quarta-feira, 28 de agosto de 2013

1º ANOS: BIOQUÍMICA CELULAR- ATIVIDADES COMENTADAS



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA- ATIVIDADE  COMPLEMENTAR- CBC: 3ºBim/2013- 1º ANO
PROFESSORA: Gláucia Coelho

GABARITO:

ATIVIDADE I-  Aplique seus conhecimentos:

O suor e o clima
Em um clima úmido, o suor evapora lentamente e acumula-se na pele por causa da grande quantidade de vapor de água na atmosfera. Em clima seco, a evaporação é mais rápida e a refrigeração do corpo mais eficiente. Por isso suportamos melhor o calor em ambiente seco.
O conforto de uma sala refrigerada se deve, principalmente, `a secura do ar, o que facilita a evaporação. O aparelho de ar condicionado retira o vapor de água do ar, além de abaixar um pouco a temperatura.

Desnaturação
A perda da forma das proteínas pode ser útil em alguns casos, como na esterilização de frascos, utensílios e alimentos. Por meio do calor, as enzimas dos micróbios são desnaturadas.
A ação desinfetante do álcool se deve à desnaturação das proteínas de algumas bactérias que ele provoca.
No preparo de alimentos, a desnaturação das proteínas pelo calor é útil, pois facilita a digestão. Quando cozinhamos um ovo, as proteínas desnaturadas tornam-se insolúveis e se solidificam, separando-se da água.
A desnaturação explica também o perigo de febres altas, que podem inativar proteínas do sistema nervoso e causar a morte do indivíduo.

1- Dois colegas foram viajar. Um visitou os sertões, onde o clima é seco e quente. O outro foi à floresta amazônica, onde o clima é quente e úmido. Qual conseguiu perder calor mais facilmente? Explique.

- Clima seco: perde-se mais calor

Sentir frio é perder calor exageradamente.

Sentir calor é receber calor exageradamente.

Sempre é o calor que vai do lugar mais quente para outro mais frio. Frio não é coisa que entra ou coisa que sai --- frio é uma sensação ocasionada por perda de calor! --- não 'ondas de frio', há massas de ar frio que passam por nós e que retiram calor de nossos corpos ... e temos a sensação de frio!


2- Com o objetivo de aumentar a massa muscular, alguns fisiculturistas ingerem claras de ovos cruas todas as manhãs. Na clara do ovo existe uma proteína, a albumina, fonte de aminoácidos. Se um fisiculturista cozinhasse as claras, elas perderiam o seu valor nutritiivo? Por quê?

" A proteína quando aquecida "desnatura"! Perde seu valor como "proteina". Na verdade não queremos que a Albumina funcione, simplesmente queremos os aminoácidos que advém de sua degradação! No caso de alimento, suplemento, o objetivo é se obter os "tijolos" - aminoácidos, tanto faz que a proteína esteja desnaturada ou não, até porque, para se "extrair" , albumina, caseína, soja, os processos químicos já fazem com que a proteína esteja desnaturada mesmo..."


3- A diarréia ocorre mais em famílias pobres, nas quais é uma das causas de morte em menores de um ano. Por que isso acontece? Que condições facilitam a diarréia e a desidratação? O que deve ser feito?

O que é Diarreia infantil?

A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas.

Causas

Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

Tratamento de Diarreia infantil

  • iniciar a ingestão do soro caseiro* o mais breve possível
  • aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos


4- Diferencie um produto diet de um light. Explique por que certas pessoas não devem consumir aspartame.

Diet
O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.

Light

O termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.


O aspartame é um adoçante utilizado para substituir o açúcar comum. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso. O aspartame geralmente é vendido junto com outros produtos. É o adoçante mais utilizado em bebidas. Está sendo pesquisada a sua ação na saúde da população.

5- Procure um rótulo da embalagem de qualquer alimento:
a- cole este rótulo
b- o que este alimento contem que você considera importante para o seu organismo. Por que?

Resposta pessoal a ser conferida em sala de aula.


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA- ATIVIDADE  COMPLEMENTAR- CBC: 3ºBim/2013- 1º ANO
PROFESSORA: Gláucia Coelho


ATIVIDADE II- A ENERGIA DOS ALIMENTOS

O QUE SABEMOS SOBRE OS ALIMENTOS E A ALIMENTAÇÃO
TEXTO

ATIVIDADE 1: O QUE SABEMOS SOBRE OS ALIMENTOS E A ALIMENTAÇÃO?

1- Para você o que é o alimento?

Pesquisa- Wikipédia: Alimentos são todas as substâncias e proteínas utilizadas pelos seres vivos como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura, como as bebidas com álcool, refrigerantes, compostos químicos psicotrópicos, os temperos e vários corantes e conservantes usados nos alimentos.


2- a- Que tipos de alimentos você  come?

Opinião pessoal que será discutido em sala

    b- e quais os alimentos você deveria comer?

Devemos comer os mais variados tipos de alimentos que contenham: sais minerais, proteínas, carboidratos, lipídeos entre outros.

3- De que modo você acha que os alimentos contribuem para nos manter vivos e ativos?

Fornecendo-nos energia para as nossas atividades diárias


TEXTO 2- ALIMENTOS, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
As  perguntas abaixo,  permitem  observar  a importância da energia contida em alimentos  para a manutenção das funções vitais e que a quantidade de ingestão desses alimentos deve estar de acordo com a atividade física e idade de cada um. Saber sobre os alimentos e sua composição como:  as proporções de carboidratos, proteínas e fibras que ingerimos  em uma semana e avaliar  o que significa ter uma alimentação equilibrada e de qualidade são fundamentais para a nossa saúde e bem-estar.


ATIVIDADE 2- O PODER E A ENERGIA DOS ALIMENTOS

1-       De onde vem a energia dos alimentos?
Pesquisa: Para sobreviverem, todos os seres vivos precisam absorver energia, sendo que em seus organismos há dois processos que formam o metabolismo, (1) o catabolismo, que está envolvido com o consumo, e (2) o anabolismo, que está envolvido com a formação de moléculas.
Nós, seres humanos, fazemos isso por meio da alimentação. Por exemplo, quando comemos vegetais que contêm amido, este é decomposto em unidades de glicose, que no fígado são recombinadas na forma de glicogênio, que é chamado de “amido animal”. Se o organismo animal precisar, o glicogênio pode ser decomposto em glicose, que é transportada pelo sangue e levada até os tecidos, onde é oxidada a gás carbônico, água e energia. Essa energia é absorvida pelo nosso organismo e o nosso corpo continua a realizar as suas funções vitais.
Mas e as plantas, os vegetais e as frutas que são nossos alimentos? De onde vem a energia deles?
Por muito tempo, filósofos gregos, incluindo Aristóteles, acreditavam que as plantas obtinham a sua energia do solo. Porém, na verdade, a energia das plantas vem do sol. As plantas usam energia solar para transformar gás carbônico, que vem do ar, e água, que vem do solo, em alimentos e combustíveis. A esse processo é dado o nome de fotossíntese.

2-       O que é dieta balanceada?
Pesquisa: O corpo humano precisa de mais de quarenta nutrientes diferentes para funcionar de maneira apropriada. O conceito de dieta balanceada estabelece que consumindo vários alimentos com moderação é possível obter todos os ingredientes necessários ao desenvolvimento dos tecidos, à regularização dos processos metabólicos e ao fornecimento adequados de energia para o controle do peso. Essa dieta também vai variar em virtude da idade, do peso e outros fatores que devem ser analisados por profissionais competentes.

3-       - Se pão, batata e macarrão engordam, porque eles devem estar presentes em nossa alimentação?
Por serem fontes de energia para o nosso corpo, pois são compostos de carboidratos.

4-       Quais são as vantagens da  agricultura orgânica para o meio ambiente e para a saúde das pessoas?
Pesquisa: A lei de orgânico proíbe o uso de agrotóxico e outras químicas que "fazem mal" à saúde humana.
Quando comemos alimentos plantados convencionalmente podemos estar ingerindo resíduos de químicas (agrotóxicos, sementes e outros) que continuam no alimento mesmo após a lavagem ou internamente na sua cadeia orgânica.
Por isto, os alimentos produzidos organicamente sem química, são melhores para a saúde humana.
Alem disto, quando usamos agrotóxico, herbicida etc, estes podem contaminar as águas de rios e lençois freaticos... que indiretamente podem afetar a saúde humana também.

5-       O que são transgênicos, quais as suas vantagens e desvantagens?

Vantagens – Pesquisa:
1. O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Para passa produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida. Um arroz geneticamente modificado produz vitamina A;
2. O alimento pode ter a função de prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas geneticamente modificadas para produzir vacinas, ou iogurtes fermentados com microorganismo geneticamente modificados que estimulem o sistema imunológico;
3. A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada. Isso garante estabilidade dos preços e custos de produção. Um microorganismo geneticamente modificado produz enzimas usadas na fabricação de queijos e pães o que reduz o preço deste ingrediente; Sem falar ainda que aumenta o grau de pureza e a especificidade do ingrediente e permite maior flexibilidade para as indústrias;
4. Aumento da produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas e menos onerosas, cuja produção agrida menos o meio ambiente. 

Desvantagens 
1.  O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode  causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser  afetados.
2. Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, como genes de animais em vegetais, de bactérias em plantas e até de humanos em animais. A engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza – fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações.
3. A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam  o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade (genética) no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades.
4. Organismos antes cultivados para serem usados na alimentação estão sendo modificados para produzirem produtos farmacêuticos e químicos. Essas plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada  com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente  na alimentação.
5. Os alimentos transgênicos poderiam aumentar  as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento  de alergias em relação a cultivos convencionais.


OBS: A ATIVIDADE III ( TABELA: MINHA DIETA, SERÁ COMENTADA EM SALA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário