terça-feira, 1 de abril de 2014

2º ANOS: EMBRIOLOGIA HUMANA






GAMETOGÊNESE E FECUNDAÇÃO


Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.

O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haplóides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haplóides reconstitui o número diplóide característico de cada espécie.

Em alguns raros casos, não acontece meiose durante a formação dos gametas. Um exemplo bastante conhecido é o das abelhas: se um óvulo não for fecundado por nenhum espermatozóide, irá se desenvolver por mitoses consecutivas, originando um embrião em que todas as células são haplóides. Esse embrião haplóide formará um indivíduo do sexo masculino. O desenvolvimento de um gameta sem que haja fecundação chama-se partenogênese. Se o óvulo for fecundado, o embrião 2n irá originar uma fêmea.

Em linhas gerais, a gametogênese masculina (ou espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese ou ovulogênese) seguem as mesmas etapas.

OS GAMETAS

TIPOS DE OVOS



DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

   - SEGMENTAÇÃO
   - GASTRULAÇÃO
- NEURULAÇÃO

ETAPAS DA SEGMENTAÇÃO:
- MÓRULA
- BLÁSTULA
- GÁSTRULA
- ORGANOGÊNESE






O desenvolvimento embrionário









ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO








GASTRULAÇÃO E OS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS:
- ECTODERME
- ENDODERME
- MESODERME











ANEXOS EMBRIONÁRIOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário