terça-feira, 19 de agosto de 2014

2º ANOS- REINO VEGETAL- OS POLINIZADORES

AGENTES POLINIZADORES







 
Pelo ventoPor insetos

Por morcegos
Por pássaros

A POLINIZAÇÃO

Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos)através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor espermatozoides das plantas,o receptor feminino (estigma) de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.

A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais. Os tipos gerais de polinização são os seguintes:

Flor de Neomarica candida sendo visitada por abelha: polinização entomófila.

2º ANOS: REINO VEGETAL- COMPLEMENTAÇÃO





 TIPOS ESPECIAIS DE
 FLORES, FRUTOS E SEMENTES

 FRUTO DA ROSEIRA

DISPERSÃO DAS SEMENTES
Flores de capim do Cerrado

 Plantas floríferas, monocotiledôneas.

 Flor da cana-de-açúcar

Flor do Milho


A diferença de fruta e fruto

O que se conhece popularmente por “frutas” não tem significado botânico. Fruta é aquilo que tem sabor agradável, às vezes azedo, às vezes doce. É o caso da laranja, pêssego, caju, banana, pêra, maça, morango, amora. Note que nem toda fruta é fruto verdadeiro.
Já o tomate, a berinjela, o jiló e a abobrinha, entre outros, são frutos verdadeiros, mas não são frutas...



sábado, 16 de agosto de 2014

2º ANOS: REINO VEGETAL- 3ºBIM/2014- ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA PARA O 3º BIM./2014

INSTRUÇÕES:

- Data da entrega: A DEFINIR ( provavelmente em Setembro)

- Você encontrará no blog de Biologia os textos necessários para realizar essa tarefa.
- O importante é que você faça os exercícios de acordo com o desenvolvimento da matéria em sala de aula, pois assim você conseguirá tirar as dúvidas para a elaboração do mesmo.

- FAVOR IMPRIMIR A ATIVIDADE, RESOLVER NA PRÓPRIA FOLHA, GRAMPEÁ-LA, IDENTIFICÁ-LA E ENTREGAR NA DATA A DEFINIR.
- Lembre-se... Esta atividade de recuperação contínua poderá auxiliá-lo em até 3,0 pontos ao final do Bimestre para que alcance a média bimestral.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA:  3ºBim/2014- 2º ANO
PROFESSORA: Gláucia Coelho

NOME: ____________________________________ Nº ______ TURMA: _______

                                               

                    ESTUDO DIRIGIDO: REINO PLANTAE 
 
I- VEGETAIS INFERIORES ( TALÓFITAS):


1- De maneira geral como ocorre a divisão dos vegetais?


2- Quem  são os vegetais considerados inferiores? Por que são classificados assim?


3- O que possuem as algas desse grupo para serem classificadas como vegetais?



II- VEGETAIS INFERIORES:  ( BRIÓFITAS)

1- Conceitue Briófitas e dê um exemplo.


2- Qual é o habitat dos musgos?


3- Desenhe um musgo com suas características gerais

 
4- O que justifica a pequena dimensão dos musgos?


5- Como ocorre a reprodução e quais são as fases reprodutivas desses vegetais?


6- Dê o nome dos gametas masculino e feminino vegetal


7- Como são chamados os gametângios masculino e feminino?


8- Como são as células do esporófito e gametófito quanto ao número de cromossomos?


9- Os esporos são sempre haplóides? Por quê?


10- O que resulta da união entre dois gametas?


11- O que o zigoto irá formar?


12-  O que o esporófito origina?


13- Quanto à durabilidade do ciclo como é a fase esporofítica e gametofítica das briófitas?


  
III- VEGETAIS INTERMEDIÁRIOS: PTERIDÓFITAS

1- Como ocorre a evolução das pteridófitas em relação às briófitas?


2- O que significa traqueófita?

3- Quem são as plantas traqueófitas?


4- o que significa rizoma nas pteridófitas?


5- Como ocorre a reprodução das pteridófitas?



6- O que representa a folha de uma samambaia quanto à  reprodução e durabilidade?


7- O que são soros e o que eles armazenam?


8- O que é PROTALO?



9- Onde se localizam nas pteridófitas os anterídeos e os arquegônios?


10- Como é o esporófito e o gametófito quanto ao numero de cromossomos e reprodução?


11- Qual é a fase DURADOURA e  TEMPORÁRIA  desses vegetais?


12- Qual é a importância da água para esses seres vivos?


13- Esquematize o ciclo da BRIÓFITAS e PTERIDÓFITAS.




IV-                VEGETAIS SUPERIORES

               1- Como são conhecidos esses vegetais quanto à presença da flor, semente e vasos condutores de seiva?


2- Quais as principais características desses vegetais?


3- O que são cones ou estróbilos?


4- O que significam os termos GIMNOSPERMA e ANGIOSPERMA?


5- Dê exemplos de angiospermas e gimnospermas.



GIMNOSPERMAS:

1-       Como são as flores das gimnospermas?


2-       O que acontece com os óvulos dessas plantas?


3-  Como são as folhas e flores dos pinheiros?


4-       O que são pinhas?



            ANGIOSPERMAS:

1-       Qual é a aquisição evolutiva mais importante desse grupo?


2-       Qual é a função do fruto?


3-       Quais são os grupos das angiospermas?


4-       Qual é a função das flores nesses vegetais?


5-       Quais são os elementos que compõem uma flor?

6-       O que são: ESTAMES, CARPELOS, CÁLICE, COROLA, ANDROCEU E GINECEU?


7-       Faça um quadro que diferencie MONOCOTILEDÔNEAS de DICOTILEDÔNEAS.



2º ANOS: REINO VEGETAL- CONCEITOS IMPORTANTES

INSTRUÇOES: Caros alunos, vocês devem imprimir estes conceitos e levá-los para a próxima aula.

REINO PLANTAE: 3º Bimestre/2014

CONCEITOS

1- ALTERNANCIA DE GERAÇÕES: 2 tipos de reprodução no mesmo ciclo.
2- RIZOMA: caule subterrâneo
3- ESPOROS: haplóide ( n )
4- ESPORÂNGIO: bolsa produtora de esporos
5- ESPORÓFITO ( 2 n ): planta produtora de esporos
6- GAMETÂNGIO:  bolsa produtora de gametas
7- GAMETÓFITO ( n ): planta produtora de gametas
8- ARQUEGÔNIO ( n ): ( GAMETÂNGIO FEMININO) – produz oosfera ( gameta feminino)
9- ANTERÍDEO ( n ): ( GAMETÂNGIO MASCULINO) – produz anterozóide ( gameta masculino)
10- ESTRÓBILOS OU CONES: flores de gimnospermas
11- DIÓICO: sexos separados
12- MONÓICO: hermafrodita
13- POLINIZAÇÃO: disseminação do grão-de-pólen
14- HETEROSPORIA: 2 tipos de esporos diferentes:  MICRÓSPOROS E MEGÁSPOROS
15- SÉPALAS: conjunto: CÁLICE
16- PÉTALAS: conjunto: COROLA
17- ZIGOTO: transformará em embrião
18- ÓVULO: se desenvolve em semente
19- OVÁRIO: se desenvolve em fruto

CICLO DE REPRODUÇÃO DOS VEGETAIS


1- BRIÓFITA:   

 GERAÇÃO HAPLÓIDE ( n )- GAMETÓFITO: DURADOURO
 GERAÇÃO DIPLÓIDE (2n) – ESPORÓFITO:   TEMPORÁRIO

2- PTERIDÓFITA:       

 GERAÇÃO DIPLÓIDE ( 2n )-ESPORÓTÓFITO: DURADOURO
 GERAÇÃO HAPLÓIDE (n) – GAMETÓFITO:   TEMPORÁRIO

3- GIMNOSPERMA E ANGIOSPERMA:       

GERAÇÃO DIPLÓIDE(2n )- ESPORÓTÓFITO:DURAD. 
GERAÇÃO HAPLÓIDE (n) – GAMETÓFITO: TEMPOR


 REPRODUÇÃO SEXUADA

CICLO HAPLONTE OU HAPLOBIONTE- INDIVÍDUO ( n )

INDIVÍDUO HAPLÓIDE ( n ) ____ GAMETAS ( n ) ___ FECUNDAÇÃO

                                                   _____  MEIOSE (R!)  _____    ZIGOTO ( 2n)


CICLO DIPLONTE OU DIPLOBIONTE: INDIVÍDUO ( 2n)

INDIVÍDUO DIPLÓIDE ( 2n ) ___M(R!)_ GAMETAS ( n ) ___ FECUNDAÇÃO

                                                   ______________    ZIGOTO ( 2n)


CICLO HAPLONTE- DIPLONTE: HAPLODIPLOBIONTE: INDIVÍDUO ( n ) e ( 2n )

INDIVÍDUO DIPLÓIDE (2 n ) __M(R!)__ ESPOROS ( n ) ___ INDIVÍDUO ( n)

____     ZIGOTO ( 2n) ____FECUNDAÇÃO __ GAMETAS

2º ANO: REINO VEGETAL- 3º BIM./2014- TEXTOS COMPLEMENTARES

TEXTOS COMPLEMENTARES- NÃO HÁ NECESSIDADE DE IMPRIMÍ-LOS

REPRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE NUTRIÇÃO VEGETAL


CLASSIFICAÇÃO VEGETAL


ØAlgas Pluricelulares -  clorófitas, rodófitas e feófitas;
ØBriófitas – musgos, hepáticas;
ØPteridófitas – samambaias, avencas;
ØGimnospermas – pinheiro, sequoia;
ØAngiospermas – feijão, jacarandá, roseira. 

TALÓFITAS- ALGAS

BRIÓFITAS- MUSGOS
 

A ESTRUTURA DE UM MUSGO


CICLO DE VIDA DO MUSGO


PTERIDÓFITAS: SAMAMBAIA


PTERIDÓFITAS: AVENCA
 

CICLO DE VIDA DE UMA PTERIDÓFITA 


CARACTERÍSTICAS GERAIS: CRIPTÓGAMAS E FENERÓGAMAS

 1. AS CRIPTÓGAMAS


Características das briófitas:

- Ausência de órgãos em geral, exceto os reprodutores;
- Presença de rizóides, caulóides e filóides;
- Ausência de vasos condutores de seiva;
- Ausência de cutícula impermeabilizante;
- Pequeno porte;
- Ausência de tubo polínico e sementes;
- Ambientesterrestes úmidos e de água doce, como hábitat;
- Reprodução assexuada e sexuada por alternância;
- Exemplares mais conhecidos: musgos e hepáticas.


Características das pteridófitas:

- Presença de vasos condutores de seiva;
- Presença epiderme impermeabilizada por cutícula;
- Presença de raiz, caule e folhas, além das estruturas reprodutivas;
- Grande porte em algumas espécimes;
- Ausência de tubos polínico e sementes;
- Maioria de vida terrestre, algumas aquáticas;
- Reprodução assexuada e sexuada por alternância de gerações;
- Exemplares mais conhecidos: samambaias, licopódios, selaginelas e avencas.

2. AS FANERÓGAMAS


Características das gimnospermas:

- Presença de vasos condutores de seiva;
- Presença de epiderme impermeabilizada por cutícula;
- Presença de raiz, caule, folhas e flores incompletas;
- Ausência de frutos;
- Grande porte na maioriadas espécies;
- Presença de tubo polínico e sementes;
- Maioria de vida terrestre;
- Reprodução sexuada por auternância de gerações;
- Exemplares mais conhecidos: Pinheiros, ciprestes, tuias, cedros e sequóias.


Caracteristicas das angiospermas:

- Presença de vasos condutores de seiva;
- Presença de epiderme impermeabilizada por cutícula;
- Presença de raiz, caule, folha e flores completas;
- Presença de frutos;
- Presença de tubos polínicos e sementes;
- Porte muito variado;
- Hábitat em ambientes aquáticos e terrestres;
- Reprodução sexuada por alternância de gerações;
- A maioria dos vegetais conhecidos como angiosperma: capins, roseiras, vitória-régia, coqueiro, palmeira, bambu, cana, algodoeiro, tabaco.

GIMNOSPERMAS: PINHEIROS...



AS FLORES DAS GIMNOSPERMAS: CONES


CICLO DE VIDA DAS GIMNOSPERMAS:



















ANGIOSPERMAS

 

CICLO DE VIDA DAS ANGIOSPERMAS: AS FLORES


AGENTES POLINIZADORES: INSETOS, PÁSSAROS, MORCEGOS, VENTO...


AS FLORES DAS ANGIOSPERMAS





EVOLUÇÃO VEGETA: ESQUEMA 1



ESQUEMA 2:





FANERÓGAMAS:  GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS 



GIMNOSPERMAS
 


ANGIOSPERMAS




ANGIOSPERMAS


No decorrer da Evolução, novas estruturas se desenvolveram, tais como:

- Órgãos para fixação e absorção de água e sais minerais (que agora estão no solo)
- Epiderme com revestimento para impedir a desidratação.
- Células especiais chamadas Estômatos que permitem a troca de gases entre o vegetal e a atmosfera.
  
FOLHAS- ESTÔMATOS
 
 
 
 ESTÔMATOS COM OSTÍOLOS ABERTOS

 A RAIZ


A extremidade de uma raiz é envolta por um capuz de células denominado coifa, cuja função é proteger o meristema radicular, um tecido em que as células estão se multiplicando ativamente por mitose. É no meristema que são produzidos as novas células da raiz, o que possibilita o seu crescimento.

Logo após a extremidade, localiza-se a região onde as células surgidas por mitose crescem. Nessa região denominada zona de distensão ou de alongamento celular, a raiz apresenta a maior taxa de crescimento.
Após a zona de distensão situa-se a zona pilífera da raiz, que se caracteriza por apresentar células epidérmicas dotadas de projeções citoplasmáticas finas e alongadas, os pêlos absorventes. É através desses pelos que a raiz absorve a maior parte da água e dos sais minerais de que precisa.

Já a região de ramos secundários é aquela que se nota o brotamento de novas raízes que surgem de regiões internas da raiz principal.



O CAULE 






No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais). As regiões onde se inserem as folhas e as gemas são denominadas nós e os espaços entre os nós são chamados entrenós.





A FOLHA

 

A FLOR

O FRUTO 


 





REVISÃO