segunda-feira, 25 de março de 2013

1º ANOS: O MEIO AMBIENTE - TEXTOS COMPLEMENTARES


  TEXTOS COMPLEMENTARES: REVISÃO-Caps. 01/02/04
  
Caro aluno, na semana que vem, a partir de 2º-feira (01/04/13), faremos algumas avaliações e estes textos  servirão para auxiliá-lo na  revisão do conteúdo estudado. Não há necessidade de imprimí-los, mas você deverá fazer um resumo desse conteúdo no seu caderno para a próxima semana,  abordando os assuntos: 
- os reinos de seres vivos
- os tipos de reprodução
- a evolução e as idéias de Darwin e Lamarck
- estudar os ciclos e comentar sua importância.
 Não se esqueça que você precisará desses textos já a partir de 2º-feira portanto, não deixe de lê-los. Na  próxima aula da semana que vem, darei os vistos nos resumos,ok?



Em caso de dúvida, entre em contato...



OS SERES VIVOS

Divisão dos Seres Vivos em Cinco Reinos:

1. REINO MONERA: Bactérias e Algas azuis
2. REINO PROTISTA: Protozoários e Algas
3. REINO FUNGI
4. REINO METAPHYTA OU PLANTAE
5 REINO METAZOOA OU ANIMALIA

Segundo a classificação dos seres vivos mais atual, proposta por Whittaker em meados do séc. XX, os seres vivos dividem-se em cinco reinos:

a) REINO DOS ANIMAIS - seres vivos pluricelulares geralmente com locomoção própria e que se alimentam de outros seres vivos.

b) REINO DAS PLANTAS - seres vivos pluricelulares sem locomoção. Têm clorofila e produzem o seu próprio alimento.

c) REINO DOS FUNGOS - seres vivos pluricelulares (às vezes unicelulares). Sem locomoção. Não têm clorofila e alimentam-se de matéria orgânica em decomposição (apodrecida) ou parasitam outros seres vivos.

d) REINO PROTISTA - Seres vivos geralmente unicelulares (alguns podem ser pluricelulares). As células têm núcleo núcleo individualizado. Este reino inclui protozoários e algas.
e) REINO MONERA - seres vivos unicelulares sem núcleo individualizado. O exemplo mais comum são as bactérias.


Muitas vezes os reinos dos seres vivos são apresentados através de um esquema em "árvore". Este esquema permite não só relacionar as espécies de acordo com o grau de parentesco, mas também organizá-los em termos de complexidade (os mais simples na base e os mais complexos no topo).






A REPRODUÇÃO E OS SERES VIVOS:


REPRODUÇÃO SEXUADA E A VARIABILIDADE GENÉTICA

* Reprodução onde ocorre diferença entre os seres vivos e portanto, aumento da variabilidade genética.



REPRODUÇÃO ASSEXUADA

  • Reprodução onde se formam clones ( cópias idênticas dos seres vivos)
  • Ocorre a reprodução de um grande número de seres vivos em pouco espaço de tempo




Alguns exemplos da reprodução assexuada:

BIPARTIÇÃO

BROTAMENTO



REFLETINDO SOBRE A REPRODUÇÃO...

01. Os seres vivos podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente.

a) Qual é o tipo de divisão celular envolvido em cada uma dessas modalidades reprodutivas?
Na reprodução sexuada geralmente ocorre meiose: na assexuada, há apenas mitose.

b) Qual a importância biológica da reprodução sexuada?

 A reprodução sexuada permite maior variabilidade genética entre os descendentes. Com isso, também aumenta a variabilidade genética da espécie, permitindo maior probabilidade de adaptação e sobrevivência caso haja ocorra alguma alteração ambiental drástica.


02.  Um organismo apresenta reprodução sexuada durante uma fase da vida e assexuada em outra. Em qual dessas fases os descendentes devem apresentar maior semelhança com seus genitores? Por quê?

A maior semelhança entre os genitores ocorrerá nos descendentes oriundos da reprodução assexuada. Nesse tipo de reprodução, um único ser vivo, por meio da mitose, origina outros seres vivos geneticamente idênticos a ele. Na reprodução sexuada, há dois seres vivos que, por meiose, produzem gametas. Estes, por fecundação, originam indivíduos geneticamente diferentes.


03. Em muitos organismos unicelulares, como as amebas, as células-filhas resultantes da divisão mitótica funcionam como organismos independentes; novas plantas podem surgir a partir de raízes ou mesmo de folhas; em certos animais, como a hidra, novos indivíduos surgem por brotamento.
a) A que tipo de reprodução se referem esses exemplos?
 Referem-se à reprodução assexuada.

b) Cite duas vantagens e uma desvantagem desse tipo de reprodução.

Vantagens: na reprodução assexuada, há produção de descendentes em menor tempo (o processo é mais rápido que na reprodução sexuada) e os organismos têm menor gasto energético do que os que realizam a reprodução sexuada. Como a reprodução assexuada produz descendentes geneticamente iguais ao indivíduo que os originou, características previamente selecionadas se mantêm. Isso é importante, por exemplo, no caso de vegetais cultivados que têm características genéticas como resistência a determinadas doenças e maior produtividade, sendo interessante que permaneçam na espécie.

Desvantagem: como a reprodução assexuada não produz variabilidade genética, seus descendentes tornam-se mais suscetíveis às variações ambientais. Assim, caso ocorra mudança desfavorável no meio onde vivem, populações inteiras podem morrer, resultando, em último caso, na extinção da espécie.



UMA DAS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS: 
                                        A EVOLUÇÃO

Ao longo das gerações, os seres vivos podem apresentar modificações, que influemciam a capacidade do organismo de sobreviver e se reproduzir. Esse processo é chamado EVOLUÇÃO.

Comparação entre Lamarckismo e Darwinismo


LAMARCKISMO / DARWINISMO
Semelhanças

- Teorias explicativas da biodiversidade
- Atribuem ao ambiente um papel importante na evolução

Diferenças
- Lamarck apoia a ideia de que o meio é o principal factor favorável pelas alterações em determinado órgão dos seres vivos.
- Darwin defende que o ambiente vai desempenhar um papel de seleccionador (selecção natural) na medida em que escolhe as variações dos seres vivos (variabilidade diferencial) que permite uma melhor sobrevivência (sobrevivência diferencial).
 

Reflexão:  Lamarck e Darwin são ambos a favor do evolucionismo mas os princípios que apresentam mostram diferenças acentuadas. Os dois evolucionistas defendem a existência de antepassados comuns a todos os seres vivos e a modificação lenta e gradual das espécies ao longo do tempo. Porém, as suas opiniões diferem relativamente ao papel do meio, à maneira como surgem as mudanças nas espécies e ainda na forma como as novas características são transmitidas.








CICLO DA ÁGUA



CICLO DO OXIGÊNIO (O2)

CICLO DO CARBONO (CO2)


CICLO DO NITROGÊNIO (N2)



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