sábado, 28 de setembro de 2013

1º e 2º ANOS: PORTIFÓLIO - 4º BIM/2013



PORTFÓLIO: 4º BIM./2013

ASSUNTO: DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

* FIQUEM ATENTOS ÀS REPORTAGENS DA SEMANA

 

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

 


Conscientização

 

Dia Nacional de Doação de Órgãos: único doador pode salvar até dez pessoas

Mesmo com baixo potencial de doadores, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de Saúde.

Nesta sexta-feira (27) comemora-se o Dia Nacional de Órgãos e Tecidos.

De cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Ainda assim o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de Saúde. O resultado positivo é devido, principalmente, a três fatores:
1. O programa nacional de transplantes tem organização exemplar. Cada Estado tem uma Central de Notificação, Captação e distribuição de Órgãos que coordena a captação e a alocação dos dos órgãos, baseada na fila única, estadual ou regional.
2. Para realizar transplante é necessário credenciamento de equipe no Ministério da Saúde. A maioria destas equipes é liderada por médico com especialização no exterior, obtido graças ao investimento público na formação de profissionais em terapia de alta complexidade.
3. Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente à sociedade produtiva.
Caminhada no Parque Municipal divulga Semana Nacional de Doação de Órgãos

Durante toda a manhã, médicos e profissionais de saúde vão esclarecer dúvidas sobre doação de órgãos, além de oferecer consultas gratuitas sobre problemas de pressão arterial, nutrição e glicose

PUBLICADO EM 27/09/13 - 18h08
Lucas Simões

Em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza hoje a quarta edição da “Caminhantes – Caminhada pelos Transplantes”, no Parque Municipal, das 8h às 11h.


Pacientes que aguardam um transplante e transplantados que foram submetidos a cirurgias com sucesso farão uma caminhada simbólica de quase 1 km, partindo do Teatro Francisco Nunes até a área dos brinquedos do parque.
Durante toda a manhã, médicos e profissionais de saúde vão esclarecer dúvidas sobre doação de órgãos, distribuindo folhetos informativos, além de oferecer consultas gratuitas sobre problemas de pressão arterial, nutrição e glicose.
A programação ainda vai contar com apresentações culturais do grupo de percussão da Fiat, do grupo infantil de sarandeiros do Colégio Santo Agostinho, da banda de MPB Caras e Coroas e de um contorcionista.
Conscientização. Malvina Duarte, enfermeira do Hospital das Clínicas, explica que a caminhada tem o objetivo de informar a população. “A sociedade vai ver como os pacientes transplantados estão bem e poderá entender a necessidade de aumentarmos as doações. A maioria dos transplantados vive muito bem, até melhor do que antes”. (LS)
Para o coordenador de transplantes de medula do Hospital das Clínicas, Gustavo Machado, a ação é de conscientização. “Queremos que as pessoas comuns entendam melhor a necessidade de doação”.

Quem diria?

"Viral do bem" de Chiquinho Scarpa chama atenção para doação de órgãos 

Enterro de um carro milionário não passou de uma pegadinha e atingiu o objetivo de conclamar a população brasileira a repensar o processo 'post mortem'


Chiquinho Scarpa em lançamento da Semana Nacional de Doação de Órgãos, que vai de 23 a 29 de setembro
Empresário postou fotos durante a semana anunciando que enterraria seu carro que custa em torno de R$1,5 milhão
·         Chiquinho Scarpa faz enterro simbólico de um Bentley para alertar sobre doação de órgãos
PUBLICADO EM 20/09/13 - 16h51

A intenção era sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos, mas ninguém sabia disso quando Chiquinho Scarpa anunciou que enterraria, em seu jardim, seu bem mais precioso e querido, um Bentley no valor de R$ 1, 5 milhão. Chuva de críticas.
A notícia se espalhou e o viral foi revelado em sua benfeitoria quando, durante o enterro nesta sexta-feira, com direito a coletiva de imprensa, a verdade veio à tona e todos enfim se deram conta de que todo o alvoroço em torno de um enterro inimaginável era, na verdade, por uma causa nobre.
A ação de marketing estruturada pela agência Leo Burnett Tailor Made surtiu o efeito desejado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), que divulga a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que se inicia nesta segunda-feira, 23/9 e segue até o próximo domingo, dia 29.
Doação de Órgãos
Segundo a associação, atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada dez pessoas abordadas, quatro se negam a doar os órgãos de seus familiares.
Um trabalho consistente junto ao Ministério da Saúde segue sendo realizado para mudar esse quadro. Até junho de 2013, o país teve 1.273 doadores de órgãos. Com esta marca, o Brasil ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes. Porém, os números de doadores efetivos, por milhão de população, ainda são muito baixos em relação a outros países. Para se ter ideia, em 2011 o número chegou a 10,7, enquanto a Espanha, o melhor país em doação de órgãos, atingiu 35,3, seguidos por Croácia 35,0; Bélgica 29,3; Portugal 28,5; e EUA 26,0.
A maior lista de espera é por um rim: 20 mil pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (6 mil). Em seguida, vem fígado, com 1.300 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 200 e 170 respectivamente. .
Os interessados em se tornarem doadores podem conferir mais informações no site oficial da ABTO.

domingo, 22 de setembro de 2013

2º ANOS: COMPLEMENTAÇÃO DO PORTIFÓLIO/2013

PROGRAMA MAIS MÉDICOS




G1-AL- 15/09/2013 20h33 - Atualizado em 15/09/2013 20h49

Sinmed de Alagoas diz que médicos estrangeiros são risco à população

- Sindicato questiona a formação dos médicos e diz que eles são 'escravos'.
 - Ministério da Saúde rebate e diz que tudo foi feito dentro da regularidade.

Rivângela Gomes Do G1 AL
 
 
Mais uma vez o Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL) se manifestou contrário à vinda dos médicos estrangeiros para o Brasil por meio do programa 'Mais Médicos', do governo federal.

Segundo o presidente do Sindicato, Wellington Galvão, a vinda desses profissionais é arbitrária, uma vez que não há nada que comprove que essas pessoas têm realmente formação médica, bem como porque o problema da saúde do país não se restringe à falta de profissionais e sim à ausência de condições de trabalho para a categoria.

Em coluna publicada neste domingo (15) em um grande jornal de circulação de Alagoas, o Sinmed afirmou que os profissionais estrangeiros são “mercenários” e “escravos”. “Eles estão vindo para o Brasil em troca de comida e moradia. O dinheiro que vamos pagar não vai ser entregue a essas pessoas e sim ao governo do país deles. Isso é um trabalho escravo. E se eles aceitam é porque são mercenários”, afirmou Galvão à reportagem do G1.

“Além disso, há dois meses eu estive em um congresso com representantes de entidades médicas da Venezuela e da Bolívia [países que já receberam profissionais estrangeiros], que expuseram a falta de certeza quanto à formação médica de algumas dessas pessoas. Não sabemos a qualidade deles", expôs.

O presidente do sindicato disse ainda que a vinda desses profissionais representa um risco para a população brasileira. “Não somos contra a vinda de profissionais estrangeiros, somos contra a forma como eles estão sendo trazidos, sem fazer a prova de revalidação do diploma. Durante o treinamento pelo qual eles passaram, ficou claro que muito deles sequer conhecem as drogas mais utilizadas no país, muito menos as doenças que existem aqui. Temo pela população carente porque quem vai se responsabilizar pelo danos posteriormente?”, indagou ele.

Ao todo, 19 médicos, dos 21 que vão atuar em Alagoas, já estão no estado, 15 deles desembarcaram em Maceió na manhã deste domingo. Os dois últimos profissionais devem chegar até esta segunda-feira (16), segundo o Ministério da Saúde (MS). Eles passaram por um treinamento onde puderam conhecer as doenças que são mais frequentes no Brasil e também praticar o português.

Entre os dias 17 a 19, os profissionais passarão por um período de acolhimento e serão apresentados aos indicadores de saúde do estado, perfil epidemiológico, especificidades regionais de saúde, entre outros pontos relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) alagoano.

De acordo com Galvão, o treinamento dado aos profissionais não é suficiente. “Em vinte dias não se faz um médico, nem em dois ou três meses. Esse projeto é um desrespeito à população e à classe médica", destaca.


Ministério da Saúde
De acordo com a apoiadora do Ministério da Saúde Sônia Moura, que tem acompanhado os profissionais estrangeiros em Alagoas, todos os médicos entregaram a documentação necessária, inclusive os diplomas que atestam que eles concluíram o curso de medicina e que possuem especialização em medicina familiar.

“Levaremos essa documentação na próxima terça-feira, na companhia de um advogado da União, ao CRM [Conselho Regional de Medicina] para que o órgão emita a autorização provisória. Os médicos não poderão clinicar sem esse registro. Se houver alguma irregularidade, o Conselho dirá, mas nós já conferimos e todos os documentos estão regulares”, explica.

Sobre a afirmação de que os profissionais podem representar um risco à população, a apoiadora do MS informou que os médicos passaram por um treinamento inicial de 120 horas e que, ao final, foram submetidos a uma prova. “Além disso, durante os três anos eles terão acompanhamento constante da Universidade Federal de Pernambuco e participarão de uma capacitação de um dia a cada quatro trabalhados, justamente para que haja cada vez mais um estreitamento entre esses médicos e a população”, completa Sônia.
A representante disse que existe um termo de cooperação técnica entre os países e que a contratação foi feita dentro da regularidade, inclusive por meio de lei e decreto que dão legitimidade ao ato. Já com relação à afirmação de que os médicos estrangeiros são escravos e mercenários, ela disse que todos vão receber uma bolsa que os compensará pelo serviço prestado no Brasil.

“O governo brasileiro repassará o dinheiro para o governo cubano, que, por sua vez, transferirá entre 40% a 50% diretamente aos médicos. Além disso, os profissionais terão moradia e alimentação e os familiares deles serão assistidos pelo governo local”, completou ela.

 

1º ANOS: CÉLULAS-TRONCO- COMPLEMENTO DO PORTFÓLIO/2013


Células-tronco: Entenda o que são e para que servem as células-tronco


 As células-tronco podem ser obtidas de embriões ou de tecidos maduros de crianças ou adultos. Entretanto, as embrionárias têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo. Por essa razão, chamam mais a atenção dos pesquisadores, que as consideram como coringas.

Por coringa enteda-se a capacidade de contribuir para o tratamento de doenças degenerativas, como o mal de Parkinson, derrames, infartos e câncer, entre outras.

Mas a retirada de células-tronco acaba destruindo os embriões, o que tem provocado reações contrárias de diversos segmentos da sociedade mundial. Grupos religiosos e outros setores sociais engajados na luta antiaborto não aceitam a destruição dos embriões.

Para aumentar ainda mais a polêmica, a obtenção de células-tronco embrionárias pode ser feita a partir de outra altenativa não menos controversa: a clonagem humana.

Segundo os cientistas, seriam usados apenas embriões descartados pelas clínicas de fertilização e que, mesmo se implantados no útero de uma mulher, dificilmente resultariam em uma gravidez. Ou seja, embriões que provavelmente nunca se desenvolverão.

No Brasil, a Lei de Biossegurança, aprovada em 1995, proíbe as pesquisas com embriões humanos, o que acaba incluindo a clonagem reprodutiva e terapêutica, além da manipulação com células-tronco. Uma nova proposta, que tramita no Congresso Nacional pode mudar esse quadro.

Porém, a polêmica entre religiosos e cientistas também está presente no Legislativo brasileiro. Diversos países já permitem esse tipo de pesquisa.



NOTÍCIAS SOBRE CÉLULAS-TRONCO- GOOGLE

CRONOGRAMA E CONTEÚDOS DAS BIMESTRAIS- 3º BIM./2013

 CONTEÚDO: PROVA BIMESTRAL

1ºANOS: CITOLOGIA

-  MEMBRANA CELULAR E ORGANELAS
-  METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR
-  SÍNTESE PROTÉICAS
- ASSUNTO RELACIONADO AO PORTFÓLIO: CÉLULAS-TRONCO


CONTEÚDO: PROVA BIMESTRAL

2ºANOS: OS REINOS DE SERES VIVOS:
- REINO VEGETAL ( caract. gerais)
- REINO ANIMAL ( INVERTEBRADOS)
- CARACTERÍSTICAS EMBRIONÁRIAS DOS ANIMAIS
- ASSUNTO RELACIONADO AO PORTFÓLIO: IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS




Escola Estadual Professor Morais - Ensino Médio
                    TURNO DA MANHÃ
CRONOGRAMA PARA O 3O Bimestre de 2013

                      
1º Ano
        (A, B e C)
2º Ano
    (A, B, C e D)
3º Ano
 (A, B, C, D, E  e F)
2ª Feira
23/09
Matemática
Filosofia
Matemática
Filosofia
Biologia
Filosofia
3ª Feira
24/09
Física
Inglês
História
Física
Física
Sociologia
4ª Feira
25/09

História
Sociologia
Português
Química
Sociologia
Geografia
Química
5ª Feira
26/09
Biologia
Educação Física
Biologia
Inglês
Português
Inglês

6ª Feira
27/09
Geografia
Química
Português
Educação Física
Matemática
Educação Física


Segunda chamada: 30/09, 01 e 02/10.



HORÁRIO DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO

HORA
03/10– quinta-feira
04/10– sexta-feira

De 7h as 9h
Português
História
Física
Inglês
Sociologia
Biologia
INTERVALO

De 9h30m. as 11h30m.

Matemática
Química

Filosofia
Educação Física
Geografia


1º ANOS: CITOLOGIA- MEMBRANA E ORGANELAS CELULARES- 3º BIM./2013

CITOLOGIA

Trabalhos realizados pelos alunos da Escola

Célula Eucariota Animal

Célula Eucariota Vegetal

Célula Procariota




E.E.PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA – 3º BIMESTRE/2013
PROFESSORA: Gláucia Coelho


ATIVIDADE COMENTADAS: CITOLOGIA E ORGANELAS CELULARES

CÉLULA EUCARIOTA ANIMAL

Celula animal
A palavra célula foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke(1635-1703). Com um microscópio muito simples ele observou pedaços de cortiça, e ele percebeu que ela era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células.
Célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos.Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais.
  • Célula Animal (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos)


Metabolismo -Orgânulos:
  1. Nucléolo: armazena carga genética
  2. Núcleo celular: cromossomos do DNA
  3. Ribossomos: faz a síntese de Proteínas
  4. Vesículas
  5. Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER): transporte de proteínas ( há ribossomos grudados nele )
  6. Complexo de Golgi armazena e libera as proteínas
  7. Microtúbulos
  8. Retículo Endoplasmático Liso: transporte de proteínas
  9. Mitocôndrias Respiração
  10. Vacúolo: existem em celula animal,porém são muito maiores na celula vegetal,serve como reserva energética
  11. Citoplasma
  12. Lisossomas: digestão
  13. Centríolos: divisão celular

 A célula vegetal
A célula vegetal é semelhante à célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: Componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

CÉLULA EUCARIOTA VEGETAL


     FUNÇÃO:  A MAIORIA DA ORGANELAS: CONFERIR FUNÇÕES NA CÉLULA ANIMAL

4- PROTEGER A CÉLULA
7- RELACIONADO À QUESTÃO HÍDRICA NA CÉLULA
9- FOTOSSÍNTESE

CÉLULA PROCARIOTA- BACTERIANA






FUNÇÃO:

1- PAREDE CELULAR- PROTEÇÃO
2- CÁPSULA- PROTEÇÃO
3- MEMBRANA CELULAR: TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS E DELIMITAR A CÉLULA
4- NÚCLEO: GUARDAR O MATERIAL GENÉTICO
5- RIBOSSOMOS- SÍNTESE PROTÉICA
6- PELOS
7- FLAGELO

MEMBRANA CELULAR



 NOMES:                                                                                               
1- LIPÍDEOS
2- LIPÍDEOS
3- PROTEÍNAS
4- GLICOCÁLIX

NÚCLEO CELULAR



1º ANOS: METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR- 3º BIM./2013



AS PLANTAS SE ALIMENTAM?


“Mas é claro que sim!”- certamente você pensou nisso ! E você pensou certo. Mas como uma planta se alimenta? Você já viu, na hora do almoço, uma mangueira pedir licença e “traçar” um bife com fritas ? Se viu, me conta!!!
Claro que não viu ! Então, como os vegetais fazem para se alimentar ? Você sabe ? Então, vamos entender melhor esse processo.
Se, por acaso, já passou pela sua cabeça a palavra Fotossíntese, você está no caminho certo!!! As plantas são diferentes dos animais, porque elas produzem o seu próprio alimento por meio de um processo chamado de Fotossíntese. Por essa razão, as plantas são denominadas de Autotróficas ( capazes de fabricar o seu alimento) e os animais são os Heterotróficos ( se alimentam de outros seres vivos).
A palavra Fotossíntese quer dizer : foto = luz e síntese = fabricar, fazer,… Assim, as plantas obtêm o seu alimento com o auxílio da luz do Sol. As plantas, algas e algumas bactérias absorvem a energia da luz do Sol. Esses organismos têm um pigmento que dá a cor verde a eles. Esse pigmento é chamado de Clorofila.
Com o auxílio da energia do Sol e com a absorção de água, sais minerais e gás carbônico ou dióxido de carbono ( CO2); os organismos clorofilados  produzem um tipo de açúcar (glicose) que é o seu alimento. O outro produto, o oxigênio, é liberado para o ar.

Graças a esse processo as plantas tornaram o nosso planeta habitável. Quer dizer: com a atmosfera cheia de Oxigênio (O2) livre para nós respirarmos. Além de absorver o perigoso Dióxido de Carbono, que hoje em dia está aquecendo o nosso planeta. O Homem está produzindo muito CO2, quando queima os combustíveis fósseis. O Dióxido de Carbono produz uma camada ( tipo um cobertor) que não deixa o calor sair. Produzindo o efeito estufa e aquecendo a Terra. Por isso, devemos plantar árvores e não deixarmos desmatar mais coisas.
O Planeta agradece !!!


 ATIVIDADE COMENTADA
 

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho

Instruções: Atividade em dupla e deverá ser feita na própria folha
 
ASSUNTO: METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR-  PARTE I

-          ESQUEMATIZE OS PROCESSOS:

FOTOSSÍNTESE: CO2  +  H2O ______ C6H1206   +   02

RESPIRAÇÃO CELULAR:  C6H1206  + 02 ________ C02 + H20 + ATP


1- Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. No segundo caso, reescreva a afirmação em sua forma correta:
a- (   F    )   Na respiração celular acontece a combustão(queima) da glicose, liberando O2.
HÁ LIBERAÇÃO É DE GÁS CARBÔNICO
b- (   F    ) A glicose contêm  carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
A GLICOSE CONTEM: C6H12O6
c- (   V    ) Na respiração é liberado CO2, assim como na  Fotossíntese há liberação de  O2
d- (    F    ) Na respiração formam-se C6H12O6 + CO2.
FORMA-SE: CO2 + H20 + ATP

2- Os cromossomos que estão numa célula de sua pele tem o mesmo número  que os da  célula muscular de seu colega? Explique.
SIM, POIS TODAS AS NOSSAS CÉLULAS SOMÁTICAS, APRESENTAM O TOTAL DE CROMOSSOMOS DA NOSSA ESPÉCIE, OU SEJA, 46 CROMOSSOMOS.
* SOMENTE EM CASOS DE SÍNDROMES É QUE HAVERÁ ALTERAÇÃO NESSE NÚMERO DE CROMOSSOMOS

3- Mus musculus, Rattus novergicus e Macaca mullata produzem gametas com 20, 21 e 24 cromossomos, respectivamente. Uma célula somática (2n) desses animais conterá, respectivamente, quantos cromossomos?

40, 42 E 48 CROMOSSOMOS, RESPECTIVAMENTE.


4- A respeito dos processos Fotossíntese e Respiração Celular, responda:
a- a função da clorofila na síntese de glicose: _CAPTAR A LUZ SOLAR_
b- a origem do O2 desprendido na Fotossíntese: VEM DA H20 PELO FENÔMENO DA FOTÓLISE DA H20
c- a importância do CO2 para os seres clorofilados: _PARTICIPAR DA FOTOSSÍNTESE_

5-  No século XVIII, foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.
a- Por que o camundongo morria no primeiro experimento?
PELA FALTA OXIGÊNIO E EXCESSO DO C02.

b- que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo?
FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR

c- quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
CLOROPLASTOS E MITOCÔNDRIAS_




ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho

 
ASSUNTO: CITOLOGIA-  PARTE II- PESQUISA


1-Esquematize as células através de desenhos:
CÉLULAS
DESENHO
FUNÇÃO
CÉL. MUSCULARES


PROCURAR EM LIVROS

CONTRAÇÃO E DISTENÇÃO
CÉLULAS NERVOSAS
NEURÔNIO
TRANSMISSÃO DE ESTÍMULOS
( IMPULSOS NERVOSOS)
GLÓBULOS BRANCOS
OBSERVAR EM LIVROS QUE EXISTEM 5 GRUPOS
DEFESA; PRODUTOR DE ANTICORPOS
GLÓBULOS VERMELHOS


OBSERVAR A AUSÊNCIA DE NÚCLEO

TRANSPORTES DE GASES, PRINCIPALMENTE O OXIGÊNIO
PLAQUETAS
FRAGMENTOS CELULARES
COAGULAÇÃO SANGUÍNEA



2- Procure o significado das palavras:
A- heterofagia: _HETERO/FAGIA: DIFERENTE/COMER (INGESTÃO DE PARTES DIFERENTES DA CÉLULA COM O OBJETIVO DE LIMPEZA CELULAR
B- autofagia: AUTO/FAGIA: A PRÓPRIA CÉLULA/COMER ( A CÉLULA COMENDO PARTES DE SI MESMA, COM OBJETIVOS DIVERSOS: LIMPEZA OU DESTRUIÇÃO CELULAR)
C- autólise: AUTO/LISE: PRÓPRIA CÉLULA/MORTE( MORTE CELULAR)
D- cloroplasto: CLORO/PLASTO: CLOROFILA/BOLSA ( LOCAL DA FOTOSSÍNTESE POR ARMAZENAR A CLOROFILA)
E- cromoplasto: CROMO/PLASTO: COLORIDO/BOLSA ( ARMAZENA OUTROS PIGMENTOS VEGETAIS)
F- leucoplasto: LEUCO/PLASTO: INCOLOR/BOLSA ( BOLSAS QUE ARMAZENAM OUTRAS SUBSTÂNCIAS NO CITOPLASMA CELULAR COMO: AMIDO ( AMILOPLASTO)


3- As células epiteliais que revestem internemente a traquéia apresentam cílios em sua superfície. Sabe-se que, em fumantes, ocorre a destruição dessas células ciliadas, que são substituídas por células desprovidas de cílios. Esse fato relaciona-se com o aumento de infecções no sistema respiratório dos fumantes.
A- que organela celular participa da formação dos cílios e em que organismos, além do ser humano, os cílios estão presentes?
- ORGANELA: CENTRÍOLOS ( PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE CÍLIOS E FLAGELOS)
- OS CÍLIOS ESTÃO PRESENTES TAMBÉM NOS PROTOZOÁRIOS COMO O PARAMECIUM E O BALATIDIUM COLI COM FUNÇÃO DE AUXILIAR NA LOCOMOÇÃO DESSES INDIVÍDUOS, VISTO QUE ELES VIVEM NA ÁGUA.
B- conhecendo as consequências da destruição das células ciliadas da traquéia em fumantes, diga qual é a função dos cílios no organismo humano.
ESPECIFICAMENTE NESTE EXEMPLO A FUNÇÃO DOS CÍLIOS É, AO LONGO DO TUBO RESPIRATÓRIO, FILTRAR E PURIFICAR O AR ATÉ OS PULMÕES.
C- cite uma função distinta dos cílios, em outro tipo de célula.
NOS  PROTOZOÁRIOS, LOCOMOÇÃO

4- Certas células do pâncreas, chamadas de células beta, produzem o hormônio insulina, que controla  a taxa de açúcar no sangue. A insulina é uma proteína, secretada por essas células diretamente no sangue.
Que organelas certamente são abundantes no citoplasma dessas células pancreáticas? Justifique.
- RIBOSSOMOS: POR SINTETIZAR A PROTEÍNA INSULINA
- RER: TAMBÉM POR AUXILIAR NA SÍNTESE PROTÉICA
- COMPLEXO DE GOLGI: PELO ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS

5- Para os seres vivos citados abaixo, MARQUE aqueles que realizam apenas fotossíntese, aqueles que realizam apenas respiração aeróbia, e os que são capazes de realizar os dois processos.
Cianobactéria                   cogumelo                     gafanhoto                   morangueiro                     vírus da gripe
FOTOS./RESP.              RESPIRAÇÃO             RESPIRAÇÃO           FOTOS./RESPIR.                       -------

6- Responda às questões abaixo, relacionando-as com a respiração aeróbia.
A-quais são as organelas responsáveis pela  fotossíntese e respiração celular?
CLOROPLASTO E MITOCÔNDRIAS
B- qual é o destino do oxigênio que inalamos do ar?   CHEGAR AOS ALVÉOLOS PULMONARES PARA OCORRER A HEMATOSE
C- de onde vem o gás carbônico que eliminamos na expiração?
VEM DA QUEBRA DA MOLÉCULA DA GLICOSE DURANTE O PROC. DA RESPIRAÇÃO CELULAR.

7- Considere 3 tipos de células do corpo de um homem adulto: células epidérmicas, células do tecido adiposo e espermatozóides.
A- em qual dessas células espera-se encontrar maior consumo de ATP? Que tipo de organela citoplasmática essa célula terá em maior número do que as demais?
OS ESPERMATOZÓIDES, POR  NECESSITAREM DE GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA PARA SUA LOCOMOÇÃO E PORTANTO, APRESENTAM UM NÚMERO GRANDE DE MITOCÔNDRIAS.
B- qual das 3 células excretará mais gás carbônico?
ESPERMATOZÓIDES, POR APRESENTAREM MUITAS MITOCÔNDRIAS, HÁ MUITA RESPIRAÇÃO CELULAR E COMO PRODUTO MUITA LIBERAÇÃO DE C02.

 


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho

 
ASSUNTO: ÁCIDOS NUCLÉICOS E  SÍNTESE PROTÉICA-  PARTE III

1- O que são ácidos nucléicos? Como atuam na síntese protéica?
SAÕ COMPOSTOS QUÍMICOS FORMADOS POR: BASES NITROGENADAS/ AÇÚCAR E FOSFATO
COMANDAM NA SÍNTESE PROTÉICA E JUNTAMENTE COM OS RIBOSSOMOS SINTETIZAM AS PROTEÍNAS. 

2- Cite as diferenças entre DNA e RNA:
DNA- DUPLA FITA ( DUPLA HÉLICE)/ AÇÚCAR: DESOXIRRIBOSE/ BASES: TIMINA-ADENINA; CITOSINA-GUANINA
RNA- FITA SIMPLES/ AÇÚCAR: RIBOSE/ BASES: ADENINA-URACIL; CITOSINA-GUANINA

3- A análise química em amostras de cinco lâminas com ácidos nucléicos apresentou os seguintes resultados:
1ª lâmina: ribose    /   2º lâmina: uracila /  3ª lâmina: dupla hélice / 4ª lâmina: timina/ 5ª lâmina: 15% de guanina e 25% de citosina.
a-       entre essas lâminas, qual se refere ao DNA? Justifique.
A 3ª LÂMINA- DUPLA HÉLICE
4ª LÂMINA- POR POSSUIR A TIMINA
b-       Justifique o resultado obtido com a 5ª lâmina.
A 5ª LÂMINA SE REFER AO RNA, POIS AS BASES NÃO SÃO COMPLEMENTARES. SE FOSSE DNA, TERIA A MESMA PROPORÇÃO DE BASES ( CITOSINA E GUANINA TERIAM A MESMA %), PORQUE UMA FITA COMPLEMENTA A OUTRA.

4- Durante a síntese de proteínas, a transcrição de uma molécula de DNA originou um RNA mensageiro com os códons AAUGUCUUU que codificaram, respectivamente, aspargina, valina e fenilalanina. Responda:
a         qual a seqüência de nucleotídeos em ambas as hélices do DNA?
b         Quais os anticódons presentes nos RNAt?

A-      DNA             TTA       CAG       AAA
          DNA             AAT       GTC       TTT
          RNAm           AAU      GUC      UUU
B-      RNAt             UUA      CAG      AAA









5- O que significa DUPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO da fita de DNA?
- DUPLICAÇÃO: A FITA MOLDE DO DNA, FORMANDO SUA FITA COMPLEMENTAR- PROCESSO QUE OCORRE NO NÚCLEO
- TRANSCRIÇÃO: DNA FORMANDO A MOLÉCULA DE RNA- OCORRE NO NÚCLEO
- TRADUÇÃO: RNAm E RNAt SE ASSOCIAM PARA A FORMAÇÃO DA PROTEÍNA, COM O AUXÍLIO DOS RIBOSSOMOS- OCORRE NO CITOPLASMA CELULAR

6- As moléculas de DNA formam, pelo menos, três tipos diferentes de RNA, cujas funções são de grande importância para a célula viva. Quais são eles e que papel desempenham no metabolismo celular?

RNAm- CONDUZ UMA MENSAGEM ENVIADA PELO DNA AOS RIBOSSOMOS PARA  CODIFICAR  UMA PROTEÍNA
RNAt-   TRANSPORTA AMINOÁCIDOS PARA AUXILAR NA SÍNTESE PROTÉICA
RNAr- FORMADOS NO NÚCLÉOLO IRÃO COMPOR OS RIBOSSOMOS QUE FINALIZARÃO A SÍNTESE PROTÉICA.


7- O código genético está todo decifrado, isto é, sabe-se quais trincas de bases no DNA correspondem a quais aminoácidos nas proteínas que se formarão.
SEQUÊNCIA DO DNA
AMINOÁCIDO
AGA
SERINA
CAA
VALINA
AAA
FENILALANINA
CCG
GLICINA
AAT
LEUCINA
GAA
LEUCINA
De acordo com a tabela, responda:
a         se um RNAm tem seqüência de trincas UUA UUU CUU GUU UCU GGC, qual será a seqüência dos aminoácidos no polipeptídeo correspondente?

b         Quais são os anticódons de leucina?
A-    DNA               AAT      AAA       GAA       CAA       AGA       CCG          
         RNAm           UUA      UUU       CUU       GUU      UCU        GGC
B-     RNAt             AAU                      GAA              
CONTINUÇÃO DA LETRA A- AMINOÁCIDOS: AAT- LEUCINA// AAA FENILALANINA// GAA- LEUCINA/ CAA- VALINA// AGA- SERINA// CCG- GLICINA
8- Esquematize um nucleotídeo para o DNA e RNA.

OS NUCLEOTÍDEOS SÃO  AS MENORES ESTRUTURAS QUE FORMARÃO O DNA E O RNA.
SÃO CONSTITUÍDOS DE: UM GRUPO FOSFATO, UM AÇÚCAR (DESOXIRRIBOSE-DNA OU RIBOSE-RNA) E BASES NITROGENADAS: ADENINA-TIMINA/ CITOSINA-GUANINA= DNA// ADENINA-URACIL/ CITOSINA-GUANINA=RNA.