- O Estudo Dirigido deve ser feito no próprio caderno, como forma de rever o conteúdo estudado.
- Atividade para a próxima aula:
Turno: Manhã- 3ª-feira (25/02)
Turno: Tarde- 4ª-feira ( 26/02).
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA - CITOLOGIA – PARTEI
Professora: Gláucia Coelho- 2º ANO-
1º Bim./2014
ALUNO: _________________________________ Nº ________
TURMA: ________
1- A figura abaixo
mostra uma célula observada ao M.E.
a- A célula é proveniente de tecido animal ou vegetal?
Justifique
b- Se esta célula estivesse em intensa atividade
protéica, que organelas estariam mais desenvolvidas? Por quê?
2- Dê o nome à célula representada assim como às
suas estruturas indicadas no esquema:
Funções:
1: Complexo de Golgi:____________________________________________
2: Mitocôndrias: _________________________________________________
3: Cloroplastos: __________________________________________________
4:
Vacúolos: ______________________________________________________
ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR MORAIS
ESTUDO DIRIGIDO: BIOLOGIA -
CITOLOGIA – PARTEII
Professora: Gláucia Coelho- 2º ANO-
1º Bim./2014
ALUNO: ________________________________________ Nº ________
TURMA: ____
ASSUNTO: CITOLOGIA/ METABOLISMO ENERGÉTICO CELULAR
I – RESPONDA:
1- Esquematize o processo da fotossíntese _____________________________
2- Esquematize o processo da respiração celular _________________________
3- Cite quais são os processos através dos quais os seres vivos podem
obter a energia de que precisam:
________________________________________________________________
4- Explique o que é qual a importância dos cloroplastos:
________________________________________________________________
5- Quais são as etapas da fotossíntese? _________________________________
6- O que significa dizer que a fotossíntese é um processo endotérmico?
7- O que significa glicólise?
8- Dê o significado de respiração celular aeróbia e anaeróbia
9- Responda às questões
abaixo, relacionando-as com a respiração aeróbia.
A- quais são as organelas responsáveis pela fotossíntese e respiração celular,
respectivamente?
B- qual é o destino do oxigênio que inalamos do ar?
C- de onde vem o gás carbônico que eliminamos na expiração?
10-Dê uma diferença
entre:
A- REL e RER ( retículo endoplasmático liso e rugoso)
B- Ribossomos e Polissomos
11- As células
epiteliais que revestem internemente a traquéia apresentam cílios em sua
superfície. Sabe-se que, em fumantes, ocorre a destruição dessas células
ciliadas, que são substituídas por células desprovidas de cílios. Esse fato
relaciona-se com o aumento de infecções no sistema respiratório dos fumantes.
A- que organela celular participa da formação dos cílios e
em que organismos, além do ser humano, os cílios estão presentes?
B- conhecendo as consequências da destruição das células
ciliadas da traquéia em fumantes, diga qual é a função dos cílios no organismo
humano.
C- cite uma função distinta dos cílios, em outro tipo de
célula.
12- Certas células do
pâncreas, chamadas de células beta, produzem o hormônio insulina, que
controla a taxa de açúcar no sangue. A
insulina é uma proteína, secretada por essas células diretamente no sangue.
Que organelas
certamente são abundantes no citoplasma dessas células pancreáticas?
Justifique.
13- Para os seres vivos
citados abaixo, indique aqueles que realizam apenas fotossíntese, aqueles que
realizam apenas respiração aeróbia, e os que são capazes de realizar os dois
processos.
Cianobactéria cogumelo gafanhoto morangueiro vírus da gripe
14- Considere 3 tipos
de células do corpo de um homem adulto: células epidérmicas, células do tecido
adiposo e espermatozóides.
A- em qual dessas células espera-se encontrar maior consumo
de ATP? Que tipo de organela citoplasmática essa célula terá em maior número do
que as demais?
B- qual das 3 células excretará mais gás carbônico?
Professora, pode fazer as questões sem a pergunta??
ResponderExcluirOlá, se vc não quiser imprimir a atividade deve copiar as questões, ok??
ResponderExcluir