- Imprima a atividade e faça na própria folha para entregar.
- Formate a atividade para economizar folhas
- Favor grampear a atividade e colocar nome e turma.
2º ANOS: TURNO- MANHÃ
* ENTREGAR- DIA: 10/04/14 ( quinta-feira)
*****************************************
2º ANOS: TURNO- TARDE
* ENTREGAR- DIA: 09/04/14 ( quarta-feira)
*************************************************************
GABARITO DO ESTUDO DIRIGIDO I
Parte II Embriogênese
|
|||||||||
1- A 2- D
|
3- B 4- D
|
5- E
|
6- E
|
7- C
|
8- A
|
9- C
|
10- A
|
||
11- E 12- D
|
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA- Gláucia Coelho
Nome: _____________________________________ Turma: ________
ATIVIDADE DE REVISÃO: ASSUNTO: EMBRIOLOGIA
Parte I: Embriogênese
1) (U. São Francisco‑SP) A figura representa um corte através de uma blástula. Pela disposição dos blastômeros e do vitelo, pode-se afirmar que essa blástula se originou a partir de um ovo:
a) telolécito.
b) centrolécito.
c) heterolécito.
d) oligolécito.
e) alécito.
|
2) (UFMT) A notocorda é uma estrutura embrionária que:
a) dá origem aos somitos.
b) persiste no adulto de todos os vertebrados.
c) desaparece no anfioxo adulto.
d) é substituída pela coluna vertebral nos vertebrados.
e) dá origem à coluna vertebral dos mamíferos.
3) (U. F. Ouro Preto‑MG) No desenvolvimento embrionário dos animais, existem etapas características nas quais ocorrem processos mais ou menos semelhantes. Observe que há uma seqüência cronológica igual para todos os grupos zoológicos, traduzindo a "origem comum" dos metazoários. Os principais "momentos" pelos quais passam os embriões de diferentes grupos são:
1. segmentação;
2. mórula;
3. blástula;
4. gástrula;
5. nêurula.
Para você visualizar o que ocorre em cada uma dessas fases, basta relacioná‑las corretamente com os eventos abaixo.
A. Formação de tubo neural.
B. Proliferação do ovo originando os blastômeros.
C. Micrômeros e macrômeros envolvendo pequena cavidade central.
D. Intensas modificações dos blastômeros originando três folhetos embrionários.
E. Formação de uma estrutura esférica e maciça.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta dos "momentos" do desenvolvimento embrionário.
a) 1E, 2B, 3A, 4D, 5C
b) 1B, 2E, 3C, 4D, 5A
c) 1A, 2C, 3E, 4B, 5D
d) 1C, 2D, 3A, 4E, 5B
e) 1D, 2A, 3E, 4B, 5C
4) (UF-MG) Estágio do desenvolvimento embrionário de anfioxo:
Qual a alternativa errada?
a) Este esquema representa uma gástrula, que foi precedida pela blástula.
b) 1 representa o ectoderma e 2 o endoderma.
c) 3 representa o intestino primitivo e 4 dará origem ao ânus.
d) O mesoderma será formado a partir de 1.
e) 1 originará a epiderme e o sistema nervoso
5) O esquema representa um corte transversal do corpo de um embrião de cordado em estágio de nêurula. Assinale a alternativa que indica a fase da embriogênese imediatamente anterior à nêurula e a estrutura que se originará da porção embrionária apontada pela seta.
a) mórula, tubo digestivo
b) blástula, sistema nervoso central
c) gástrula, tubo digestivo
d) blástula, tubo digestivo
e) gástrula, sistema nervoso central
6) O esquema abaixo representa uma gástrula jovem.
Se a região indicada pela seta se diferenciar em boca, pode-se afirmar que o embrião em desenvolvimento não pertence ao grupo dos:
a) platelmintos.
b) anelídeos.
c) moluscos.
d) artrópodos .
e) cordados .
7) (PUC) O esquema a seguir representa o corte transversal de um protocordado (Anfioxo), onde são indicadas quatro estruturas.
Pode-se afirmar que apresentam a mesma origem embrionária as estruturas.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 1 e 4
d) 2 e 4
e) 3 e 4
Instruções: Os esquemas abaixo devem ser utilizados para responder às questões de números 8 e 9.
8) (PUC) Assinale a alternativa correta:
a) I representa o padrão de organização de um animal acelomado e II, dos animais celomados.
b) I e II representam padrões diferentes de organização dos animais celomados.
c) I e II representam padrões diferentes de organização dos animais pseudocelomados.
d) I e II representam padrões diferentes de organização dos animais acelomados.
e) I representa o padrão de organização dos animais pseudocelomados e, II, dos animais celomados.
9) (PUC) Entre os animais, os padrões de organização I e II podem ser observados, respectivamente, em uma:
a) planária e uma tênia.
b) lombriga e uma tênia.
c) planária e uma minhoca.
d) hidra e uma minhoca.
e) água viva e uma planária.
10) (MACK-SP) Durante o desenvolvimento embrionário de vários vertebrados, observamos nitidamente algumas fases, caracterizadas pelo aparecimento de determinadas estruturas. A seqúência correta dessas fases está representada na alternativa:
a) mórula - blástula - gástrula - nêurula.
b) mórula - blástula - nêurula - gástrula.
c) blástula - mórula - gástrula - nêurula.
d) mórula - gástrula - blástula - nêurula.
e) blástula - mórula - nêurula - gástrula.
11) (Unirio-RJ) O esquema a seguir representa, em corte transversal, o embrião de um cordado. A notocorda, o tubo neural, o celoma e o arquêntero são representados, respectivamente, por:
a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 1, 3, 4
c) 4, 3, 2, 1
d) 1, 2, 4, 3
e) 2, 1, 4, 3
12) (UFMG) Observe a figura:
Essa figura representa uma das fases iniciais do desenvolvimento embrionário de um cordado. Todas as estruturas indicadas estão presentes nessa fase, exceto:
a) arquêntero.
b) blastocele.
c) blastóporo.
d) celoma.
e) endoderme.
Parte II: E. DIRIGIDO- RECUP. PARALELA- 1º BIM./2014
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
04- Qual o local de produção dos espermatozóides? TESTÍCULOS
06- Onde os espermatozóides são armazenados? EPIDÍDIMO
07- Em que fase do ciclo menstrual ocorre a descamação da camada funcional do endométrio?
09- Faça um quadro comparativo entre: espermatogênese x ovogênese.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
DISCIPLINA- BIOLOGIA
PROFESSORA- Gláucia Coelho
Nome: ________________________________________ Turma: ________
GABARITO DO ESTUDO DIRIGIDO II
01- Conceituar:
a) zona pelúcida- REGIÃO DO ÓVULO QUE SURGE APÓS A FECUNDAÇÃO
b) espermiogênese- FORMAÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES
d) acrossomo- REGIÃO ANTERIOR DO ESPERMATOZÓIDE QUE CONTEM ENZIMAS QUE AJUDAM A ROMPER A M.C DO ÓVULO
e) ovogênese- FORMAÇÃO DOS ÓVULOS
f) ovócito- FASE DO ÓVULO QUE SUCEDE A OVULAÇÃO
g) óvulo- GAMETA FEMININO
h)- blástula- FASE EMBRIONÁRIA ONDE O EMBRIÃO É CHAMADO DE BASTOCISTO
i)- blastocisto- FASE DO EMBRIÃO ONDE SE ENCONTRAM AS C.T.E
j)- células- tronco embrionárias- ORIGINARÃO OS TECIDOS DO ORGANISMO
02- Indicar o trajeto percorrido pelo espermatozóide desde a sua produção até a sua liberação do aparelho reprodutor masculino.
03- Em que região do aparelho reprodutor feminino ocorre a fecundação? TUBAS UTERINAS
04- Qual o local de produção dos espermatozóides? TESTÍCULOS
05- Qual o local de produção dos ovócitos? OVÁRIOS
06- Onde os espermatozóides são armazenados? EPIDÍDIMO
07- Em que fase do ciclo menstrual ocorre a descamação da camada funcional do endométrio?
FASE DA MENSTRUAÇÃO
08- Qual a importância da gametogênese? FORMAÇÃO DOS GAMETAS
09- Faça um quadro comparativo entre: espermatogênese x ovogênese.
VERIFICAR O LIVRO
10- Fale sobre a clivagem do zigoto. e descreva e/ou esquematize um blastocisto.
CLIVAGEM- DIVISÃO DO ÓVO QUE SOFRENDO MITOSES SUCESSIVAS ORIGINARÁ A
MÓRULA- BLÁSTULA- GÁSTRULA- NÊURULA.
BLASTOCISTO- FASE DO EMBRIÃO ONDE SE ENCONTRAM AS C.T.E.
CLIVAGEM- DIVISÃO DO ÓVO QUE SOFRENDO MITOSES SUCESSIVAS ORIGINARÁ A
MÓRULA- BLÁSTULA- GÁSTRULA- NÊURULA.
BLASTOCISTO- FASE DO EMBRIÃO ONDE SE ENCONTRAM AS C.T.E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário