quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

2º ANOS- TURNOS: MANHÃ/TARDE- ATIVIDADES DE REVISÃO

INSTRUÇÕES:
*  A ATIVIDADE  É INDIVIDUAL E VOCÊ DEVERÁ IMPRIMÍ-LA  PARA RESOLVER AS QUESTÕES NA PRÓPRIA FOLHA
* DATA DE ENTREGA: PRÓXIMA AULA DA SEMANA QUE VEM

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
 RECUPERAÇÃO PARALELA-  BIOLOGIA- CITOLOGIA - PARTEI
Professora: Gláucia Coelho- 2º ANO- 1º BIM/2014


ALUNO: __________________________________________ Nº  ________   TURMA: __


1- Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. No segundo caso, reescreva a afirmação em sua forma correta:

a- (       )   Na respiração celular acontece a combustão(queima) da glicose, liberando O2.


b- (       ) A glicose contêm  carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.



c- (       ) Na respiração é liberado CO2, assim como na  Fotossíntese há liberação de  O2.



d- (        ) Na respiração formam-se C6H12O6 + CO2.


2- Os cromossomos que estão numa célula de sua pele tem o mesmo número  que os da  célula muscular de seu colega? Explique.



3- Mus musculus, Rattus novergicus e Macaca mullata produzem gametas com 20, 21 e 24 cromossomos, respectivamente. Uma célula somática (2n) desses animais conterá, respectivamente, quantos cromossomos?



4- A respeito dos processos Fotossíntese e Respiração Celular, responda:

a- a função da clorofila na síntese de glicose: ______________________

b- a origem do O2 desprendido na Fotossíntese: ___________________

c- a importância do CO2 para os seres clorofilados: ________________

___________________________________________________________


5-  No século XVIII, foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.

a- Por que o camundongo morria no primeiro experimento?

 
b- que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo?


c- quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?

 

6- Imagine-se observando o rótulo do achocolatado “ NESCAU”,  em um supermercado e responda as perguntas propostas:


a- Qual  das substâncias presentes neste alimento que justificam o ‘ NESCAU”  ser considerado  um  alimento energético? Explique a sua resposta.



b-  Que substâncias  esse alimento contêm e que você considera importantes para o seu corpo? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário