sexta-feira, 22 de março de 2013

1º ANOS: ATIVIDADES COMENTADAS/ ECOLOGIA



ATIVIDADE I- GLOSSÁRIO

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ATIVIDADE AVALIATIVA- GLOSSÁRIO DE BIOLOGIA
Professora: Gláucia Coelho- 1º ANO/2013
ALUNO:  ________________________________________________ Nº  ________   TURMA: ________

I- GLOSSÁRIO

ASSUNTO:  ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

1-       ABIÓTICO: COMPONENTE NÃO VIVO EM UM ECOSSISTEMA: AR/ÁGUA/SOLO/LUZ SOLAR/UMIDADE, ETC
2-       AQUECIMENTO GLOBAL: O AQUECIMENTO DA TERRA POR CAUSA DA INTENSIFICAÇÃO DO EFEITO ESTUFA
3-       BIOMA: OU ECOSSISTEMA OU SISTEMAS ECOLÓGICOS. EXEMPLOS: MATAS, FLORESTAS, OCEANOS, ETC
4-       BIOSFERA: TODA A REGIÃO DO PLANETA ONDE EXISTE VIDA
5-       BIÓTICO: FATORES COM VIDA NO MEIO AMBIENTE. TODOS OS SERES VIVOS
6-       CADEIA ALIMENTAR: SEQUÊNCIA DE SERES VIVOS ONDE UM SERVE DE ALIMENTO AO OUTRO, OU SEJA, HÁ PASSAGEM DE ENERGIA  E ALIMENTOS ENTRE ELES.
7-       CFC:  ABREVEATURA DE CLOROFLUORCARBONOS. GRUPO DE GASES QUE REAGE COM O 03 DA CAMADA DE OZÔNIO, DESTRUINDO-A.
8-       CHUVA ÁCIDA: FENÔMENO OCASIONADO PELA LIBERAÇÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA ( ÓXIDOS DE ENXOFRE E NITROGÊNIO) QUE REAGINDO COM O H2 AMOSFÉRICO, FORMA ÁCIDO E CAINDO COM A CHUVA PROVOCA DESTRUIÇÃO E QUEIMADURAS.
9-       CIANOBACTÉRIAS: ORGANISMOS UNICELULARES PROCARIONTES, FOTOSSINTÉTICOS, COM CLOROFILA E PIGMENTOS.
10-    CLOROFILA: PIGMENTO FOTOSSINTÉTICO
11-    COMUNIDADE: CONJUNTO DE SERES VIVOS  DE DETERMINADO LUGAR QUE MANTEM RELAÇÕES ENTRE SI.
12-    COMUNIDADE CLÍMAX: ESTÁGIO FINAL DE UMA SUCESSÃO ECOLÓGICA
13-    CONSUMIDOR: ORGANISMO QUE SE ALIMENTA DE PLANTA E OUTROS ORGANISMOS. PODE SER 1º/2º/3º, ETC.
14-    DECOMPOSITOR: SERES RESPONSÁVEIS PELA DECOMPOSIÇÃO DE TODA A MATÉRIA. EX: FUNGOS E BACTÉRIAS.
15-    ECOSSISTEMA: CONJUNTO FORMADO PELOS FATORES FÍSICOS E SERES VIVOS DO MEIO AMBIENTE E PELAS DIVERSAS INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE.
16-    EUTROFIZAÇÃO: DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO PROVOCADO PELO EXCESSO DE NUTRIENTES NA ÁGUA QUE LEVA À FALTA DE OXIGÊNIO E À MORTE DE VÁRIOS ORGANISMOS AQUÁTICOS. 
17- FITOPLÂNCTON: CAMADA DO PLÂNCTON FORMADA PELA ALGAS 
18-    FOTOSSÍNTESE: PROCESSO QUÍMICO EM HÁ PRODUÇÃO DE ENERGIA QUÍMICA A PARTIR DA ENERGIA FÍSICA E OCORRE NOS CLOROPLASTOS 
19-    HABITAT: LOCAL ONDE SE ENCONTRA DETERMINADO SER VIVO. 
20-    HERBÍVORO: ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM DE PLANTAS ( CONSUMIDORES PRIMÁRIOS) 
21-    LÍQUEN: ASSOCIAÇÃO HARMÔNICA ENTRE FUNGO E ALGA DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO MUTUALÍSTICA DE BENEFÍCIO MÚTUO. 
22-    MARÉ VERMELHA: FENÔMENO AMBIENTAL OCASIONADO PELA PROLIFERAÇÃO DE ALGAS VERMELHAS DO REINO PROTISTA, O QUE LEVA A UM DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL POR PROVOCAR A MORTE DOS DEMAIS SERES NO ECOSSISTEMA. 
23-    NICHO ECOLÓGICO: PAPEL QUE CADA SER DESEMPENHA NA NATUREZA ( PRODUTOR/CONSUMIDOR/DECOMPOSITOR) 
24-    ONÍVORO: ANIMAIS COM UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA ( SÃO TANTO HERBÍVOROS QUANTO CARNÍVOROS) 
25-    OZÔNIO: COMPOSTO QUÍMICO FORMADO POR 3 MOLÉCULAS DE 02 E QUE COMPOEM A CAMADA DE GÁS ATMOSFÉRICO, QUE PROTEJE A TERRA DOS RAIOS NOCIVOS DO SOL. 
26-    POPULAÇÃO: CONJUNTO DE INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE VIVENDO EM UM MESMO LOCAL. 
27-    PRODUTOR: OU AUTÓTROFO, PRODUZ SEU PRÓPRIO ALIMENTO, ATRAVÉS DO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE. 
28-    SUCESSÃO ECOLÓGICA: SEQUÊNCIA DE SERES VIVOS ONDE VAI HAVENDO UMA SUCESSÃO DE SERES DESTE A ESPÉCIE PIONEIRA ATE A INSTALAÇÃO DE UMA COMUNIDADE CLÍMAX. 
29-    TEIA ALIMENTAR: CONJUNTO DE VÁRIAS CADEIAS ALIMENTARES 
30-    ZOOPLÂNCTON: ANIMAIS QUE FORMAM O PLÂNCTON ( CAMADA SUPERFICIAL DAS ÁGUAS).

ATIVIDADE II-  EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À BIOLOGIA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ALUNO:  ________________________________________________ Nº  ________   TURMA: ________
Professora: Gláucia Coelho- 1º ANO/2013

GABARITO:

1- C
2- B
3- C
4- B
5- ( F )
    ( G )
    ( H )
    ( B )
    ( C )
    ( D )
    ( I  )
    ( A )
    ( E )

6- E
7-  02 E 04
8- C
9- A
10- C
11- B
12- E
13- E

ATIVIDADE III-  ECOLOGIA/ REVISÃO DE CADEIA ALIMENTAR

ATIVIDADE AVALIATIVA DE BIOLOGIA

PROFESSORA- GLÁUCIA MARIA COELHO

    NOME: __________________________________________Nº____ TURMA: ______


1- O diagrama a seguir representa uma teia alimentar:

PLANTA                      CARAMUJO          SABIÁ
                                                                                                 COBRA             DECOMPOSITOR
PULGÃO ( Inseto)               GRILO          PARDAL

A- Indique o produtor- PLANTA
B- Indique dois consumidores secundários: SABIÁ E GRILO
C- Qual o nível trófico do pardal: 4º NÍVEL TRÓFICO
D- que tipo de consumidor poderia ser a cobra? 3º E 4º ORDEM
E- Explique o que ocorreria com as populações de grilos e de sabiás se todas as cobras fossem eliminadas.:
SABIÁ IRIA AUMENTAR E A DE GRILOS DIMINUIR


2- Um ecossistema aquático apresenta os seguintes seres vivos:
a.        peixe carnívoro                      d - decompositores
b.        algas microscópicas              e - caramujo
c.        peixe herbívoro

Faça o esquema de uma teia, com as relações alimentares entre os seres vivos deste ecossistema.                                                                                      



3- Esquematize uma Cadeia alimentar entre grupos constituídos por bactérias e fungos, pássaros, vegetais e insetos, e explique o que aconteceria se o consumidor secundário dessa cadeia desaparecesse.

VEGETAIS----- INSETOS ----- PÁSSAROS--- BACTÉRIAS  E FUNGOS


OS CONSUMIDORES  2º SERIAM OS PASSAROS. SE ELES DESAPARECESSEM, HAVERIA UM  AUMENTO DO Nº DE INSETOS, CONSEQUENTEMENTE UMA REDUÇÃO DOS VEGETAIS.


4- O diagrama  abaixo é uma pirâmide de energia.                                 
a-       o que representa a largura de cada nível do diagrama?
 A QUANTIDADSE DE ENERGIA DISPONÍVEL EM CADA NÍVEL TRÓFICO

b-       Por que a largura de um nível não pode ser maior que a do nível abaixo dele?
 POR QUE A ENERGIA É PERDIDA EM CADA NÍVEL DA CADEIA ALIMEMENTAR.

 
5- Analise a teia alimentar a seguir e suponha que, nessa comunidade, foi introduzida uma espécie que se alimenta de pássaros.                            

PLANTAS --------- INSETOS ----------- ARANHAS

PÁSSAROS

a- a que nível trófico pertencerá essa nova espécie?  4º NÍVEL TRÓFICO
b- com a introdução dessa nova espécie na comunidade, o que poderá ocorrer com as populações de aranhas? Por quê?
A POPULAÇÃO DE ARANHAS AUMENTARÁ, PORQUE HAVERÁ UMA AUMENTO  NO NÚMERO DE INSETOS QUE SERVIRÃO DE ALIMENTO A ELAS.


6- Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?
DECOMPOR A MATÉRIA ORGÂNICA. FAZER UMA RECICLAGEM NO AMBIENTE.

7- Esquematize os ciclos da água, do carbono e do nitrogênio( use uma folha à parte)
PESQUISE OS DESENHOS EM SEU LIVRO



 CAROS  ALUNOS, LOGO MAIS POSTAREI AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO, OK?  CONFIRAM !!!

3 comentários:

  1. ..De acordo com a ATIVIDADE3(n°5)... A letra(a),não seria o 5°Nível trófico??
    Já que a:
    Planta-Produtor(1°níveltrófico)=>
    Insetos-C1(2°níveltrófico)=>
    Aranhas-C2(3°níveltrófico)=>
    Pássaros-C3(4°níveltrófico)=>
    PredadorX-C4(5°níveltrófico).

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    Respostas
    1. Ele é predador de pássaros e os pássaros estão no 3° nível trófico, eles se alimentam de insetos e não de aranhas

      *Eu entendi assim

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  2. ..De acordo com a ATIVIDADE3(n°5)... A letra(a),não seria o 5°Nível trófico??
    Já que a:
    Planta-Produtor(1°níveltrófico)=>
    Insetos-C1(2°níveltrófico)=>
    Aranhas-C2(3°níveltrófico)=>
    Pássaros-C3(4°níveltrófico)=>
    PredadorX-C4(5°níveltrófico).

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