terça-feira, 11 de junho de 2013

1ºANOS: QUÍMICA CELULAR- TEXTO COMPLEMENTAR

 SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

O que são os carboidratos?

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.
Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA.

 

CLASSIFICAÇÃO:
A- MONOSSACARÍDEOS:
-GLICOSE
-FRUTOSE
-GALACTOSE
B- DISSACARÍDEOS:
- SACAROSE
- LACTOSE
C- POLISSACARÍDEOS:
- AMIDO
- GLICOGÊNIO
- CELULOSE
- QUITINA

 

 
* Classificação:
1-     GLICERÍDEOS: ÓLEOS E GORDURAS
2-     CERÍDEOS: CERAS
3-     ESTERÓIDES: HORMÔNOS E COLESTEROL

* As funções dos Lipídeos:
1. Homeotermia – preserva o organismo das temperaturas baixas, mantendo-a constante. 
2. Armazenamento – permite o armazenamento de energias. 
3. Energética – liberam a energia quando necessária. 
4. Estrutural- os lipídeos estruturais estão relacionados às proteínas.

AS PROTEINAS




FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS: AMINOÁCIDOS


Classificação das Proteinas

Clínica
A classificação das proteínas é dada através das funções que elas desenvolvem no organismo, e são as seguintes:
1) Enzimas: São proteínas que aumentam a velocidade de uma reação acontecer, ou seja, tem uma atividade catalítica. Todas as reações que ocorrem são catalisadas por uma enzima específica.

2) Proteínas de transporte:


a) Proteínas que se ligam a grupos específicos e os transportam através do sangue. Hemoglobina e Lipoproteína são exemplos deste tipo de proteína transportadora.


b) Proteínas que transportam substâncias através da membrana celular. Estas substâncias podem ser: Aminoácidos, glicose, Na+, K+).


3) Proteínas de Reserva: São proteínas que reservam algo importante para o crescimento e/ou germinação. Exemplos: Ferritina que armazena ferro (Fe); Mioglobina que reserva oxigênio (O2), etc.


4) Proteínas Contráteis: dão à célula a capacidade de se contraírem, mover ou mudar de forma. São exemplos a actina e a miosina que participam diretamente na contração muscular.


5) Proteínas Estruturais: dão sustentação e proteção ao organismo. O colágeno (umas destas proteínas) é a principal proteína dos tendões, e suporte forte tensão. Já a elastina é capaz de se distender em duas dimensões, a queratina é a proteína que forma as unhas e os cabelos.


6) Proteínas de Defesa: São as imunoglobulinas, fribrinogênio e a fibrina. Defendem o organismo de certa invasão de outras espécies (ex: microorganismos), e os protege contra injúria.


7) Proteínas Regulatórias: São os hormônios; estes regulam as atividades celulares e fisiológicas. São deste tipo: insulina, proteínas G, e GH (Hormônio do crescimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário