sábado, 16 de agosto de 2014

2º ANOS: REINO VEGETAL- 3ºBIM/2014- ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA PARA O 3º BIM./2014

INSTRUÇÕES:

- Data da entrega: A DEFINIR ( provavelmente em Setembro)

- Você encontrará no blog de Biologia os textos necessários para realizar essa tarefa.
- O importante é que você faça os exercícios de acordo com o desenvolvimento da matéria em sala de aula, pois assim você conseguirá tirar as dúvidas para a elaboração do mesmo.

- FAVOR IMPRIMIR A ATIVIDADE, RESOLVER NA PRÓPRIA FOLHA, GRAMPEÁ-LA, IDENTIFICÁ-LA E ENTREGAR NA DATA A DEFINIR.
- Lembre-se... Esta atividade de recuperação contínua poderá auxiliá-lo em até 3,0 pontos ao final do Bimestre para que alcance a média bimestral.



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA- ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA:  3ºBim/2014- 2º ANO
PROFESSORA: Gláucia Coelho

NOME: ____________________________________ Nº ______ TURMA: _______

                                               

                    ESTUDO DIRIGIDO: REINO PLANTAE 
 
I- VEGETAIS INFERIORES ( TALÓFITAS):


1- De maneira geral como ocorre a divisão dos vegetais?


2- Quem  são os vegetais considerados inferiores? Por que são classificados assim?


3- O que possuem as algas desse grupo para serem classificadas como vegetais?



II- VEGETAIS INFERIORES:  ( BRIÓFITAS)

1- Conceitue Briófitas e dê um exemplo.


2- Qual é o habitat dos musgos?


3- Desenhe um musgo com suas características gerais

 
4- O que justifica a pequena dimensão dos musgos?


5- Como ocorre a reprodução e quais são as fases reprodutivas desses vegetais?


6- Dê o nome dos gametas masculino e feminino vegetal


7- Como são chamados os gametângios masculino e feminino?


8- Como são as células do esporófito e gametófito quanto ao número de cromossomos?


9- Os esporos são sempre haplóides? Por quê?


10- O que resulta da união entre dois gametas?


11- O que o zigoto irá formar?


12-  O que o esporófito origina?


13- Quanto à durabilidade do ciclo como é a fase esporofítica e gametofítica das briófitas?


  
III- VEGETAIS INTERMEDIÁRIOS: PTERIDÓFITAS

1- Como ocorre a evolução das pteridófitas em relação às briófitas?


2- O que significa traqueófita?

3- Quem são as plantas traqueófitas?


4- o que significa rizoma nas pteridófitas?


5- Como ocorre a reprodução das pteridófitas?



6- O que representa a folha de uma samambaia quanto à  reprodução e durabilidade?


7- O que são soros e o que eles armazenam?


8- O que é PROTALO?



9- Onde se localizam nas pteridófitas os anterídeos e os arquegônios?


10- Como é o esporófito e o gametófito quanto ao numero de cromossomos e reprodução?


11- Qual é a fase DURADOURA e  TEMPORÁRIA  desses vegetais?


12- Qual é a importância da água para esses seres vivos?


13- Esquematize o ciclo da BRIÓFITAS e PTERIDÓFITAS.




IV-                VEGETAIS SUPERIORES

               1- Como são conhecidos esses vegetais quanto à presença da flor, semente e vasos condutores de seiva?


2- Quais as principais características desses vegetais?


3- O que são cones ou estróbilos?


4- O que significam os termos GIMNOSPERMA e ANGIOSPERMA?


5- Dê exemplos de angiospermas e gimnospermas.



GIMNOSPERMAS:

1-       Como são as flores das gimnospermas?


2-       O que acontece com os óvulos dessas plantas?


3-  Como são as folhas e flores dos pinheiros?


4-       O que são pinhas?



            ANGIOSPERMAS:

1-       Qual é a aquisição evolutiva mais importante desse grupo?


2-       Qual é a função do fruto?


3-       Quais são os grupos das angiospermas?


4-       Qual é a função das flores nesses vegetais?


5-       Quais são os elementos que compõem uma flor?

6-       O que são: ESTAMES, CARPELOS, CÁLICE, COROLA, ANDROCEU E GINECEU?


7-       Faça um quadro que diferencie MONOCOTILEDÔNEAS de DICOTILEDÔNEAS.



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