ATIVIDADE I- GLOSSÁRIO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ATIVIDADE AVALIATIVA- GLOSSÁRIO DE BIOLOGIA
Professora: Gláucia Coelho- 1º ANO/2013
ALUNO: ________________________________________________ Nº ________ TURMA: ________
I- GLOSSÁRIO
ASSUNTO: ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE
1- ABIÓTICO: COMPONENTE
NÃO VIVO EM UM ECOSSISTEMA: AR/ÁGUA/SOLO/LUZ SOLAR/UMIDADE, ETC
2-
AQUECIMENTO GLOBAL: O AQUECIMENTO DA
TERRA POR CAUSA DA INTENSIFICAÇÃO DO EFEITO ESTUFA
3-
BIOMA: OU ECOSSISTEMA OU SISTEMAS ECOLÓGICOS. EXEMPLOS: MATAS,
FLORESTAS, OCEANOS, ETC
4- BIOSFERA: TODA
A REGIÃO DO PLANETA ONDE EXISTE VIDA
5- BIÓTICO: FATORES
COM VIDA NO MEIO AMBIENTE. TODOS OS SERES VIVOS
6-
CADEIA ALIMENTAR: SEQUÊNCIA DE SERES VIVOS ONDE UM SERVE DE ALIMENTO AO OUTRO,
OU SEJA, HÁ PASSAGEM DE ENERGIA E ALIMENTOS ENTRE ELES.
7-
CFC: ABREVEATURA DE CLOROFLUORCARBONOS. GRUPO DE GASES QUE REAGE
COM O 03 DA CAMADA DE OZÔNIO, DESTRUINDO-A.
8-
CHUVA ÁCIDA: FENÔMENO OCASIONADO PELA LIBERAÇÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA
( ÓXIDOS DE ENXOFRE E NITROGÊNIO) QUE REAGINDO COM O H2 AMOSFÉRICO, FORMA ÁCIDO
E CAINDO COM A CHUVA PROVOCA DESTRUIÇÃO E QUEIMADURAS.
9-
CIANOBACTÉRIAS: ORGANISMOS UNICELULARES PROCARIONTES, FOTOSSINTÉTICOS, COM
CLOROFILA E PIGMENTOS.
10- CLOROFILA: PIGMENTO
FOTOSSINTÉTICO
11-
COMUNIDADE: CONJUNTO DE SERES VIVOS DE DETERMINADO LUGAR QUE MANTEM
RELAÇÕES ENTRE SI.
12-
COMUNIDADE CLÍMAX: ESTÁGIO FINAL DE UMA SUCESSÃO ECOLÓGICA
13-
CONSUMIDOR: ORGANISMO QUE SE ALIMENTA DE PLANTA E OUTROS ORGANISMOS. PODE
SER 1º/2º/3º, ETC.
14-
DECOMPOSITOR: SERES RESPONSÁVEIS PELA DECOMPOSIÇÃO DE TODA A MATÉRIA. EX:
FUNGOS E BACTÉRIAS.
15-
ECOSSISTEMA: CONJUNTO FORMADO PELOS FATORES FÍSICOS E SERES VIVOS DO MEIO
AMBIENTE E PELAS DIVERSAS INTERAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE.
16-
EUTROFIZAÇÃO: DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO PROVOCADO PELO EXCESSO DE NUTRIENTES
NA ÁGUA QUE LEVA À FALTA DE OXIGÊNIO E À MORTE DE VÁRIOS ORGANISMOS AQUÁTICOS.
17- FITOPLÂNCTON: CAMADA DO PLÂNCTON FORMADA PELA
ALGAS
18- FOTOSSÍNTESE: PROCESSO
QUÍMICO EM HÁ PRODUÇÃO DE ENERGIA QUÍMICA A PARTIR DA ENERGIA FÍSICA E OCORRE
NOS CLOROPLASTOS
19- HABITAT: LOCAL ONDE SE
ENCONTRA DETERMINADO SER VIVO.
20- HERBÍVORO: ANIMAIS QUE SE
ALIMENTAM DE PLANTAS ( CONSUMIDORES PRIMÁRIOS)
21- LÍQUEN: ASSOCIAÇÃO
HARMÔNICA ENTRE FUNGO E ALGA DESENVOLVENDO UMA RELAÇÃO MUTUALÍSTICA DE
BENEFÍCIO MÚTUO.
22- MARÉ VERMELHA: FENÔMENO
AMBIENTAL OCASIONADO PELA PROLIFERAÇÃO DE ALGAS VERMELHAS DO REINO PROTISTA, O
QUE LEVA A UM DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL POR PROVOCAR A MORTE DOS DEMAIS SERES NO
ECOSSISTEMA.
23- NICHO ECOLÓGICO: PAPEL QUE
CADA SER DESEMPENHA NA NATUREZA ( PRODUTOR/CONSUMIDOR/DECOMPOSITOR)
24- ONÍVORO: ANIMAIS COM UMA
ALIMENTAÇÃO VARIADA ( SÃO TANTO HERBÍVOROS QUANTO CARNÍVOROS)
25- OZÔNIO: COMPOSTO QUÍMICO
FORMADO POR 3 MOLÉCULAS DE 02 E QUE COMPOEM A CAMADA DE GÁS ATMOSFÉRICO, QUE
PROTEJE A TERRA DOS RAIOS NOCIVOS DO SOL.
26- POPULAÇÃO: CONJUNTO DE
INDIVÍDUOS DA MESMA ESPÉCIE VIVENDO EM UM MESMO LOCAL.
27- PRODUTOR: OU AUTÓTROFO,
PRODUZ SEU PRÓPRIO ALIMENTO, ATRAVÉS DO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE.
28- SUCESSÃO ECOLÓGICA: SEQUÊNCIA
DE SERES VIVOS ONDE VAI HAVENDO UMA SUCESSÃO DE SERES DESTE A ESPÉCIE PIONEIRA
ATE A INSTALAÇÃO DE UMA COMUNIDADE CLÍMAX.
29- TEIA ALIMENTAR: CONJUNTO DE
VÁRIAS CADEIAS ALIMENTARES
30- ZOOPLÂNCTON: ANIMAIS QUE
FORMAM O PLÂNCTON ( CAMADA SUPERFICIAL DAS ÁGUAS).
ATIVIDADE II- EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À BIOLOGIA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ALUNO: ________________________________________________
Nº ________ TURMA: ________
Professora: Gláucia Coelho- 1º ANO/2013
GABARITO:
1- C
2- B
3- C
4- B
5- ( F )
( G )
( H )
( B )
( C )
( D )
( I )
( A )
( E )
6- E
7- 02 E 04
8- C
9- A
10- C
11- B
12- E
13- E
ATIVIDADE III- ECOLOGIA/ REVISÃO DE CADEIA ALIMENTAR
ATIVIDADE AVALIATIVA DE BIOLOGIA
PROFESSORA- GLÁUCIA MARIA COELHO
NOME: __________________________________________Nº____ TURMA: ______
1- O diagrama a seguir representa uma teia alimentar:
PLANTA
CARAMUJO SABIÁ
COBRA DECOMPOSITOR
PULGÃO ( Inseto) GRILO PARDAL
A- Indique o produtor- PLANTA
B- Indique dois consumidores secundários: SABIÁ E GRILO
C- Qual o nível trófico do pardal: 4º
NÍVEL TRÓFICO
D- que tipo de consumidor poderia ser a cobra? 3º E 4º ORDEM
E- Explique o que ocorreria com as populações de grilos e de
sabiás se todas as cobras fossem eliminadas.:
SABIÁ IRIA AUMENTAR E A DE GRILOS DIMINUIR
2- Um ecossistema aquático apresenta os
seguintes seres vivos:
a.
peixe carnívoro d - decompositores
b.
algas microscópicas e - caramujo
c.
peixe herbívoro
Faça o esquema de uma teia, com as relações
alimentares entre os seres vivos deste ecossistema.
3- Esquematize uma Cadeia alimentar entre grupos constituídos por
bactérias e fungos, pássaros, vegetais e insetos, e explique o que
aconteceria se o consumidor secundário dessa cadeia desaparecesse.
VEGETAIS-----
INSETOS ----- PÁSSAROS--- BACTÉRIAS E
FUNGOS
OS
CONSUMIDORES 2º SERIAM OS PASSAROS. SE
ELES DESAPARECESSEM, HAVERIA UM AUMENTO
DO Nº DE INSETOS, CONSEQUENTEMENTE UMA REDUÇÃO DOS VEGETAIS.
4- O diagrama abaixo
é uma pirâmide de energia.
a- o que representa a largura de cada
nível do diagrama?
A QUANTIDADSE DE ENERGIA DISPONÍVEL EM CADA NÍVEL TRÓFICO
b- Por que a largura de um nível não
pode ser maior que a do nível abaixo dele?
POR QUE A ENERGIA É
PERDIDA EM CADA NÍVEL DA CADEIA ALIMEMENTAR.
5- Analise a teia alimentar a seguir e suponha que, nessa
comunidade, foi introduzida uma espécie que se alimenta de pássaros.
PLANTAS --------- INSETOS -----------
ARANHAS
PÁSSAROS
a- a que nível trófico pertencerá essa nova espécie? 4º NÍVEL TRÓFICO
b- com a introdução dessa nova espécie na comunidade, o que
poderá ocorrer com as populações de aranhas? Por quê?
A POPULAÇÃO
DE ARANHAS AUMENTARÁ, PORQUE HAVERÁ UMA AUMENTO NO NÚMERO DE INSETOS QUE SERVIRÃO DE ALIMENTO
A ELAS.
6- Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?
DECOMPOR A
MATÉRIA ORGÂNICA. FAZER UMA RECICLAGEM NO AMBIENTE.
7- Esquematize os ciclos da água, do carbono e do
nitrogênio( use uma folha à parte)
PESQUISE OS
DESENHOS EM SEU LIVRO
CAROS ALUNOS, LOGO MAIS POSTAREI AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO, OK? CONFIRAM !!!
..De acordo com a ATIVIDADE3(n°5)... A letra(a),não seria o 5°Nível trófico??
ResponderExcluirJá que a:
Planta-Produtor(1°níveltrófico)=>
Insetos-C1(2°níveltrófico)=>
Aranhas-C2(3°níveltrófico)=>
Pássaros-C3(4°níveltrófico)=>
PredadorX-C4(5°níveltrófico).
Ele é predador de pássaros e os pássaros estão no 3° nível trófico, eles se alimentam de insetos e não de aranhas
Excluir*Eu entendi assim
..De acordo com a ATIVIDADE3(n°5)... A letra(a),não seria o 5°Nível trófico??
ResponderExcluirJá que a:
Planta-Produtor(1°níveltrófico)=>
Insetos-C1(2°níveltrófico)=>
Aranhas-C2(3°níveltrófico)=>
Pássaros-C3(4°níveltrófico)=>
PredadorX-C4(5°níveltrófico).