cada cidade-sede.
O SAMU vai trabalhar integrado às operadoras dos planos privados de saúde em cidades onde acordos travados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) devem viabilizar que as ambulâncias do SUS encaminhem para hospitais particulares pacientes com planos de saúde.
Em ação coordenada pela Anvisa, os órgãos de vigilância sanitária locais têm intensificado suas atividades de fiscalização em hotéis, bares, restaurantes e hospitais. De forma articulada com a FIFA, a agência também está acompanhando a seleção e estruturação dos prestadores de serviços de alimentação e saúde nas arenas. Profissionais da vigilância sanitária estão sendo capacitados em grandes eventos para avaliar as capacidades, identificar os pontos que requerem harmonização e apoio técnico específico, testar ferramentas e realizar intercâmbios de práticas exitosas. Nos portos e aeroportos, a Anvisa vai ampliar o número de profissionais que trabalham na detecção e resposta a eventos de interesse em saúde pública.
PREVENÇÃO – O Ministério da Saúde tem realizado campanha junto aos profissionais que atuam no ramo do turismo (taxistas, profissionais do setor hoteleiro) para tomarem de forma gratuita no SUS vacina contra sarampo - doença comum nos países da Europa.
O período da Copa não é propício à transmissão da dengue por questões climáticas. Nesta época do ano há uma queda de quase 74% dos casos da doença no país. Mesmo assim, o governo federal vem direcionando recursos para campanhas de prevenção, principalmente nas cidades-sede. Em 2013, destinou recurso adicional de R$ 363 milhões para os Planos de Combate a Dengue dos municípios brasileiros - R$ 53,6 milhões para as cidades-sede da Copa das Confederações. E serão realizadas inspeções nos estádios e outros lugares de aglomeração para evitar criadouros do mosquito e borrifação de inseticidas.
INFORMAÇÃO - O Ministério da Saúde está usando tecnologia de ponta para desenvolver um aplicativo, destinado aos torcedores, que fornecerá informações úteis sobre saúde, tais como localização de hospitais e farmácias. O aplicativo também monitora informações de saúde em redes sociais e faz o mapeamento de tendências de ocorrências epidemiológicas. Além disso, mapeia o fluxo de viajantes vindo para o Brasil e a situação de risco de seus países de origem por meio da detecção digital de doenças. A partir dos resultados, serão tomadas providências para informar e proteger a população. O aplicativo poderá ser acessado pelo celular.
Além disso, já está no ar uma página do Ministério da Saúde voltada para o viajante (www.saude.gov.br/viajante) onde é possível encontrar as informações mais importantes para prevenção de Saúde. Cartazes e um livro de bolso com as mesmas informações serão afixadas em locais de grande fluxo.
O Ministério da Saúde apoiou a FIFA na elaboração do projeto "11 pela saúde", cujo objetivo é disseminar entre alunos de escolas públicas das cidades-sede da Copa do Mundo 11 mensagens sobre saúde e futebol, por meio de 11 vídeos gravados por craques do futebol mundial (Neymar, Lionel Messi, Marta, entre outros). As escolas e alunos que participarão do programa, selecionadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, são parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação e Saúde na Escola, do Ministério da Saúde. Os professores, que serão replicadores das mensagens nas escolas, participaram de treinamento. O projeto será apresentado aos alunos a partir de 24 de fevereiro, com duração de 13 semanas.
Em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (Unaids), o Ministério da Saúde também lançou a campanha "Proteja o Gol", que prevê a oferta de 1,8 milhão de preservativos e 10 mil testes rápidos, além de aconselhamento por meio de unidades móveis disponíveis nas 12 cidades-sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário