domingo, 27 de outubro de 2013

2º ANOS: ESTUDO DIRIGIDO- CORDADOS: 4ºBIM./2013

 ATIVIDADE DE REVISÃO E COMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO

 CORDADOS
 PEIXES, ANFÍBIOS, RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS







02. (UNESP) "Cientistas ingleses disseram ter descoberto os restos de um dos primeiros tubarões. Os fósseis encontrados datam de 25 milhões de anos antes do que se acreditava. A impressão, a partir dos achados, é que os tubarões desta época não tinham mandíbulas."
(O ESTADO DE S. PAULO, 17/02/98, pág. A-12.)
a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de um animal desse grupo.

b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes.

03. (FUVEST) Com relação à bexiga natatória, responda:
a) Que tipo de peixe tem bexiga natatória?
b) Qual a principal função desse órgão?

04. (FUVEST) Dê algumas caracteres que distinguem os peixes cartilaginosos dos ósseos.

05. (UFPR) Na classificação do filo Chordata são utilizados diversos temos, cujo significado é importante na caracterização dos diversos grupos. Por exemplo, o termo Agnatha refere-se a vertebrados que não apresentam mandíbula.
Nesse sentido, defina os seguintes termos: Vertebrata, Craniata, Tetrapoda e Amphibia.

06. (UNESP) Dê duas características de anfíbios que justifiquem porque a maioria desses animais tem vida restrita a ambientes úmidos. Explique sua resposta.


07. (UNICAMP) Identifique a classe de vertebrados nos quais ocorre maior diversidade de estruturas apropriadas para trocas de gases respiratórios e discuta uma das causas fundamentais para essa diversificação.

08. (UNICAMP) Indique características importantes dos répteis, que permite a esse grupo de animais ocupar com sucesso o ambiente terrestre.

09. (UDESC) Os répteis, assim como as aves e os mamíferos (exceto os aquáticos), são vertebrados que habitam o ambiente terrestre e nele se reproduzem, diferenciando-se dos anfíbios que, apesar de passarem parte da vida no ambiente terrestre, dependem do meio aquático para a reprodução.Em relação aos répteis:
a) CITE e COMENTE uma característica que eles possuem, que lhes permite realizar a reprodução fora da água.
b) Qual seu sistema de respiração típico?

10. (UFJF-MG) "Os jabutis (réptil - quelônio), no Sudoeste do Brasil, são ativos na estação quente e chuvosa, permanecendo praticamente imóveis na estação fria e seca".
a) Que tipo de regulação térmica possuem os jabutis?
c) A pele dos répteis é uma superfície adaptada à troca de gases? Justifique sua resposta.

11. (VUNESP) Quais são as características das aves que as tornam mais aptas para o vôo?
12 . (UNESP) A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados envolveu algumas importantes modificações adaptativas morfológicas e fisiológicas. Em relação a esse processo,
a) Cite duas características comuns aos répteis, às aves e aos mamíferos, que possibilitaram a conquista definitiva do ambiente terrestre.
b) Apresente duas razões pelas quais os anfíbios adultos, embora possam se locomover em terra, ainda não possuem total independência do meio aquático.

13- Caracterize os mamíferos e dê exemplos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário