sexta-feira, 9 de agosto de 2019


2º ANOS: ATENÇÃO!!!

ATIVIDADE DE COMPLEMENTAR DE REVISÃO

SUGESTÃO: 
* SE NECESSÁRIO, FAÇA A ATIVIDADE COMO FORMA DE REVISÃO
* EM CASO DE DÚVIDAS... ENTRE EM CONTATO!!!
BONS ESTUDOS!!!

ESTUDO DIRIGIDO: REINO PLANTAE 

I- VEGETAIS INFERIORES ( TALÓFITAS):

1- De maneira geral como ocorre a divisão dos vegetais?

2- Quem  são os vegetais considerados inferiores? Por que são classificados assim?


3- O que possuem as algas desse grupo para serem classificadas como vegetais?

II- VEGETAIS INFERIORES:  ( BRIÓFITAS)


1- Conceitue Briófitas e dê um exemplo.

2- Qual é o habitat dos musgos?


3- Desenhe um musgo com suas características gerais


4- O que justifica a pequena dimensão dos musgos?

5- Como ocorre a reprodução e quais são as fases reprodutivas desses vegetais?


6- Dê o nome dos gametas masculino e feminino vegetal


7- Como são chamados os gametângios masculino e feminino?

8- Como são as células do esporófito e gametófito quanto ao número de cromossomos?


9- Os esporos são sempre haplóides? Por quê?

10- O que resulta da união entre dois gametas?

11- O que o zigoto irá formar?

12-  O que o esporófito origina?


13- Quanto à durabilidade do ciclo como é a fase esporofítica e gametofítica das briófitas?

  

III- VEGETAIS INTERMEDIÁRIOS: PTERIDÓFITAS
1- Como ocorre a evolução das pteridófitas em relação às briófitas?

2- O que significa traqueófita?

3- Quem são as plantas traqueófitas?

4- o que significa rizoma nas pteridófitas?


5- Como ocorre a reprodução das pteridófitas?

6- O que representa a folha de uma samambaia quanto à  reprodução e durabilidade?

7- O que são soros e o que eles armazenam?


8- O que é PROTALO?

9- Onde se localizam nas pteridófitas os anterídeos e os arquegônios?


10- Como é o esporófito e o gametófito quanto ao numero de cromossomos e reprodução?


11- Qual é a fase DURADOURA e  TEMPORÁRIA  desses vegetais?

12- Qual é a importância da água para esses seres vivos?

13- Esquematize o ciclo da BRIÓFITAS e PTERIDÓFITAS.


IV-                VEGETAIS SUPERIORES


1-  Como são conhecidos esses vegetais quanto à presença da flor, semente e vasos condutores de seiva?

2- Quais as principais características desses vegetais?

3- O que são cones ou estróbilos?

4- O que significam os termos GIMNOSPERMA e ANGIOSPERMA?


5- Dê exemplos de angiospermas e gimnospermas.



GIMNOSPERMAS:

1-Como são as flores das gimnospermas?

2-O que acontece com os óvulos dessas plantas?

3-Como são as folhas e flores dos pinheiros?

4-O que são pinhas?

ANGIOSPERMAS:

1-Qual é a aquisição evolutiva mais importante desse grupo?


2-Qual é a função do fruto?
      
3-Quais são os grupos das angiospermas?


4-Qual é a função das flores nesses vegetais?


5-Quais são os elementos que compõem uma flor?

6-O que são: ESTAMES, CARPELOS, CÁLICE, COROLA, ANDROCEU E GINECEU?
        -
       
7-Faça um quadro que diferencie MONOCOTILEDÔNEAS de DICOTILEDÔNEAS.
OBSERVE QUADRO COMPARATIVO EM LIVROS E CADERNO E BLOG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário