domingo, 24 de abril de 2011

TEXTOS COMPLEMENTARES- 1º E 2º ANOS- CBC/2011

AS PLANTAS SE ALIMENTAM?

“Mas é claro que sim!”- certamente você pensou nisso ! E você pensou certo. Mas como uma planta se alimenta? Você já viu, na hora do almoço, uma mangueira pedir licença e “traçar” um bife com fritas ? Se viu, me conta!!!
Claro que não viu ! Então, como os vegetais fazem para se alimentar ? Você sabe ? Então, vamos entender melhor esse processo.
Se, por acaso, já passou pela sua cabeça a palavra Fotossíntese, você está no caminho certo!!! As plantas são diferentes dos animais, porque elas produzem o seu próprio alimento por meio de um processo chamado de Fotossíntese. Por essa razão, as plantas são denominadas de Autotróficas ( capazes de fabricar o seu alimento) e os animais são os Heterotróficos ( se alimentam de outros seres vivos).
A palavra Fotossíntese quer dizer : foto = luz e síntese = fabricar, fazer,… Assim, as plantas obtêm o seu alimento com o auxílio da luz do Sol. As plantas, algas e algumas bactérias absorvem a energia da luz do Sol. Esses organismos têm um pigmento que dá a cor verde a eles. Esse pigmento é chamado de Clorofila.
Com o auxílio da energia do Sol e com a absorção de água, sais minerais e gás carbônico ou dióxido de carbono ( CO2); os organismos clorofilados produzem um tipo de açúcar (glicose) que é o seu alimento. O outro produto, o oxigênio, é liberado para o ar.
Graças a esse processo as plantas tornaram o nosso planeta habitável. Quer dizer: com a atmosfera cheia de Oxigênio (O2) livre para nós respirarmos. Além de absorver o perigoso Dióxido de Carbono, que hoje em dia está aquecendo o nosso planeta. O Homem está produzindo muito CO2, quando queima os combustíveis fósseis. O Dióxido de Carbono produz uma camada ( tipo um cobertor) que não deixa o calor sair. Produzindo o efeito estufa e aquecendo a Terra. Por isso, devemos plantar árvores e não deixarmos desmatar mais coisas.
O Planeta agradece !!!