quarta-feira, 23 de março de 2011

CBC/2011- 1 ANO: A ENERGIA DOS ALIMENTOS


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA- TEXTOS COMPLEMENTARES- CBC/2011- 1º ANO
PROFESSORA: Gláucia Coelho
BIOLOGIA E SAÚDE

I- Água e Sais Minerais
Cuidado com a desidratação
A desidratação é a perda excessiva de água e de sais minerais pelo organismo. Pode ocorrer por causa de diarréia provocada por bactérias, vírus ou vermes adquiridos quando da ingestão de água ou alimentos contaminados.
A diarréia aumenta o ritmo das evacuações e diminui a consistência das fezes, que podem sair na forma líquida. As diarréias leves param espontaneamente em muitos casos, mas é necessário repor a água e os sais minerais perdidos, bebendo muito líquido aos poucos e com frequência para evitar a desidratação.
Esse risco é maior entre crianças e idosos, que devem tomar também o sal de reidratação oral fornecido em postos de saúde. Na falta dele, pode-se usar o soro caseiro: em um copo de água limpa dissolvem-se uma pitada de sal e  duas colheres das de chá de açúcar.
Não se deve suspender a amamentação ou a alimentação. Crianças que já se alimentam de comida sólida podem comer alimentos bem amassados e macios, a menos que haja vômitos com frequência. Nesse caso, deve-se procurar assistência médica.
É importante consultar logo o médico se houver sinais de desidratação- olhos fundos e ressecados, boca seca, sede exagerada, perda de elasticidade da pele, sonolência ou em crianças, fontanela (moleira) afundada e choro sem lágrimas- se a diarréia for intensa ( com fezes aquosas várias vezes no intervalo de uma ou duas horas) ou durar mais de oito dias, se a criança não conseguir comer ou vomitar com frequência e se houver febre ou sangue nas fezes.  
II- Carboidratos

Arroz com feijão
Em geral, as proteínas dos vegetais são incompletas. Um determinado tipo de vegetal, por exemplo, pode não possuir todos os aminoácidos essenciais. Entretanto, uma dieta variada, com mistura adequada de diversos vegetais, inclusive de um cereal ( arroz) e uma leguminosa ( feijão), pode suprir a falta desses aminoácidos, uma vez que os cereais são ricos nos aminoácidos que faltam nas leguminosas e estas naqueles que faltam nos cereais.
A importância das fibras
Associada a outros polissacarídeos, a celulose forma as fibras vegetais. Embora o ser humano não seja capaz de digerir e aproveitar a celulose, as fibras são úteis na alimentação. Por absorverem água, amolecem as fezes e aumentam o seu volume, estumalando as contrações musculares do intestino. Assim, elas evitam a prisão de ventre e outros problemas intestinais.
Por isso é importante comer com regularidade alimentos ricos em fibras, como verduras ( couve, brócolis, etc...), frutas ( goiaba, maçã, manga, pera, laranja com bagaço, etc...) E legumes ( abóbora, cenoura, etc...).

III- Lipídeos:
O colesterol e os problemas cardiovasculares
O fígado é capaz de sintetizar  colesterol a partir de gorduras saturadas do alimento. Combinado a proteínas e ácidos graxos, esse colesterol é transportado para outros tecidos pelo sangue. Por isso uma dieta rica em gordura saturada ( alimentos de origem animal e alguns de origem vegetal, como o coco e o cacau) e em colesterol pode aumentar a taxa dessa substância no sangue e  levar a cúmulo de placas de gordura nas artérias. Estas vão ficando endurecidas e streitas, o que diminui o fornecimento de sangue aos órgãos; é o problema conhecido como aterosclerose.
Além disso, o excesso de gordura no sangue aumenta a probabilidade de formação de coágulos, que podem obstruir artérias importantes, como as que irrigam o coração. Nesse saco, porções maiores e menores do músculo cardíaco podem parar: é o infarto do miocárdio, que pode provocar a morte.

Cuidado com os esteróides anabolizantes
Os esteróides anabolizantes são produtos sintéticos semelhantes à testosterona usados em doses controladas no tratamento de certas doenças. Mas, por aumentarem a síntese de proteínas nos músculos, são também consumidos, sem acompanhamento médico, por pessoas que querem aumentar rapidamente a musculatura.
O perigo é que sem controle médico pode interromper o crescimento do adolescente, causar hepatite, danos aos rins, problemas no fígado, problemas de comportamento ( depressão, aumento da agressividade e irritabilidade), aumento da pressão arterial e do risco de ataque cardíaco. No homem pode provocar esterilidade e atrofia dos testículos. Na mulher pode desequilibrar o ciclo menstrual e desenvolver características masculinas, como a presença de pêlos na face.
Por isso, além de serem proibidos em competições esportivas, os esteróides anabolizantes, não devem ser usados sem indicação médica.
IV- Proteínas
As enzimas e as doenças hereditárias
Algumas pessoas nascem com um gene que não comanda a produção de certas enzimas e, por isso, podem ter problemas de saúde.
Certas pessoas ( 1 em cada 25 mil, aproximadamente) não produzem a enzima que transforma a fenilalanina, encontrada nas proteínas ingeridas com o alimento, em tirosina. Sem essa enzima, a fenilalanina atinge uma concentração alta no sangue e provoca lesões no cérebro.
Os recém-nascidos devem ser submetidos a um exame de sangue para diagnosticar essa doença. Se o resultado for positivo, eles deverão ter uma dieta com apenas a quantidade mínima de fenilalanina e evitar adoçantes à base de aspartame, fabricados com fenilalanina.
* vitaminas
As moléculas da vida
Ciências biológicas e biomédicas, agronomia, biotercnologia, enfermagem, engenharia ambiental e de alimentos, química, farmácia. Medicina, nutrição... O conhecimento das substâncias químicas dos organismos é fundamental para uma série de atividades profissionais. Mas, independentemente da carreira seguida, esse conhecimento ajuda a formar cidadãos bem informados e capazes de participar de decisões que afetam toda a coletividade.
 Vitaminas em comprimidos ou nos alimentos?
Alguns estudos indicam que algumas vitaminas, como a (c) e a (e), e o betacaroteno protegem o organismo contra os radicais livres, átomos ou moléculas com elétrons livres, muito reativos, produzidos naturalmente em nosso organismo ou adquiridos do ambiente, que podem oxidar e danificar as células.
Por isso, surgiu a ideia de que seria vantajoso complementar a alimentação com comprimidos concentrados dessas vitaminas. No entanto, pra os cientistas são necessários mais estudos para comprovar essa ação e afastar o risco de efeitos colaterais prejudiciais que podem aparecer a longo prazo, resultantes da ingestão de doses altas de vitaminas.
Em princípio, todas as vitaminas de que precisamos podem ser obtidas em quantidades suficiente com uma alimentação equilibrada. Para certas pessoas, porém, um médico pode indicar doses adicionais. Por exemplo, o consumo de suplementos de ácido fólico durante a gravidez é capaz de prevenir malformações no cérebro e na medula do feto.
Exceto em casos específicos, a maioria dos cientistas pensa que não se deve tomar doses altas de vitaminas na forma de suplementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário