sexta-feira, 8 de abril de 2016

2ºANOS: ESTUDO DIRIGIDO-SERES VIVOS: COMENTADO


Estudo Dirigido: SERES VIVOS- Parte I

 Vírus, Classificação dos Seres Vivos
 


PARTE I- SERES VIVOS- ASSUNTO:  VÍRUS
 1-Que argumentos podem ser usados para justificar a classificação dos Vírus como seres vivos?
- APRESENTAM MATERIAL GENÉTICO, PORTANTO, POSSUEM A  CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO
 2- O que são, como se constituem e onde se reproduzem os Vírus?
OS VÍRUS SÃO SERES VIVOS ACELULARES, CONSTITUIDOS DE CAPA PROTÉICA E MATERIAL GENÉTICO E SÃO PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS, PORTANTO, SÓ SE REPRODUZEM DENTRO DE UMA CÉLULA HOSPEDEIRA.
 
3- Com relação  ao ciclo reprodutivo ( CICLO LÍTICO) de um Bacteriófago, considere as seguintes afirmações:
a-      Ocorre duplicação do DNA viral e síntese de proteínas virais no interior da bactéria
b-     O bacteriófago possui grandes quantidades de mitocôndrias e ribossomos, organelas fundamentais para a sua reprodução
c-      Não haverá prejuízo para a célula parasitada pois não ocorre comprometimento da estrutura celular.
VOCÊ CONCORDA COM ESSAS AFIRMAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
A- SIM, OS VÍRUS SÓ CONSEGUEM SINTETIZAR AS PROTEÍNAS DAS QUAIS NECESSITA PARASITANDO AS CÉLULAS NAS QUAIS SE INSTALA.

B- NÃO, SENDO O BACTERIÓFAGO UM VÍRUS, PORTANTO ACELULAR, NÃO APRESENTA ESTRUTURAS RELACIONADAS ÀS CELULAS, COMO MITOCÔNDRIAS E RIBOSSOMOS POR EXEMPLO.

C-NÃO. NO CICLO LÍTICO HAVERÁ COMPROMETIMENTO DA CÉLULA, UMA VEZ QUE HAVERÁ LISE CELULAR, POIS O VÍRUS PARASITA A CÉLULA E UTILIZA TODO O SEU METABOLISMO, LOGO EM SEGUIDA  A DESTRÓI PARA QUE ELE POSSA SE REPRODUZIR.

III- ASSUNTO:  INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS

1-Leptodactylus labyrinthicus é um nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do Estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de, rã-pimenta, como dizem os pescadores.
 O NOME CIENTÍFICO PADRONIZA A CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA, FACILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NO MUNDO INTEIRO.

2-Em uma mata, encontramos vários animais pertencentes à classe dos insetos. Entre esses, temos o grilo e o gafanhoto, da ordem dos ortópteros, a cigarra e o vaga-lume, respectivamente, das ordens dos homópteros e dos coleópteros. Com base nessas informações, em qual dos grupos ( grilo/gafanhoto  ou  cigarra/ vaga-lume) você espera encontrar maiores semelhanças? Justifique sua resposta.
NO GRUPO DO GRILO E DO GAFANHOTO POR SEREM DA MESMA ORDEM, PORTANTO, GUARDAM MAIORES SEMELHANÇAS ENTRE SI.

3- Um aluno, ao redigir um trabalho  em sua escola, citou vários nomes científicos.  Comente as regras de nomenclatura nos nomes científicos abaixo. ( V ou F) e Justifique.
a-Trypanossoma Cruzi 
( V) GÊNERO: 1ª PALAVRA ( INICIAL MAIÚSCULO) E A 2ª PALAVRA : EPÍTETO ESPECÍFICO ( HOMENAGEM) INICIAL MAIÚSCULO, ALÉM DE ESTAR DESTACADO PORQUE FOI ESCRITO EM ITÁLICO.
b-Anopheles darlingi
 (F) OS  NOMES CIENTÍFICOS DEVEM VIR SEMPRE DESTACADOS DO RESTANTE DAS PALAVRAS. PORTANTO FALTOU GRIFAR AS DUAS PALAVRAS.
c-Aedes Aegypti
 (F) A SEGUNDA PALAVRA DO NOME CIENTÍFICO, NÃO SENDO UMA HOMENAGEM, DE SER ESCRITO COM INICIAL MINÚSCULO.



 ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
AVALIAÇÃO DE  BIOLOGIA-         2º ANO: 1º BIM./2016
PROFESSORA- GLÁUCIA COELHO

ALUNO: __________________________________________________Nº_____ TURMA: ______

DATA DA ENTREGA: ___/04/2016
Estudo Dirigido: SERES VIVOS- Parte II
 Vírus, Moneras, Protistas, Fungos e Algas
1.       Observe as figuras abaixo. E faça o que se pede:

                  A                           B                   C                             D                                      E
A- Identifique os organismos e dê seus reinos.
A- COGUMELO                          REINO:  FUNGI
B- VÍRUS-BACTERIÓFAGO        REINO:  -
C- VÍRUS                                  REINO:  -
D- PROTOZOÁRIO -AMEBA       REINO:  PROTISTA
E- BACTÉRIAS                    REINO:  MONERA

2.  Escreva como os vírus são formados.
 CAPSÍDEO E MATERIAL GENÉTICO

 3. Por que os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios? 
 NECESSITAM OBRIGATORIAMENTE DO METABOLISMO CELULAR PARA SOBREVIVER

4. Marque um  X nas doenças causadas por vírus:
( X   ) caxumba (    X ) rubéola (  X  ) dengue (  X  ) Sarampo (      ) lepra (X  )hepatite

5. O que são bactérias? E onde podemos encontrá-las? 

 SERES VIVOS DO REINO MONERA- PROCARIONTES E UNICELULARES
EM TODO LUGAR: ÁGUA/SOLO/AR

6. Classifique as bactérias de acordo com sua forma.  Desenhe os diversos formatos.

ARREDONDADAS/BASTÃO/ESPIRAL/VIBRIÃO/COLONIAIS OU ISOLADAS:
COCOS
DIPLOCOCOS
STREPTOCOCOS
STAFILOCOCOS
TÉTRADES
ESPIRILOS
VIBRIÃO
BACILOS

7. Escreva em poucas linhas sobre a importância das bactérias para o meio ambiente.

 DECOMPOSITORAS E FIXADORAS DO NITROGENIO ATMOSFÉRICO


8. PESQUISA:  Explique como Fleming descobriu o antibiótico. E qual a sua utilidade.

 ANTIBIÓTICO- AÇÃO SOBRE DOENÇAS BACTERIANAS

DESCOBERTO A PARTIR DE UM FUNGO PENICILIUM QUE LIBERA UMA TOXINA QUE MATA AS BACTÉRIAS

9. Marque um X nas doenças causadas pelas bactérias:
(   ) caxumba (    ) rubéola (     ) dengue (    ) Sarampo (  ) lepra (    ) sarampo (  X )hepatite

10. O que são cianobactérias? Onde as encontramos?

 ALGAS AZUIS ENCONTRADAS NA ÁGUA

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