quinta-feira, 6 de junho de 2013

2º ANOS: REINOS DE SERES VIVOS


SAIBA MAIS...

 

Reinos do Mundo Vivo


Os reinos: fungi, protista, plantae, monera, animalia

Em todo o nosso planeta existem mais de dois milhões de espécies de seres vivos já registrados, sendo que muitos sequer foram descobertos. São diversas formas, cores e comportamentos, distribuídos em todo o globo.
Para serem mais bem compreendidos, os seres vivos são reunidos em grupos, chamados táxon, de acordo com as características estruturais semelhantes que apresentam.  

Espécie é a categoria taxonômica mais específica e se refere a indivíduos extremamente parecidos que, em condições naturais, são capazes de se reproduzir e ter descendentes férteis. A seguir, temos o gênero: categoria um pouco mais abrangente do que espécie. Depois de gênero temos família, ordem, classe, filo e reino.

Em 1735, Lineu publicou um livro, o Systema naturae, que tratava desse assunto e também fornecia regras para a classificação das espécies. Esse sistema é utilizado até hoje, embora já se saiba que, ao contrário do que esse pesquisador acreditava, as espécies não são imutáveis e são resultantes de processos evolutivos. Nos sistemas mais recentes, tais fatos são considerados permitindo com que frequentemente novas classificações sejam sugeridas.

As algas, por exemplo, já foram consideradas indivíduos do reino Plantae, mas hoje se encontram no Reino Protista, por apresentarem maiores semelhanças com esses indivíduos. Hoje é reconhecido que fungos são, evolutivamente, mais aparentados com os animais do que com as plantas. Já o Reino Monera tem sofrido muitas alterações: já foi proposto que fosse dividido em Reinos Bacteria e Archaea, sendo esse último constituído pelas arqueas, anteriormente denominadas arqueobactérias. Outros pesquisadores já sugerem a classificação dos seres vivos nos Domínios Bacteria, Archaea e Eukarya, este último compreendendo os demais organismos.

Em razão de muitas escolas e livros didáticos ainda estudarem os seres vivos seguindo a classificação de cinco reinos, essa seção estará, didaticamente, separada dessa forma.
Vale lembrar que os vírus também estão aqui. Apesar de, para muitos pesquisadores, não serem considerados seres vivos, essa seção é a que contempla de forma mais coerente esses sistemas biológicos.

 


 


Reino Monera e Protista 

 


 Reino Procarionte:

As bactérias, que pertencem ao reino monera, são quase sempre lembradas como seres nocivos ao ser humano, então se sua mãe pega no seu pé para se cuidar porque pode pegar uma doença, diga: mãe, poucas bactérias apresentam algum risco ao ser humano, então relaxa.
Mas se a minoria delas faz mal, então o que elas fazem de bom?

- Algumas delas atuam como decompositoras, que nada mais é do que degradar corpos sem vida. Contribuindo para a reciclagem de matéria orgânica no planeta.

- Outras espécies são fotossintetizantes, que são as cianobactérias, que realizam a fotossíntese feita por algas e plantas. Há também as bactérias sulforosas púrpuras e sulforosas verdes, que realizam a fotossíntese (uma outra que não envolve oxigênio) com liberação de enxofre.

- Algumas espécies realizam a quimiossintese.

- Certas espécies que ao se associarem com outros organismos, como temos de exemplo as bactérias que se encontram na nossa flora intestinal e produzem vitamina K.

- Há também aquelas que fazem a fermentação, cuja finalidade encontra-se na produção de iogurtes e outros produtos na indústria de alimentos.

Parede Celular

A maioria dos seres procariontes possuem parede celular. No domínio Bacteria, aquela que predomina é de peptideoglicano. Nas archeas, a parede pode ser de polissacarídeos complexos associados a proteína, mas não há peptideoglicano. Já aquelas que não possuem parede celular, destaca-se as micoplasmas, parasitas que podem viver dentro ou fora da célula, sendo que uma causa pneumonia e outra provoca doenças em plantas.

Reprodução das Bactérias:

Como você deve bem saber, as bactérias possuem um alto índice de reprodução assexuada por bipartição. Que (nas condições ambientais adequadas), uma bactérias pode dar origem a outras indênticas em questões de segundos. É por isso que formam as colonias e as mesmas acabam crescendo em progressão geométrica (isso mesmo P.G. em Biologia).

Mas as cianobactérias filamentosas, a outra forma de reprodução sexuada: aquelas que ocorrem devido a quebras em determinados pontos, formando fragmentos denominados hormogônios. Processo em que as células se dividem e os filamentos crescem novamente.

Endósporos
- Endósporos
Produzidos no interior da célula, quando as condições do ambiente se tornam desfavoráveis para a bactéria. O endósporo resistem até quando as condições melhoram, sendo que eles podem se manter "vivos" em água fervente. E isso é o que preocupa a indústria alimentícia, pois esses endósporos podem estar presentes no processo de acondicionamento dos alimentos.
 
- Conjugação
Processo em que duas bactérias se unem e estabelecem uma ponte citoplasmática de transferência. Um delas é chamada de "doadora" que duplica parte do seu DNA e doa para a outra bactéria que é chamada de receptora.
-Transformação
Uma bactéria absorve um DNA presente no meio externo e incorpora ao seu material genético. Essas bactérias ficam então com uma genética modificada e passam a serem chamadas de transformadas.
- Transdução
É o processo que em o genes de uma bactéria é passada para outra com indermédio de um vírus. Estes quando se fixam dentro de uma bactérias, pode incorporar ao seu próprio DNA pedaços do DNA bacteriano. Ao infectar outra bactéria transmite esse gene. E, se essa bactéria sobreviver a infecção viral, ela passará a apresentar novas características, que serão transmitidas aos seus descendentes.
 
Doenças Bacterianas de Interesse Médico: 
Botulismo:
Agente Etiológico: Clostriduim botulinum
Transmissão: Ingestão de esporos e alimentos enlatados
Sintomas: Bloqueio de Impulsos nervosos nas placas motoras
 

Tétano:
Agente Etiológico:
Clostridium tetani
Transmissão: Contaminação de cortes profundos
Sintomas: Processos Fortes de contração muscular
 

Febre Maculosa:
Agente Etiológico:
Rickettsia rickrttsii
Transmissão: Picada do carrapato estrela
Sintomas: Náusea,vomito,dor de cabeça e muscular, vermelhidão e (se não tratar) pode evoluir a óbito
Profilaxia: Controle do carrapato
 

Reino Protista:
 
Características Gerais: - Protozoários
Unicelulares
Eucariontes
Heterótrofos
 

- Algas Protistas
Uni ou Multicelulares
Eucariontes
Autótrofos - Fotossintetizantes
Hábitat - aquática ou ambientes úmidos

Protozoários: São dividos em grupos quanto a estrutura de locomoção e origem evolutiva


• Flagellatta - Flagelado (locomoção por flagelos)

• Sarcodina - Locomoção por pseudópodes
• Ciliophora - Ciliados - Movimento por Cílios
• Sporozoa - Sem Estrutura de Locomoção
 

Doenças Causadas Por Protozoários de Interesse Médico:
 

Doença: Giardíase
Agente Etiológico: Giardia lamblia
Transmissão: Água e alimentos contaminados
Sintomas: Complicações Intestinais
Profilaxia: Higiene Sanitária, Higiene Pessoal, Cuidado na Manipulação de Alimentos

Doença: Tricomoníase

Agente Etiológico: Trichomonas vigianalis
Transmissão: Contato sexual, contato com acento sanitário contaminado, e uso compartilhado de toalhas
Sintomas: Corrimento vaginal, secreção fétida (homem ou mulher), irritação genital
Profilaxia: Uso de preservativos, higienização de sanitários, não compartilhar toalhas

Doença: Doença de Chagas
Agente Etiológico: Trypanosoma cruzi
Transmissão: Fezes contaminadas do barbeiro
Sintomas: 1ª Fase Aguda: Pode levar à óbito, sinais de infecção: febre,dor no corpo, mal estar. Neste momento pode aparecer irritações na pele picada. 2ª Fase Assintomática: Seguida de problemas cardíacos ou intestinais.
Profilaxia: Controle do barbeiro


Doença: Leishmaniose (cutânea e visceral)

Agente Etiológico: Leishmania brasiliensis
Transmissão: Picada do mosquito palha (lutzomya SP)
Sintomas: Feridas em forma de vulcão, inflamação das vísceras, fígado e baço
Profilaxia: Controle do mosquito vetor, uso de repelentes e controle sanitário de animais domésticos

Doença: Disenteria amebiana

Agente Etiológico: Entamoeba histolytica
Transmissão: Ingestão de cisto, ingerindo alimento e água contaminada e má higiene
Sintomas: Complicação intestinal
Profilaxia: Tratamento dos doentes, saneamento básico e higiene pessoal

Doença: Malária

Agente Etiológico: Plasmodium sp
Transmissão: Mosquito Anopheles SP (ou mosquito prego)
Sintomas: Febre cíclica (mais de 40ºC de febre)
Profilaxia: Controle do mosquito anopheles, tratamento dos doentes, uso de quinino

Doença: Toxoplasmose

Agente Etiológico: Toxoplasma gondii
Transmissão: Ingestão de cistos, ingestão de carne crua ou malpassada de corpos, carneiros e bois, nos seres humanos ela pode passar pela placenta
Ciclo: Desenvolve-se no intestino de gatos e musculatura do porco,boi,carneiro,aves
Profilaxia: Higiene, ingestão de carne bempassada
Curiosidade: Certas espécies de algas multicelulares produzem grandes quantidades de substâncias usadas na indústria de alimentos, como é exemplo dos alginatos, que são produzidos por algas pardas na fabricação de papel,cremes dentais e sorvetes.
O ágar e a carragenina encontrados em algas vermelhas, podem ser usadas na indústria de medicamentos,cosméticos e de gelatinas
Berny

Nenhum comentário:

Postar um comentário