domingo, 22 de setembro de 2013

1º ANOS: METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR- 3º BIM./2013



AS PLANTAS SE ALIMENTAM?


“Mas é claro que sim!”- certamente você pensou nisso ! E você pensou certo. Mas como uma planta se alimenta? Você já viu, na hora do almoço, uma mangueira pedir licença e “traçar” um bife com fritas ? Se viu, me conta!!!
Claro que não viu ! Então, como os vegetais fazem para se alimentar ? Você sabe ? Então, vamos entender melhor esse processo.
Se, por acaso, já passou pela sua cabeça a palavra Fotossíntese, você está no caminho certo!!! As plantas são diferentes dos animais, porque elas produzem o seu próprio alimento por meio de um processo chamado de Fotossíntese. Por essa razão, as plantas são denominadas de Autotróficas ( capazes de fabricar o seu alimento) e os animais são os Heterotróficos ( se alimentam de outros seres vivos).
A palavra Fotossíntese quer dizer : foto = luz e síntese = fabricar, fazer,… Assim, as plantas obtêm o seu alimento com o auxílio da luz do Sol. As plantas, algas e algumas bactérias absorvem a energia da luz do Sol. Esses organismos têm um pigmento que dá a cor verde a eles. Esse pigmento é chamado de Clorofila.
Com o auxílio da energia do Sol e com a absorção de água, sais minerais e gás carbônico ou dióxido de carbono ( CO2); os organismos clorofilados  produzem um tipo de açúcar (glicose) que é o seu alimento. O outro produto, o oxigênio, é liberado para o ar.

Graças a esse processo as plantas tornaram o nosso planeta habitável. Quer dizer: com a atmosfera cheia de Oxigênio (O2) livre para nós respirarmos. Além de absorver o perigoso Dióxido de Carbono, que hoje em dia está aquecendo o nosso planeta. O Homem está produzindo muito CO2, quando queima os combustíveis fósseis. O Dióxido de Carbono produz uma camada ( tipo um cobertor) que não deixa o calor sair. Produzindo o efeito estufa e aquecendo a Terra. Por isso, devemos plantar árvores e não deixarmos desmatar mais coisas.
O Planeta agradece !!!


 ATIVIDADE COMENTADA
 

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho

Instruções: Atividade em dupla e deverá ser feita na própria folha
 
ASSUNTO: METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR-  PARTE I

-          ESQUEMATIZE OS PROCESSOS:

FOTOSSÍNTESE: CO2  +  H2O ______ C6H1206   +   02

RESPIRAÇÃO CELULAR:  C6H1206  + 02 ________ C02 + H20 + ATP


1- Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. No segundo caso, reescreva a afirmação em sua forma correta:
a- (   F    )   Na respiração celular acontece a combustão(queima) da glicose, liberando O2.
HÁ LIBERAÇÃO É DE GÁS CARBÔNICO
b- (   F    ) A glicose contêm  carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
A GLICOSE CONTEM: C6H12O6
c- (   V    ) Na respiração é liberado CO2, assim como na  Fotossíntese há liberação de  O2
d- (    F    ) Na respiração formam-se C6H12O6 + CO2.
FORMA-SE: CO2 + H20 + ATP

2- Os cromossomos que estão numa célula de sua pele tem o mesmo número  que os da  célula muscular de seu colega? Explique.
SIM, POIS TODAS AS NOSSAS CÉLULAS SOMÁTICAS, APRESENTAM O TOTAL DE CROMOSSOMOS DA NOSSA ESPÉCIE, OU SEJA, 46 CROMOSSOMOS.
* SOMENTE EM CASOS DE SÍNDROMES É QUE HAVERÁ ALTERAÇÃO NESSE NÚMERO DE CROMOSSOMOS

3- Mus musculus, Rattus novergicus e Macaca mullata produzem gametas com 20, 21 e 24 cromossomos, respectivamente. Uma célula somática (2n) desses animais conterá, respectivamente, quantos cromossomos?

40, 42 E 48 CROMOSSOMOS, RESPECTIVAMENTE.


4- A respeito dos processos Fotossíntese e Respiração Celular, responda:
a- a função da clorofila na síntese de glicose: _CAPTAR A LUZ SOLAR_
b- a origem do O2 desprendido na Fotossíntese: VEM DA H20 PELO FENÔMENO DA FOTÓLISE DA H20
c- a importância do CO2 para os seres clorofilados: _PARTICIPAR DA FOTOSSÍNTESE_

5-  No século XVIII, foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.
a- Por que o camundongo morria no primeiro experimento?
PELA FALTA OXIGÊNIO E EXCESSO DO C02.

b- que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo?
FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR

c- quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
CLOROPLASTOS E MITOCÔNDRIAS_




ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho

 
ASSUNTO: CITOLOGIA-  PARTE II- PESQUISA


1-Esquematize as células através de desenhos:
CÉLULAS
DESENHO
FUNÇÃO
CÉL. MUSCULARES


PROCURAR EM LIVROS

CONTRAÇÃO E DISTENÇÃO
CÉLULAS NERVOSAS
NEURÔNIO
TRANSMISSÃO DE ESTÍMULOS
( IMPULSOS NERVOSOS)
GLÓBULOS BRANCOS
OBSERVAR EM LIVROS QUE EXISTEM 5 GRUPOS
DEFESA; PRODUTOR DE ANTICORPOS
GLÓBULOS VERMELHOS


OBSERVAR A AUSÊNCIA DE NÚCLEO

TRANSPORTES DE GASES, PRINCIPALMENTE O OXIGÊNIO
PLAQUETAS
FRAGMENTOS CELULARES
COAGULAÇÃO SANGUÍNEA



2- Procure o significado das palavras:
A- heterofagia: _HETERO/FAGIA: DIFERENTE/COMER (INGESTÃO DE PARTES DIFERENTES DA CÉLULA COM O OBJETIVO DE LIMPEZA CELULAR
B- autofagia: AUTO/FAGIA: A PRÓPRIA CÉLULA/COMER ( A CÉLULA COMENDO PARTES DE SI MESMA, COM OBJETIVOS DIVERSOS: LIMPEZA OU DESTRUIÇÃO CELULAR)
C- autólise: AUTO/LISE: PRÓPRIA CÉLULA/MORTE( MORTE CELULAR)
D- cloroplasto: CLORO/PLASTO: CLOROFILA/BOLSA ( LOCAL DA FOTOSSÍNTESE POR ARMAZENAR A CLOROFILA)
E- cromoplasto: CROMO/PLASTO: COLORIDO/BOLSA ( ARMAZENA OUTROS PIGMENTOS VEGETAIS)
F- leucoplasto: LEUCO/PLASTO: INCOLOR/BOLSA ( BOLSAS QUE ARMAZENAM OUTRAS SUBSTÂNCIAS NO CITOPLASMA CELULAR COMO: AMIDO ( AMILOPLASTO)


3- As células epiteliais que revestem internemente a traquéia apresentam cílios em sua superfície. Sabe-se que, em fumantes, ocorre a destruição dessas células ciliadas, que são substituídas por células desprovidas de cílios. Esse fato relaciona-se com o aumento de infecções no sistema respiratório dos fumantes.
A- que organela celular participa da formação dos cílios e em que organismos, além do ser humano, os cílios estão presentes?
- ORGANELA: CENTRÍOLOS ( PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE CÍLIOS E FLAGELOS)
- OS CÍLIOS ESTÃO PRESENTES TAMBÉM NOS PROTOZOÁRIOS COMO O PARAMECIUM E O BALATIDIUM COLI COM FUNÇÃO DE AUXILIAR NA LOCOMOÇÃO DESSES INDIVÍDUOS, VISTO QUE ELES VIVEM NA ÁGUA.
B- conhecendo as consequências da destruição das células ciliadas da traquéia em fumantes, diga qual é a função dos cílios no organismo humano.
ESPECIFICAMENTE NESTE EXEMPLO A FUNÇÃO DOS CÍLIOS É, AO LONGO DO TUBO RESPIRATÓRIO, FILTRAR E PURIFICAR O AR ATÉ OS PULMÕES.
C- cite uma função distinta dos cílios, em outro tipo de célula.
NOS  PROTOZOÁRIOS, LOCOMOÇÃO

4- Certas células do pâncreas, chamadas de células beta, produzem o hormônio insulina, que controla  a taxa de açúcar no sangue. A insulina é uma proteína, secretada por essas células diretamente no sangue.
Que organelas certamente são abundantes no citoplasma dessas células pancreáticas? Justifique.
- RIBOSSOMOS: POR SINTETIZAR A PROTEÍNA INSULINA
- RER: TAMBÉM POR AUXILIAR NA SÍNTESE PROTÉICA
- COMPLEXO DE GOLGI: PELO ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS

5- Para os seres vivos citados abaixo, MARQUE aqueles que realizam apenas fotossíntese, aqueles que realizam apenas respiração aeróbia, e os que são capazes de realizar os dois processos.
Cianobactéria                   cogumelo                     gafanhoto                   morangueiro                     vírus da gripe
FOTOS./RESP.              RESPIRAÇÃO             RESPIRAÇÃO           FOTOS./RESPIR.                       -------

6- Responda às questões abaixo, relacionando-as com a respiração aeróbia.
A-quais são as organelas responsáveis pela  fotossíntese e respiração celular?
CLOROPLASTO E MITOCÔNDRIAS
B- qual é o destino do oxigênio que inalamos do ar?   CHEGAR AOS ALVÉOLOS PULMONARES PARA OCORRER A HEMATOSE
C- de onde vem o gás carbônico que eliminamos na expiração?
VEM DA QUEBRA DA MOLÉCULA DA GLICOSE DURANTE O PROC. DA RESPIRAÇÃO CELULAR.

7- Considere 3 tipos de células do corpo de um homem adulto: células epidérmicas, células do tecido adiposo e espermatozóides.
A- em qual dessas células espera-se encontrar maior consumo de ATP? Que tipo de organela citoplasmática essa célula terá em maior número do que as demais?
OS ESPERMATOZÓIDES, POR  NECESSITAREM DE GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA PARA SUA LOCOMOÇÃO E PORTANTO, APRESENTAM UM NÚMERO GRANDE DE MITOCÔNDRIAS.
B- qual das 3 células excretará mais gás carbônico?
ESPERMATOZÓIDES, POR APRESENTAREM MUITAS MITOCÔNDRIAS, HÁ MUITA RESPIRAÇÃO CELULAR E COMO PRODUTO MUITA LIBERAÇÃO DE C02.

 


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho

 
ASSUNTO: ÁCIDOS NUCLÉICOS E  SÍNTESE PROTÉICA-  PARTE III

1- O que são ácidos nucléicos? Como atuam na síntese protéica?
SAÕ COMPOSTOS QUÍMICOS FORMADOS POR: BASES NITROGENADAS/ AÇÚCAR E FOSFATO
COMANDAM NA SÍNTESE PROTÉICA E JUNTAMENTE COM OS RIBOSSOMOS SINTETIZAM AS PROTEÍNAS. 

2- Cite as diferenças entre DNA e RNA:
DNA- DUPLA FITA ( DUPLA HÉLICE)/ AÇÚCAR: DESOXIRRIBOSE/ BASES: TIMINA-ADENINA; CITOSINA-GUANINA
RNA- FITA SIMPLES/ AÇÚCAR: RIBOSE/ BASES: ADENINA-URACIL; CITOSINA-GUANINA

3- A análise química em amostras de cinco lâminas com ácidos nucléicos apresentou os seguintes resultados:
1ª lâmina: ribose    /   2º lâmina: uracila /  3ª lâmina: dupla hélice / 4ª lâmina: timina/ 5ª lâmina: 15% de guanina e 25% de citosina.
a-       entre essas lâminas, qual se refere ao DNA? Justifique.
A 3ª LÂMINA- DUPLA HÉLICE
4ª LÂMINA- POR POSSUIR A TIMINA
b-       Justifique o resultado obtido com a 5ª lâmina.
A 5ª LÂMINA SE REFER AO RNA, POIS AS BASES NÃO SÃO COMPLEMENTARES. SE FOSSE DNA, TERIA A MESMA PROPORÇÃO DE BASES ( CITOSINA E GUANINA TERIAM A MESMA %), PORQUE UMA FITA COMPLEMENTA A OUTRA.

4- Durante a síntese de proteínas, a transcrição de uma molécula de DNA originou um RNA mensageiro com os códons AAUGUCUUU que codificaram, respectivamente, aspargina, valina e fenilalanina. Responda:
a         qual a seqüência de nucleotídeos em ambas as hélices do DNA?
b         Quais os anticódons presentes nos RNAt?

A-      DNA             TTA       CAG       AAA
          DNA             AAT       GTC       TTT
          RNAm           AAU      GUC      UUU
B-      RNAt             UUA      CAG      AAA









5- O que significa DUPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO da fita de DNA?
- DUPLICAÇÃO: A FITA MOLDE DO DNA, FORMANDO SUA FITA COMPLEMENTAR- PROCESSO QUE OCORRE NO NÚCLEO
- TRANSCRIÇÃO: DNA FORMANDO A MOLÉCULA DE RNA- OCORRE NO NÚCLEO
- TRADUÇÃO: RNAm E RNAt SE ASSOCIAM PARA A FORMAÇÃO DA PROTEÍNA, COM O AUXÍLIO DOS RIBOSSOMOS- OCORRE NO CITOPLASMA CELULAR

6- As moléculas de DNA formam, pelo menos, três tipos diferentes de RNA, cujas funções são de grande importância para a célula viva. Quais são eles e que papel desempenham no metabolismo celular?

RNAm- CONDUZ UMA MENSAGEM ENVIADA PELO DNA AOS RIBOSSOMOS PARA  CODIFICAR  UMA PROTEÍNA
RNAt-   TRANSPORTA AMINOÁCIDOS PARA AUXILAR NA SÍNTESE PROTÉICA
RNAr- FORMADOS NO NÚCLÉOLO IRÃO COMPOR OS RIBOSSOMOS QUE FINALIZARÃO A SÍNTESE PROTÉICA.


7- O código genético está todo decifrado, isto é, sabe-se quais trincas de bases no DNA correspondem a quais aminoácidos nas proteínas que se formarão.
SEQUÊNCIA DO DNA
AMINOÁCIDO
AGA
SERINA
CAA
VALINA
AAA
FENILALANINA
CCG
GLICINA
AAT
LEUCINA
GAA
LEUCINA
De acordo com a tabela, responda:
a         se um RNAm tem seqüência de trincas UUA UUU CUU GUU UCU GGC, qual será a seqüência dos aminoácidos no polipeptídeo correspondente?

b         Quais são os anticódons de leucina?
A-    DNA               AAT      AAA       GAA       CAA       AGA       CCG          
         RNAm           UUA      UUU       CUU       GUU      UCU        GGC
B-     RNAt             AAU                      GAA              
CONTINUÇÃO DA LETRA A- AMINOÁCIDOS: AAT- LEUCINA// AAA FENILALANINA// GAA- LEUCINA/ CAA- VALINA// AGA- SERINA// CCG- GLICINA
8- Esquematize um nucleotídeo para o DNA e RNA.

OS NUCLEOTÍDEOS SÃO  AS MENORES ESTRUTURAS QUE FORMARÃO O DNA E O RNA.
SÃO CONSTITUÍDOS DE: UM GRUPO FOSFATO, UM AÇÚCAR (DESOXIRRIBOSE-DNA OU RIBOSE-RNA) E BASES NITROGENADAS: ADENINA-TIMINA/ CITOSINA-GUANINA= DNA// ADENINA-URACIL/ CITOSINA-GUANINA=RNA.


Um comentário:

  1. Glaucia, tem como você postar a sengunda parte da atividade, é que eu não tenho a folha e gostaria de imprimir a partir daqui.
    Obrigado

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