AS PLANTAS SE ALIMENTAM?
“Mas é claro que
sim!”- certamente você pensou nisso ! E você pensou certo. Mas como uma planta
se alimenta? Você já viu, na hora do almoço, uma mangueira pedir licença e
“traçar” um bife com fritas ? Se viu, me conta!!!
Claro que não viu !
Então, como os vegetais fazem para se alimentar ? Você sabe ? Então, vamos
entender melhor esse processo.
Se, por acaso, já
passou pela sua cabeça a palavra Fotossíntese, você está no caminho certo!!! As
plantas são diferentes dos animais, porque elas produzem o seu próprio alimento
por meio de um processo chamado de Fotossíntese. Por essa razão, as plantas são
denominadas de Autotróficas ( capazes de fabricar o seu alimento) e os animais
são os Heterotróficos ( se alimentam de outros seres vivos).
A palavra
Fotossíntese quer dizer : foto = luz e síntese = fabricar, fazer,… Assim, as
plantas obtêm o seu alimento com o auxílio da luz do Sol. As plantas, algas e
algumas bactérias absorvem a energia da luz do Sol. Esses organismos têm um
pigmento que dá a cor verde a eles. Esse pigmento é chamado de Clorofila.
Com o auxílio da
energia do Sol e com a absorção de água, sais minerais e gás carbônico ou
dióxido de carbono ( CO2); os organismos clorofilados produzem um tipo de
açúcar (glicose) que é o seu alimento. O outro produto, o oxigênio, é liberado
para o ar.
Graças a esse
processo as plantas tornaram o nosso planeta habitável. Quer dizer: com a
atmosfera cheia de Oxigênio (O2) livre para nós respirarmos. Além de absorver o
perigoso Dióxido de Carbono, que hoje em dia está aquecendo o nosso planeta. O
Homem está produzindo muito CO2, quando queima os combustíveis fósseis. O
Dióxido de Carbono produz uma camada ( tipo um cobertor) que não deixa o calor
sair. Produzindo o efeito estufa e aquecendo a Terra. Por isso, devemos plantar
árvores e não deixarmos desmatar mais coisas.
O Planeta agradece
!!!
ATIVIDADE COMENTADA
ESCOLA
ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho
Instruções: Atividade em dupla e deverá ser feita na própria
folha
ASSUNTO: METABOLISMO
ENERGÉTICO CELULAR- PARTE I
-
ESQUEMATIZE OS PROCESSOS:
FOTOSSÍNTESE: CO2 + H2O
______ C6H1206 + 02
RESPIRAÇÃO CELULAR: C6H1206
+ 02 ________ C02 + H20 + ATP
1- Indique se as afirmações abaixo
são verdadeiras ou falsas. No segundo caso, reescreva a afirmação em sua forma
correta:
a- ( F ) Na
respiração celular acontece a combustão(queima) da glicose, liberando O2.
HÁ LIBERAÇÃO É DE GÁS CARBÔNICO
b- ( F ) A glicose contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
A GLICOSE CONTEM: C6H12O6
c- ( V ) Na respiração é liberado CO2, assim como
na Fotossíntese há liberação de O2
d- ( F ) Na
respiração formam-se C6H12O6 + CO2.
FORMA-SE: CO2 + H20 + ATP
2- Os cromossomos que
estão numa célula de sua pele tem o mesmo número que os da
célula muscular de seu colega? Explique.
SIM, POIS TODAS AS NOSSAS CÉLULAS SOMÁTICAS,
APRESENTAM O TOTAL DE CROMOSSOMOS DA NOSSA ESPÉCIE, OU SEJA, 46 CROMOSSOMOS.
* SOMENTE EM CASOS DE SÍNDROMES É QUE HAVERÁ
ALTERAÇÃO NESSE NÚMERO DE CROMOSSOMOS
3- Mus musculus,
Rattus novergicus e Macaca mullata produzem gametas com 20, 21 e 24
cromossomos, respectivamente. Uma célula somática (2n) desses animais conterá,
respectivamente, quantos cromossomos?
40, 42 E 48 CROMOSSOMOS, RESPECTIVAMENTE.
4- A respeito dos processos
Fotossíntese e Respiração Celular, responda:
a- a função da clorofila na síntese
de glicose: _CAPTAR
A LUZ SOLAR_
b- a origem do O2 desprendido na
Fotossíntese: VEM
DA H20 PELO FENÔMENO DA FOTÓLISE DA H20
c- a importância do CO2 para os
seres clorofilados: _PARTICIPAR DA FOTOSSÍNTESE_
5-
No século XVIII, foram feitos experimentos simples mostrando que um
camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum
tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um
recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não
morria.
a- Por que o camundongo morria no
primeiro experimento?
PELA FALTA OXIGÊNIO E EXCESSO DO C02.
b- que processos interativos no segundo
experimento permitem a sobrevivência do camundongo?
FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO CELULAR
c- quais as organelas celulares
relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
CLOROPLASTOS E MITOCÔNDRIAS_
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho
ASSUNTO: CITOLOGIA- PARTE II- PESQUISA
1-Esquematize as células através de
desenhos:
CÉLULAS
|
DESENHO
|
FUNÇÃO
|
CÉL. MUSCULARES
|
PROCURAR EM
LIVROS
|
CONTRAÇÃO E
DISTENÇÃO
|
CÉLULAS NERVOSAS
|
NEURÔNIO
|
TRANSMISSÃO
DE ESTÍMULOS
( IMPULSOS
NERVOSOS)
|
GLÓBULOS BRANCOS
|
OBSERVAR EM LIVROS QUE EXISTEM
5 GRUPOS
|
DEFESA;
PRODUTOR DE ANTICORPOS
|
GLÓBULOS VERMELHOS
|
OBSERVAR A
AUSÊNCIA DE NÚCLEO
|
TRANSPORTES
DE GASES, PRINCIPALMENTE O OXIGÊNIO
|
PLAQUETAS
|
FRAGMENTOS
CELULARES
|
COAGULAÇÃO
SANGUÍNEA
|
2- Procure o significado das
palavras:
A- heterofagia: _HETERO/FAGIA: DIFERENTE/COMER (INGESTÃO DE PARTES
DIFERENTES DA CÉLULA COM O OBJETIVO DE LIMPEZA CELULAR
B- autofagia: AUTO/FAGIA: A PRÓPRIA CÉLULA/COMER ( A CÉLULA COMENDO PARTES
DE SI MESMA, COM OBJETIVOS DIVERSOS: LIMPEZA OU DESTRUIÇÃO CELULAR)
C- autólise: AUTO/LISE: PRÓPRIA CÉLULA/MORTE( MORTE CELULAR)
D- cloroplasto: CLORO/PLASTO: CLOROFILA/BOLSA ( LOCAL DA FOTOSSÍNTESE POR
ARMAZENAR A CLOROFILA)
E- cromoplasto: CROMO/PLASTO: COLORIDO/BOLSA ( ARMAZENA OUTROS PIGMENTOS
VEGETAIS)
F- leucoplasto: LEUCO/PLASTO: INCOLOR/BOLSA ( BOLSAS QUE ARMAZENAM OUTRAS
SUBSTÂNCIAS NO CITOPLASMA CELULAR COMO: AMIDO ( AMILOPLASTO)
3- As células
epiteliais que revestem internemente a traquéia apresentam cílios em sua
superfície. Sabe-se que, em fumantes, ocorre a destruição dessas células
ciliadas, que são substituídas por células desprovidas de cílios. Esse fato
relaciona-se com o aumento de infecções no sistema respiratório dos fumantes.
A-
que organela celular participa da formação dos cílios e em que organismos, além
do ser humano, os cílios estão presentes?
- ORGANELA: CENTRÍOLOS ( PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE CÍLIOS E FLAGELOS)
- OS CÍLIOS ESTÃO PRESENTES TAMBÉM NOS PROTOZOÁRIOS COMO O PARAMECIUM
E O BALATIDIUM COLI COM FUNÇÃO DE AUXILIAR NA LOCOMOÇÃO DESSES
INDIVÍDUOS, VISTO QUE ELES VIVEM NA ÁGUA.
B-
conhecendo as consequências da destruição das células ciliadas da traquéia em
fumantes, diga qual é a função dos cílios no organismo humano.
ESPECIFICAMENTE NESTE EXEMPLO A FUNÇÃO DOS CÍLIOS É, AO LONGO DO
TUBO RESPIRATÓRIO, FILTRAR E PURIFICAR O AR ATÉ OS PULMÕES.
C-
cite uma função distinta dos cílios, em outro tipo de célula.
NOS PROTOZOÁRIOS, LOCOMOÇÃO
4- Certas células do
pâncreas, chamadas de células beta, produzem o hormônio insulina, que
controla a taxa de açúcar no sangue. A
insulina é uma proteína, secretada por essas células diretamente no sangue.
Que organelas
certamente são abundantes no citoplasma dessas células pancreáticas?
Justifique.
- RIBOSSOMOS: POR SINTETIZAR A PROTEÍNA INSULINA
- RER: TAMBÉM POR AUXILIAR NA SÍNTESE PROTÉICA
- COMPLEXO DE GOLGI: PELO ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS
5- Para os seres vivos
citados abaixo, MARQUE aqueles que realizam apenas fotossíntese, aqueles que
realizam apenas respiração aeróbia, e os que são capazes de realizar os dois
processos.
Cianobactéria
cogumelo
gafanhoto
morangueiro
vírus
da gripe
FOTOS./RESP.
RESPIRAÇÃO
RESPIRAÇÃO
FOTOS./RESPIR.
-------
6- Responda às questões
abaixo, relacionando-as com a respiração aeróbia.
A-quais
são as organelas responsáveis pela fotossíntese e respiração celular?
CLOROPLASTO E MITOCÔNDRIAS
B-
qual é o destino do oxigênio que inalamos do ar? CHEGAR AOS ALVÉOLOS PULMONARES PARA OCORRER A HEMATOSE
C-
de onde vem o gás carbônico que eliminamos na expiração?
VEM DA QUEBRA DA MOLÉCULA DA GLICOSE DURANTE O PROC. DA RESPIRAÇÃO
CELULAR.
7- Considere 3 tipos de
células do corpo de um homem adulto: células epidérmicas, células do tecido
adiposo e espermatozóides.
A-
em qual dessas células espera-se encontrar maior consumo de ATP? Que tipo de
organela citoplasmática essa célula terá em maior número do que as demais?
OS ESPERMATOZÓIDES, POR NECESSITAREM DE GRANDE QUANTIDADE DE
ENERGIA PARA SUA LOCOMOÇÃO E PORTANTO, APRESENTAM UM NÚMERO GRANDE DE
MITOCÔNDRIAS.
B-
qual das 3 células excretará mais gás carbônico?
ESPERMATOZÓIDES, POR APRESENTAREM MUITAS MITOCÔNDRIAS, HÁ MUITA
RESPIRAÇÃO CELULAR E COMO PRODUTO MUITA LIBERAÇÃO DE C02.
ESCOLA
ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA- 3º Bim.- 1º ANO/2013
Prof.: Gláucia Coelho
ASSUNTO: ÁCIDOS
NUCLÉICOS E SÍNTESE PROTÉICA- PARTE III
1- O que são ácidos nucléicos? Como
atuam na síntese protéica?
SAÕ COMPOSTOS QUÍMICOS
FORMADOS POR: BASES NITROGENADAS/ AÇÚCAR E FOSFATO
COMANDAM NA SÍNTESE
PROTÉICA E JUNTAMENTE COM OS RIBOSSOMOS SINTETIZAM AS PROTEÍNAS.
2- Cite as diferenças entre DNA e RNA:
DNA- DUPLA FITA ( DUPLA HÉLICE)/ AÇÚCAR: DESOXIRRIBOSE/ BASES:
TIMINA-ADENINA; CITOSINA-GUANINA
RNA- FITA SIMPLES/ AÇÚCAR: RIBOSE/ BASES: ADENINA-URACIL;
CITOSINA-GUANINA
3- A análise química em amostras de cinco lâminas com ácidos
nucléicos apresentou os seguintes resultados:
1ª lâmina: ribose
/ 2º lâmina: uracila / 3ª lâmina: dupla hélice / 4ª lâmina: timina/
5ª lâmina: 15% de guanina e 25% de citosina.
a-
entre essas lâminas, qual se refere ao DNA? Justifique.A 3ª LÂMINA- DUPLA HÉLICE
4ª LÂMINA- POR POSSUIR A TIMINA
b- Justifique o resultado obtido com a 5ª lâmina.
A 5ª LÂMINA SE REFER AO RNA, POIS AS BASES NÃO SÃO COMPLEMENTARES. SE FOSSE DNA, TERIA A MESMA PROPORÇÃO DE BASES ( CITOSINA E GUANINA TERIAM A MESMA %), PORQUE UMA FITA COMPLEMENTA A OUTRA.
4- Durante a síntese de proteínas, a transcrição de uma
molécula de DNA originou um RNA mensageiro com os códons AAUGUCUUU que
codificaram, respectivamente, aspargina, valina e fenilalanina.
Responda:
a
qual a seqüência de nucleotídeos em ambas as hélices do DNA?
b
Quais os anticódons presentes nos RNAt?
DNA AAT GTC TTT
RNAm AAU GUC UUU
B- RNAt UUA CAG AAA
5- O que significa DUPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO da fita de DNA?
- DUPLICAÇÃO: A
FITA MOLDE DO DNA, FORMANDO SUA FITA COMPLEMENTAR- PROCESSO QUE OCORRE NO
NÚCLEO- TRANSCRIÇÃO: DNA FORMANDO A MOLÉCULA DE RNA- OCORRE NO NÚCLEO
- TRADUÇÃO: RNAm E RNAt SE ASSOCIAM PARA A FORMAÇÃO DA PROTEÍNA, COM O AUXÍLIO DOS RIBOSSOMOS- OCORRE NO CITOPLASMA CELULAR
6- As moléculas de DNA formam, pelo menos, três tipos diferentes de RNA,
cujas funções são de grande importância para a célula viva. Quais são eles e
que papel desempenham no metabolismo celular?
RNAm- CONDUZ UMA MENSAGEM ENVIADA PELO DNA AOS RIBOSSOMOS
PARA CODIFICAR UMA PROTEÍNA
RNAt- TRANSPORTA
AMINOÁCIDOS PARA AUXILAR NA SÍNTESE PROTÉICA
RNAr- FORMADOS NO NÚCLÉOLO IRÃO COMPOR OS RIBOSSOMOS QUE
FINALIZARÃO A SÍNTESE PROTÉICA.
7- O código genético está todo decifrado, isto é, sabe-se quais trincas
de bases no DNA correspondem a quais aminoácidos nas proteínas que se formarão.
SEQUÊNCIA DO DNA
|
AMINOÁCIDO
|
AGA
|
SERINA
|
CAA
|
VALINA
|
AAA
|
FENILALANINA
|
CCG
|
GLICINA
|
AAT
|
LEUCINA
|
GAA
|
LEUCINA
|
De
acordo com a tabela, responda:
a
se um RNAm tem seqüência de trincas UUA UUU CUU GUU UCU GGC, qual será a seqüência dos
aminoácidos no polipeptídeo correspondente?
b
Quais são os anticódons de leucina?
A-
DNA
AAT
AAA GAA
CAA AGA
CCG RNAm UUA UUU CUU GUU UCU GGC
B- RNAt AAU GAA
CONTINUÇÃO DA LETRA A- AMINOÁCIDOS: AAT- LEUCINA// AAA FENILALANINA// GAA- LEUCINA/ CAA- VALINA// AGA- SERINA// CCG- GLICINA
8- Esquematize um nucleotídeo para o DNA e RNA.
OS NUCLEOTÍDEOS SÃO AS MENORES ESTRUTURAS QUE FORMARÃO O DNA E
O RNA.
SÃO CONSTITUÍDOS DE: UM GRUPO FOSFATO, UM AÇÚCAR (DESOXIRRIBOSE-DNA
OU RIBOSE-RNA) E BASES NITROGENADAS: ADENINA-TIMINA/ CITOSINA-GUANINA= DNA//
ADENINA-URACIL/ CITOSINA-GUANINA=RNA.
Glaucia, tem como você postar a sengunda parte da atividade, é que eu não tenho a folha e gostaria de imprimir a partir daqui.
ResponderExcluirObrigado