domingo, 10 de abril de 2016

2ºANOS: MANHÃ/TARDE- ATIVIDADES DO LIVRO- COMENTADAS

GABARITO DO EXERCÍCIO DO LIVRO- PA.30/31
3- d
4- c
5- a
6- c
7- e
8- c
9- a
10- verdadeiras: 02/04/08/32
11- a
12- d
13-a
14- e
GABARITO DO EXERCÍCIO DO LIVRO- PA.38/39/40

 1- Não. Somente uma fração das bactérias são prejudiciais ao homem, e existem muitas espécies que usamos inclusive para fazer remédios e alimentos.
2- A-Considerando que as bactérias anaeróbicas são aquelas que apresentam dificuldade de se reproduzir e viver quando está em contato com o oxigênio do ar e que a bactéria Clostridium botulinum é anaeróbica, a resposta seria o meio do bolo.

Isso resultado do fato de que esse micro-organismo do botulismo, sendo anaeróbico, não produzirá tantas toxinas na superfície do bolo, haja vista que essa área está mais em contato com o ar e teria mais dificuldade em se reproduzir e produzir as toxinas. Portanto, haveria mais toxinas no meio do bolo, haja vista que as bactérias se reproduziriam mais nessa região por estarem mais isoladas do contato com o ar.
  
B- ASSIM TBEM COM O TÉTANO

3-A invenção não só dos microscópios, mas o avance da tecnologia de maneira geral, proporciona melhores ferramentas para os estudos. No caso do microscópio, este proporcionou ao homem o descobrimento da vida microscópica que antes era desconhecida, e logo possibilitou o estudo dessas desses "novos" seres, trazendo informações antes inacessíveis. 
  
4- a) a alimentação de animais herbívoros, como a vaca, só é possível graças à associação com microrganismos presentes no seu tubo digestivo. Na realidade, são, praticamente, estes os responsáveis pela digestão da erva. Além disso, o intestino da maior parte dos animais, como o do homem, abriga microrganismos (bactérias) que têm um papel de relativa importância na digestão (flora intestinal). Não há prejudicados, só beneficiados, porque a vaca entra com a "casa", e as bactérias com a "comida";

b) o nome desse tipo de relação é "Mutualismo", o qual consiste numa associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes. Cada um dos "parceiros" é favorecido pela relação.


5- Meningite e raiva, respectivamente. A raiva é provocada pelo vírus. A meningite por sua vez, pode ser provocada por uma bactéria chamada Neisseria Meningitidis, bem como por vírus, bactérias outros microorganismos e por algumas drogas.

 6- Ambos os termos dizem que essas espécies sintetizam seu próprio alimento, sendo que as bactérias fotoautotróficas sintetizam seu alimento através da fotossíntese, e as quimioautotróficas, através de quimiossíntese. 

7-  a) Que espécie de bactéria é a principal responsável pelos casos de pneumonia em pessoas com mais de 60 anos?
A espécie Streptococcus pneumonia.
b) O que acontece com o número de casos de pneumonia em função da idade? Como isso pode ser explicado?
           O número de casos de pneumonia aumenta em função da idade, pois, quando as pessoas envelhecem, seu sistema imunológico se torna cada vez mais frágil e diminuem as defesas do sistema respiratório.

8-C
9- e
10- c
11-e
12- b
13- d
14- e
15- b

Nenhum comentário:

Postar um comentário