Estudo Dirigido: SERES VIVOS- Parte I
Vírus, Classificação dos Seres Vivos
PARTE I-
SERES VIVOS- ASSUNTO: VÍRUS
1-Que argumentos podem ser usados para justificar a
classificação dos Vírus como seres vivos?
-
APRESENTAM MATERIAL GENÉTICO, PORTANTO, POSSUEM A CAPACIDADE DE
REPRODUÇÃO
2- O que são,
como se constituem e onde se reproduzem os Vírus?
OS
VÍRUS SÃO SERES VIVOS ACELULARES, CONSTITUIDOS DE CAPA PROTÉICA E MATERIAL
GENÉTICO E SÃO PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS, PORTANTO, SÓ SE
REPRODUZEM DENTRO DE UMA CÉLULA HOSPEDEIRA.
3- Com
relação ao ciclo reprodutivo ( CICLO LÍTICO) de um Bacteriófago,
considere as seguintes afirmações:
a-
Ocorre duplicação do DNA viral e síntese
de proteínas virais no interior da bactéria
b-
O bacteriófago possui grandes quantidades
de mitocôndrias e ribossomos, organelas fundamentais para a sua reprodução
c-
Não haverá prejuízo para a célula
parasitada pois não ocorre comprometimento da estrutura celular.
VOCÊ CONCORDA
COM ESSAS AFIRMAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
A-
SIM, OS VÍRUS SÓ CONSEGUEM SINTETIZAR AS PROTEÍNAS DAS QUAIS NECESSITA
PARASITANDO AS CÉLULAS NAS QUAIS SE INSTALA.
B-
NÃO, SENDO O BACTERIÓFAGO UM VÍRUS, PORTANTO ACELULAR, NÃO APRESENTA ESTRUTURAS
RELACIONADAS ÀS CELULAS, COMO MITOCÔNDRIAS E RIBOSSOMOS POR EXEMPLO.
C-NÃO.
NO CICLO LÍTICO HAVERÁ COMPROMETIMENTO DA CÉLULA, UMA VEZ QUE HAVERÁ LISE
CELULAR, POIS O VÍRUS PARASITA A CÉLULA E UTILIZA TODO O SEU METABOLISMO, LOGO
EM SEGUIDA A DESTRÓI PARA QUE ELE POSSA SE REPRODUZIR.
III- ASSUNTO: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS
1-Leptodactylus labyrinthicus é um
nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do Estado de
São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de, rã-pimenta, como
dizem os pescadores.
O NOME CIENTÍFICO PADRONIZA A CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA,
FACILITANDO A IDENTIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NO MUNDO INTEIRO.
2-Em uma mata, encontramos vários animais
pertencentes à classe dos insetos. Entre esses, temos o grilo e o gafanhoto, da
ordem dos ortópteros, a cigarra e o vaga-lume, respectivamente, das ordens dos
homópteros e dos coleópteros. Com base nessas informações, em qual dos grupos (
grilo/gafanhoto ou cigarra/ vaga-lume) você espera encontrar
maiores semelhanças? Justifique sua resposta.
NO GRUPO DO GRILO E DO
GAFANHOTO POR SEREM DA MESMA ORDEM, PORTANTO, GUARDAM MAIORES SEMELHANÇAS ENTRE
SI.
3- Um aluno, ao redigir um trabalho em sua
escola, citou vários nomes científicos. Comente as regras de nomenclatura
nos nomes científicos abaixo. ( V ou F) e Justifique.
a-Trypanossoma
Cruzi
( V) GÊNERO: 1ª
PALAVRA ( INICIAL MAIÚSCULO) E A 2ª PALAVRA : EPÍTETO ESPECÍFICO ( HOMENAGEM)
INICIAL MAIÚSCULO, ALÉM DE ESTAR DESTACADO PORQUE FOI ESCRITO EM ITÁLICO.
b-Anopheles darlingi
(F) OS NOMES CIENTÍFICOS DEVEM VIR SEMPRE DESTACADOS DO
RESTANTE DAS PALAVRAS. PORTANTO FALTOU GRIFAR AS DUAS PALAVRAS.
c-Aedes Aegypti
(F) A SEGUNDA PALAVRA DO NOME CIENTÍFICO, NÃO SENDO UMA
HOMENAGEM, DE SER ESCRITO COM INICIAL MINÚSCULO.
A- Identifique os organismos e dê seus reinos.
2. Escreva como os vírus são formados.
CAPSÍDEO E MATERIAL GENÉTICO
3. Por que os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios?
NECESSITAM OBRIGATORIAMENTE DO METABOLISMO CELULAR PARA SOBREVIVER
4. Marque um X nas doenças causadas por vírus:
( X ) caxumba ( X ) rubéola ( X ) dengue ( X ) Sarampo ( ) lepra (X )hepatite
5. O que são bactérias? E onde podemos encontrá-las?
SERES VIVOS DO REINO MONERA- PROCARIONTES E UNICELULARES
EM TODO LUGAR: ÁGUA/SOLO/AR
6. Classifique as bactérias de acordo com sua forma. Desenhe os diversos formatos.
ARREDONDADAS/BASTÃO/ESPIRAL/VIBRIÃO/COLONIAIS OU ISOLADAS:
COCOS
DIPLOCOCOS
STREPTOCOCOS
STAFILOCOCOS
TÉTRADES
ESPIRILOS
VIBRIÃO
BACILOS
7. Escreva em poucas linhas sobre a importância das bactérias para o meio ambiente.
DECOMPOSITORAS E FIXADORAS DO NITROGENIO ATMOSFÉRICO
8. PESQUISA: Explique como Fleming descobriu o antibiótico. E qual a sua utilidade.
ANTIBIÓTICO- AÇÃO SOBRE DOENÇAS BACTERIANAS
DESCOBERTO A PARTIR DE UM FUNGO PENICILIUM QUE LIBERA UMA TOXINA QUE MATA AS BACTÉRIAS
10. O que são cianobactérias? Onde as encontramos?
ALGAS AZUIS ENCONTRADAS NA ÁGUA
ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR MORAIS
AVALIAÇÃO DE
BIOLOGIA- 2º ANO: 1º BIM./2016
PROFESSORA- GLÁUCIA
COELHO
ALUNO:
__________________________________________________Nº_____ TURMA: ______
DATA
DA ENTREGA: ___/04/2016
Estudo Dirigido: SERES VIVOS- Parte II
Vírus, Moneras, Protistas, Fungos e Algas
1.
Observe as figuras abaixo. E faça o que se pede:
A B C D
EA- Identifique os organismos e dê seus reinos.
A- COGUMELO REINO: FUNGI
B- VÍRUS-BACTERIÓFAGO REINO: -
C- VÍRUS REINO: -
D- PROTOZOÁRIO -AMEBA REINO: PROTISTA
E- BACTÉRIAS REINO: MONERA2. Escreva como os vírus são formados.
CAPSÍDEO E MATERIAL GENÉTICO
3. Por que os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios?
NECESSITAM OBRIGATORIAMENTE DO METABOLISMO CELULAR PARA SOBREVIVER
4. Marque um X nas doenças causadas por vírus:
( X ) caxumba ( X ) rubéola ( X ) dengue ( X ) Sarampo ( ) lepra (X )hepatite
5. O que são bactérias? E onde podemos encontrá-las?
SERES VIVOS DO REINO MONERA- PROCARIONTES E UNICELULARES
EM TODO LUGAR: ÁGUA/SOLO/AR
6. Classifique as bactérias de acordo com sua forma. Desenhe os diversos formatos.
ARREDONDADAS/BASTÃO/ESPIRAL/VIBRIÃO/COLONIAIS OU ISOLADAS:
COCOS
DIPLOCOCOS
STREPTOCOCOS
STAFILOCOCOS
TÉTRADES
ESPIRILOS
VIBRIÃO
BACILOS
7. Escreva em poucas linhas sobre a importância das bactérias para o meio ambiente.
DECOMPOSITORAS E FIXADORAS DO NITROGENIO ATMOSFÉRICO
8. PESQUISA: Explique como Fleming descobriu o antibiótico. E qual a sua utilidade.
ANTIBIÓTICO- AÇÃO SOBRE DOENÇAS BACTERIANAS
DESCOBERTO A PARTIR DE UM FUNGO PENICILIUM QUE LIBERA UMA TOXINA QUE MATA AS BACTÉRIAS
9. Marque um X nas doenças causadas pelas bactérias:
( ) caxumba ( ) rubéola
( ) dengue ( ) Sarampo
( X ) lepra
( ) sarampo ( X )hepatite
10. O que são cianobactérias? Onde as encontramos?
ALGAS AZUIS ENCONTRADAS NA ÁGUA
Escreva como os vírus foram descobertos
ResponderExcluirPedro Álvares Cabral estava no banheiro e tinha polenginhos no seu pau.
ResponderExcluirBOA
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