segunda-feira, 8 de julho de 2013

1º ANOS: ESTUDO DIRIGIDO- COMENTADO



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROF.: Gláucia Coelho

ESTUDO DIRIGIDO: BIOQUÍMICA CELULAR
1º ANO: 2º BIM./2013

Assunto : ÁGUA & MINERAIS

1) Qual a importância do estudo da composição química dos seres vivos?
ANALISAR AS DIVERSAS PROPORÇÕES DE SUBSTÂNICAS NO ORGANISMO.

2) As substâncias químicas apresentam a mesma freqüência para cada ser vivo ? por que?
NÃO. PORQUE OS SERES VIVOS SÃO DIFERENTES ENTRE SI E NECESSITAM DE COMPOSTOS DIFERENTES.
 
3) Quais as funções da água na química da célula?  O que é o processo de desidratação?

- REGULADOR TÉRMICO
- TRANSPORTADORA DE SUBSTÂNCIAS
-  SOLVENTE UNIVERSAL
* DESIDRATAÇÃO: PERDA DA ÁGUA PELAS CÉLULAS, O QUE PODE SER PREJUDICIAL AO ORGANISMO.

4) Como a água pode se relacionar com o metabolismo de cada ser vivo ? Exemplifique.
PESQUISA

5) Explique onde participam os sais a seguir , e que doenças podem surgir da falta destes sais.
  cálcio, ferro, potássio, iodo, sódio.
CONSULTAR: TABELA NO LIVRO

6) Quais as diferenças entre os alimentos orgânicos e os alimentos inorgânicos ? 
ORGÂNICOS: REPRESNTAM QUALIDADE EM NOSSA ALIMENTAÇÃ, POIS SÃO CALÓRICOS E FONTES DE ENRGIAS, ETC
INORGÂNICOS: REPRESNTAM EM QUANTIDADE, POIS SÃO ESSENCIAIS PARA O TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS, POR EXEMPLO: A ÁGUA.
7) Cite a importância ambiental da água. 


ASSUNTO : CARBOIDRATOS e LIPÍDEOS

1) Qual a importância dos carboidratos para a sobrevivência dos seres vivos ?
OS AÇÚCARES SÃO FONTES DE ENERGIA

2) Apresente pelo menos três exemplos de alimentos que são ricos em carboidratos. 
MACARRÃO/ ARROZ/ FEIJÃO

3) Qual é a fórmula geral dos carboidratos monossacarídeos?  Qual é a fórmula química da glicose? 
(CH2O)n- GLICOSE: C6H1206

4) Qual a importância da glicose para os seres humanos ? Onde este açúcar é produzido? 

A GLICOSE É UM MONOSSACARÍDEO IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA PRA OS SERS VIVOS. PRINCIPAIS MONOSSACARÍDEOS: GLICOSE/FRUTOSE E GALACTOSE.
PRIMARIAMENTE ELE É PRODUZIDO ATRAVÉS DO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE.

5) Explique os termos a  seguir:

a) monossacarídeo : AÇÚCAR SIMPLES
b) dissacarídeo: UNIÃO DE 2 MONOSSACARÍDEOS
c) oligossacarídeo
d) polissacarídeo: UNIÃO DE MAIS DE 2 MONOSSACARÍDEOS

6) Apresente a importância e local  onde podem ser encontrados os seguintes açúcares :
a) amido : RESERVA ENERÉTICA VEGETAL
b) glicogênio : RESERVA ENERGÉTICA ANIMAL
c) celulose:  AÇÚCAR QUE FORMA A PAREDE CELULAR DOS VEGETAIS 
d) quitina:  AÇÚCAR QUE FORMA A PAREDE CELULAR DE FUNGOS E ESTÁ PRESENTE NO EXOESQUELETO DE ARTÓPODES(INSETOS) 

7) Por que o excesso de açúcar faz as pessoas engordar ? 


“O açucar que nos ingerimos é uma mistura de carboidratos e outras substancias. o carboidrato é um componente organico necessario ao corpo humano pq fornece a glicose, que é o principal substrato para que ocorra o processo intracelular que nos fornece energia. Em outras palavras, o açucar é necessario pra nos dar energia pra que possamos realizar nossas atividades do dia a dia, por exemplo, caminhar, trabalhar, estudar ou ate mesmo falar e pensar. Nossas celulas, nosso organismo, sabem o quanto de carboidrato precisamos para nos manter bem dispostos e com energia suficiente pra realizar nossas atividades de costume. quando ingerimos muito açucar ou ate mesmo qualquer alimento que contenha muito carboidrato (como massas e pães), o excesso nao é aproveitado pelas nossas celulas e nao é transformado em energia, mas nosso corpo nao pode simplesmente "jogar fora" o excesso. e o que nosso corpo faz? simples, ele armazena o excesso de algum jeito pra quando nos prescisarmos. e armazena em forma de glicogênio, que é a reserva natural de energia dos seres humanos e eh armazenado geralmente nos musculos e tecidos. quando esse armazenamento é muito excessivo mesmo, quando se estraploa e come mais carboidratos do que devia, isso vai se acumulando, e acumulando e acumulando nos nossos musculos e tecidos, fazendo com que apareçam as famosas gordurinhas!
mas as gordurinhas adiquiridas por caboidratospodem desaparecer simplesmente praticando exercicios fisicos e moderando nos alimentos, seguindo uma dieta um pouco melhor! (nao precisa ficar sem comer açucar, basta moderar)”.

8) Explique a doença : “diabetes”.
PESQUISA

9) Qual a relação que existe entre os açúcares e o material genético (DNA / RNA)? 

PESQUISA


10) O que são lipídios e qual a sua função para o corpo humano? 
ASSIM COMO OS CARBOIDRATOS SÃO COMPOSTOS ORGÂNICOS, FONTES DE ENERGIA.

11) Qual a relação entre os lipídios e a membrana plasmática?
AUXILIAM NA FORMAÇÃO DA M.C, POIS ELA É LIPOPROTÉICA( FORMADA POR DUAS CAMADAS DE LIPÍDEOS E PROTEINAS).

12) Seria correto eliminar todo o colesterol da alimentação? Explique.
NÃO PORQUE CORRE-SE O RISCO DE ELIMAR TAMBÉM O BOM COLESTEROL ( HDL)


13) Como os lipídios podem ser classificados quanto à sua origem? Exemplifique cada um deles.

- GLICERÍDEOS: ÓLEOS E GORDURAS
- CERÍDEOS: CERAS
- ESTERÓIDE: COLESTEROL E HORMÔNIOS

14) Apresente a fórmula estrutural para : triose , pentose , hexose e heptose 
- TRIOSE: C3H6O3
- PENTOSE: C5H10O5
- HEXOSE: C6H12O6
- HEPTOSE: C7H14O7

15) Qual a relação entre os carboidratos e a cadeia alimentar ?
A BASE DA CADEIA ALIMENTAR ESTPA NA FOTOSSÍNTESE, PRINCIPAL MEIO ATRAVÉS DO QUAL HÁ A PRODUÇÃO DO AÇÚCAR – GLICOSE.

16) Apresente a importância do componente chamado ÔMEGA (3 e 6) encontrado em diversos alimentos. 
PESQUISA

17) Defina caloria e apresente a relação desta unidade com a capacidade energética de carboidratos e lipídios. 
PESQUISA


Assunto :  PROTEINAS

 1.O que são proteínas?
MACROMOLÉCULAS ORGÂNICAS FORMADAS DE PEQUENAS UNIDADES- AMINOÁCIDOS
2.O que é aminoácido?
COMPOSTO QUÍMICO FORMADO POR UM GRUPO AMINA E OUTRO ÁCIDO, ALÉM DE UM RADICAL QUE LHE CONFERE PARTICULARIDADE.

3.Como se forma uma ligação peptídica?
UNIÃO ENTRE 2 AMINOÁCIDOS

4.O que são aminoácidos essenciais e não essenciais?
ESSENCIAS- RETIRAMOS DA ALIMENTAÇÃO, SÃO PORTANTO, ESSENCIAIS AO ORGANISMO
NATURAIS- NOSSO ORGANISMO PRODUZ

5.O que se entende por desnaturação de uma proteína?
PESQUISA

6.O que são enzimas?
PROTEÍNA ESPECIAIS COM DIVERSAS FUNÇÕES, INCLUSIVE SÃO BONS CATALISADORES BIOLÓGICOS ( ACELERAM AS REAÇÕES QUÍMICAS DE QUE PARTICIPAM)

7.O que representa o modelo chave-fechadura para a ação de uma enzima?
A PROPRIEDADE DE ESPECIFICIDADE, OU SEJA, ELAS ATUAM SOMENTE NOS SUBSTRATOS QUE LHE SÃO ESPECÍFICAS, COMO UMA CHAVE QUE SÓ ABRE DETERIMNADA FECHADURA. POR EXEMPLO: A PTIALINA- AMILASE SALIVAR) ATUA SOMENTE SOBRE O AMIDO, FAZENDO INICIAR A DIGESTÃO DO ALIMENTO JÁ NA BOCA.

8.De que modo a temperatura afeta a ação das enzimas?E o pH?
PESQUISA

9.O que são vitaminas?
PESQUISA

10.Cite a vitamina e sua principal decorrência de avitaminose?
PESQUISA


Assunto:  ÁCIDOS NUCLÉICOS

1.Quais são os tipos de ácidos nucléicos e no que eles diferem?

DNA E RNA - DIFERENÇAS:

-  AÇÚCAR:  DNA - DESOXIRRIBOSE
                     RNA-  RIBOSE

- BASES: DNA- ADENINA/ TIMINA- CITOSINA/ GUANINA
                RNA-  ADENINA/ URACIL- CITOSINA/ GUANINA

- GRUPO FOSFATO: OS DOIS APRESENTAM

- FITAS: DNA- FITA DUPLA
               RNA- FITA SIMPLES
                      

2.Qual é a unidade básica das moléculas dos ácidos nucléicos e qual a sua composição química?
NUCLEOTÍDEOS: FOSFATO/ AÇÚCAR E BASES

3.Por meio do que ocorrem as ligações entre as bases nitrogenadas do DNA? Como os pares estão relacionados?
LIGAÇÕES POR PONTES DE HIDROGÊNIO
A-T/ C-G

4.Por que se diz que a duplicação do DNA é semiconservativa?
A FITA MOLDE  SE AUTO- DUPLICA E CONSTROE A SUA FITA COMPLEMENTAR

5.Quais são os três tipos básicos de RNA e quais são seus papéis na síntese de proteínas?
RNAm- LEVA A MENSAGEM DO DNA
RNAt- TRANSPORTA OS AMINOÁCIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DA MACROMOLÉCULA
RNAr- SÍNTESE DOS RIBOSSOMOS

6.O que é códon e anticódon?
TRINCAS DE BASES DO RNAt

7.Qual a relação existente entre as proteínas e o DNA?
O DNA CONTÉM OS  CÓDIGOS QUE IRÃO FORMAR AS DIVERSAS PROTEÍNAS

8.Em que região da célula ocorre a duplicação, a transcrição e a tradução, respectivamente?
- DUPLIAÇÃO E TRANSCRIÇÃO- NÚCLEO CELULAR
- TRADUÇÃO: CITOPLASMA COM O AUXÍLIO DOS RIBOSSOMOS

9- Duplique, transcreva e traduza a fita do DNA esquematizado abaixo:

DNA-      AAT    CCG    TTA    AAA    CCC    GCG

DNA-      TTA    GGC    AAT     TTT     GGG   CGC
RNAm-   UUA    GGC   AAU    UUU     GGG  CGC
RNAt-    AAU     CCG   UUA    AAA     CCC   GCG

10- Duplique, transcreva e traduza a fita do DNA esquematizado abaixo:

DNA-      TTT    TAC    ATA    CCC    TCC    CCT

DNA-      AAA   ATG    TAT     GGG    AGG   GGA
RNAm-   AAA   AUG   UAU    GGG    AGG    GGU
RNAt-     UUU   UAC   AUA     CCC    UCC    CCA



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