quarta-feira, 28 de agosto de 2013

1º e 2º ANOS: RECADO SOBRE AS ATIVIDADES

Caros alunos,

Algumas atividades do Bimestre foram postadas e comentadas aqui para facilitar o estudo de vocês. Confiram suas respostas e em caso de dúvidas, tentem esclarecê-las  na sala comigo nas próximas aulas, ok?
Lembrem-se que a Prova Mensal está se aproximando.

Educação é aquilo que fica
depois que você esquece o
que a escola ensinou.

3 comentários:

  1. Professora Gláucia,
    Em meio aos meus estudos, surgiu uma dúvida.Como já vimos em sala, a reprodução é feita através do "encontro" entre a oosfera e o anterozoide (reprodução sexuada).
    Minha dúvida é a seguinte: quando uma planta qualquer já na fase adulta, por meio de mitoses ela cresce e consequentemente ela desenvolve "galhos", e normalmente se essa planta for angiosperma, ou seja, com flor.....,em algumas delas ao longo de um período, podemos observar que nesses "galhos" nasceram flores. Essas flores são produzidas através de reprodução sexuada, assim como a semente que deu oringem à planta?

    Muito obrigado pela atenção!
    Larissa Lene. 21B

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, na verdade nas flores acontece a reprodução sexuada, como você já sabe. A flor é uma estrutura composta por folhas modificadas, com vista à realização das funções de produção dos gametas e de proteção dos mesmos, onde ocorre a fecundação e, no caso das fanerógamas formam-se as sementes e às vezes, o fruto. O que acontece é que a planta tem alguns pontos de crescimento ( chamamos de gema ou broto) com tecidos chamados meristemas e a partir do meristema floral formam-se uma flor. Portanto, a flor vem de intensas atividades mitóticas nesse ponto específico da planta, e não de um processo de fecundação, ok?

    ResponderExcluir