quarta-feira, 26 de novembro de 2014

2º ANOS: REINO ANIMAL: 4º BIM./2014

COMPLEMENTAÇÃO SOBRE REINO ANIMAL

SINAPSE NERVOSA

O que é sinapse nervosa?
A sinapse corresponde à região de contato entre dois neurônios, onde ocorre a liberação de neurotransmissores para que o impulso nervoso possa se propagar entre os neurônios de uma cadeia. Os neurotransmissores são liberados neste espaço porque as membranas dos neurônios não se tocam. Entre eles podemos destacar acetilcolina, adrenalina (ou epinefrina), noradrenalina, dopamina e serotonina.




HEMATOSE

A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

Devido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 e convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células.

Portanto, a difusão nos alvéolos pulmonares se estabelece por diferenças no gradiente de concentração dos capilares, onde o CO2 difunde-se do sangue venoso em direção ao meio externo, havendo a oxigenação do sangue a partir do mecanismo inverso com as moléculas de oxigênio na cavidade pulmonar.


APARELHO DIGESTIVO E A AÇÃO ENZIMÁTICA



SISTEMA NERVOSO E SUA ATUAÇÃO


OS ANIMAIS E A TEMPERATURA CORPORAL

 Animais Homeotermos e pecilotermos
Homeotermos: são animais que possuem a mesma temperatura corpórea sem se influenciar pelo frio ou calor, exemplo, aves e mamíferos.
Pecilotermos: são animais que mudam sua temperatura corpórea influenciados pelo frio ou pelo calor, por exemplo, peixesrépteisinvertebrados e anfíbios.


ANEXOS EMBRIONÁRIOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário