domingo, 29 de dezembro de 2013

Feliz 2014...

FELICIDADES EM 2014 PARA TODOS VOCÊS.... BJS. Gláucia.

mensagem de final de ano para alunos

1º E 2º ANOS: RECUPERAÇÃO- JANEIRO/2014

ESTUDOS INDEPENDENTES- RECUPERAÇÃO JANEIRO/2014

* ROTEIRO: FAVOR CONFERIR  ABAIXO, CASO NECESSITE.

* CRONOGRAMA: PROVA DE BIOLOGIA

1º E 2º ANOS- DATA: 29/01/2014

HORÁRIO: MANHÃ

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

RECADO!!!

ATENÇÃO!!!

* FAVOR VERIFICAR OS ROTEIROS DOS  ESTUDOS INDEPENDENTES/2014 ABAIXO.

* AS NOTAS BIMESTRAIS SÓ PODERÃO SER LIBERADAS APÓS CONSELHO DE CLASSE.

1º e 2º ANOS: ESTUDOS INDEPENDENTES/2014

ROTEIRO DE ESTUDOS: 1º ANOS



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS – R 005C4
Rua Cornélio Cerqueira, 475 – Bairro Progresso – Fone: 3411-2085

Belo Horizonte Minas Gerais – CEP 30. 730-530



ORIENTAÇÃO PARA ESTUDOS  INDEPENDENTES/ 2014

 1. DADOS:
Disciplina: BIOLOGIA                           Série: 1º ANO                                Ano: 2013   
Professor Responsável: Gláucia Maria Coelho

2. INFORMAÇÕES:

-               Prova: 100,0 pontos
-               Mínimo para aprovação: 60,0 (sessenta) pontos
-               Data da Prova:  Janeiro de 2014
-               Horário da Prova: ______ horas

3. ORIENTAÇÕES:
Caro aluno, procure  rever os conteúdos estudados,  refazer atividades realizadas, pesquisar textos sobre os assuntos indicados,  etc...
Procure  pesquisar no BLOG de BIOLOGIA para tirar algumas dúvidas, se necessário.


Lembre-se: Na recuperação de Janeiro/2014 (Estudos Independentes) não há trabalho, ou seja, a avaliação vale 100 pontos.

 4- LIVRO ADOTADO: BIO- Volume 1- Sônia Lopes- 1ª edição-  2010- Editora- Saraiva
                                      

 5- Conteúdo (Assunto)

Atividades
                                               
1- CAP. 01 – INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

2- CAPs. 02 e 06- INTRODUÇÃO À ECOLOGIA
* A QUEBRA DO EQUILÍBRIO AMBIENTAL

3- CAP. 04- ESTRUTURA DOS ECOSSISTEMAS, FLUXO DE ENERGIA E CICLO DOS MATERIAIS
Relações alimentares como forma de transferência de energia e materiais.
·          Cadeia e Teia alimentar
·          Ciclos Biogeoquímicos e o papel dos decompositores dos materiais

Obs:
*  METABOLISMO ENERGÉTICO CÉLULAR
I- Fotossíntese  e Respiração celular
* REPRODUÇÃO e HISTOLOGIA
Reprodução assexuada, sexuada e a variabilidade genética

4- CAP.05- COMUNIDADES E POPULAÇÕES
* Relações: Intra e Interespecíficas

5- CAP.07- DAS ORIGENS AOS DIAS DE HOJE

6- CAP. 8- A QUÍMICA DA VIDA
·          Química celular:-  substâncias orgânicas e inorgânicas
                                       - Propriedades e importância.

7- CAPs. 09/10/12-  CITOLOGIA: ENVOLTÓRIOS CELULARES,
                             -   CITOPLASMA/ NÚCELO: DNA e RNA
                             -   SÍNTESE PROTÉICA
                             -  DIVISÕES CELULARES ( MITOSE/MEIOSE)

·          Etapas da Mitose e Meiose e a variabilidade genética



Sugestão de Estudo:

- Refazer as atividades  realizadas (teóricas e práticas).

- Fazer atividades do livro

- Aproveitar as atividades comentadas no BLOG que foram postadas durante todo o ano.

- Este roteiro é apenas uma sugestão de estudo como preparação para a avaliação de recuperação.
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ROTEIRO DE ESTUDOS: 2º ANOS




ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS – R 005C4
Rua Cornélio Cerqueira, 475 – Bairro Progresso – Fone: 3411-2085

Belo Horizonte Minas Gerais – CEP 30. 730-530



ORIENTAÇÃO PARA ESTUDOS  INDEPENDENTES/ 2014

 1. DADOS:
Disciplina: BIOLOGIA                                                 Série: 2º ANO                                Ano: 2013   
Professor Responsável: Gláucia Maria Coelho

2. INFORMAÇÕES:

-               Prova: 100,0 pontos
-               Mínimo para aprovação: 60,0 (sessenta) pontos
-               Data da Prova:  Janeiro de 2014
-               Horário da Prova: ______ horas

3. ORIENTAÇÕES:

Caro aluno, procure  rever os conteúdos estudados,  refazer atividades realizadas, pesquisar textos sobre os assuntos indicados,  etc...
Procure  pesquisar no BLOG de BIOLOGIA para tirar algumas dúvidas, se necessário.


Lembre-se: Na recuperação de Janeiro/2014 (Estudos Independentes) não há trabalho, ou seja, a avaliação vale 100 pontos.

 4- LIVRO ADOTADO: BIO- Volume 1- Sônia Lopes- 1ª edição-  2010- Editora- Saraiva
                                      

 5- Conteúdo (Assunto)

Atividades

1- CAP.11/12- REPRODUÇÃO / EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA
Reprodução assexuada, sexuada e a variabilidade genética

2-CAP. 13- OS  SERES VIVOS E OS VÍRUS
       -  Nomenclatura e classificação biológica
      - Características  gerais e doenças relacionadas

3- CAP. 14- REINO MONERA
      - Características  gerais e doenças relacionadas


4- CAP. 15- REINO PROTISTA
      - Características  gerais e doenças relacionadas


5- CAP. 16- REINO FUNGI
      - Características  gerais e doenças relacionadas


6- CAP.17- REINO VEGETAL
( características gerais )

7- REINO ANIMAL
      - Características  gerais e doenças relacionadas

- CAPs. 22/ 24- VERMINOSES HUMANAS
·         FILO: PLATELMINTO
·         FILO: NEMATELMINTO

 - CAP.25- CORDADOS ( características gerais do filo)

- CAP.31 a 34- EVOLUÇAÕ E FISIOLOGIA HUMANA

Sugestão de Estudo:

- Refazer as atividades  realizadas (teóricas e práticas).

- Fazer atividades do livro

- Aproveitar as atividades comentadas no BLOG que foram postadas durante todo o ano.

- Este roteiro é apenas uma sugestão de estudo como preparação para a avaliação de recuperação.
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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

1º ANO: ESTUDO DIRIGIDO COMENTADO PARTE I: 4ºBIM./2013


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE REVISÃO- BIOLOGIA: 4º BIM./2013- 1º ANO

ESTUDO DIRIGIDO I: NÚCLEO CELULAR

 
1- Quais são as partes que compõe o núcleo?
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown , 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula . Delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares . Possui duas funções básicas: regular as reações químicas armazenar as informações genéticas Período em que a célula não se encontra em divisão é denominado interfase (núcleo interfásico) .
2- Explique os termos a seguir:
a) eucarionte: indivíduo que apresenta célula eucariota      
b) procarionte: indivíduo que apresenta célula procariota- exemplo; bactérias     
c) cromatina: cromossomos desespiralizados vistos durante a intérfase       
d) cromossomo:
O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo centrômero).
e) centrômero: região do cromossomo que o divide em braços 

3- Qual a diferença entre a heterocromatina e eucromatina?

Núcleo Celular Cromatina - representa o material genético, com proteínas e moléculas de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas chamadas de heterocromatinas, e regiões distendidas chamadas eucromatinas. Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.

4- Quais as diferenças básicas entre DNA e RNA? Onde cada um deles é encontrado?

Cromossomo é uma única molécula de DNA O DNA (do inglês DesoxirribuNucleic Acid) é como uma escada retorcida ou uma dupla hélice e é composta por inúmero genes, os quais tem a função de determinar as características de cada um de nós.
RNA- ácido desoxirribonucléico. Encontrado no núcleo celular e no citoplasma
 

5- O que ocorre durante o processo denominado INTERFASE? Como é possível demonstrar este processo graficamente?

Núcleo Celular Uma célula em intérfase, isto é, que não está se dividindo, apresenta os seguintes componentes : ·1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. ·2. Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear- é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas. ·3. Nucléolo - Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear, rico em RNA ribossômico.
 

6- Explique corretamente os termos a seguir:
a) cariótipo
·  Cariótipo É o estudo da constituição cromossômica dos seres vivos. Na espécie humana, é composto de 46 cromossomos, em 23 pares (22 pares de autossomos e o par sexual), permitindo a análise das anomalias numéricas ou estruturais dos cromossomos.
Cariótipo é o conjunto de todos os cromossomos presentes no núcleo da célula de um organismo. O estudo do cariótipo (forma, tamanho e número de cromossomos de uma pessoa) pode ajudar no diagnóstico pré-natal ou pós-natal de aberrações genéticas.
 
b) genoma: conjunto dos genes      
c) gene: região do cromossomo que guarda as características genéticas   

               
d) gameta: célula reprodutora: óvulo e espermatozóide
e) célula somática: célula diplóide que guarda o total de cromossomos da esécie                            
f) gônada: ovários e testículos            
g) haplóide: célula reprodutora: óvulo e espermatozóide        
h) diplóide: célula somática                           
i) zigoto: primeira célula diplóide a se formar após a fecundação

7- Faça um esquema para uma mitose com 2n=10.
Uma célula em metáfase, por exemplo: terá 10 cromossomos com 20 cromátides, alinhados no meio da célula.

Analise outros exemplos:

Célula com oito cromossomos na metáfase I da meiose: 2n=8



Célula diplóide (2n = 6). As células 1,2,3 encontram-se, respectivamente, em:

1- meiose I,
2- meiose II
3- mitose



8- Explique os termos a seguir corretamente:
a) crossing-over: permuta ou trocas de informações entre os cromossosmos que acontecem na prófase I 
b) fibra do fuso (áster)
Aparelho Mitótico. É constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que convergem em direção do centríolo. As fibras do fuso são constituídas por microtúbulos(proteínas especiais). Cada cromossomo têm duas cromátides ligadas entre si através do centrômero, que é uma região que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constrição primária.

c) variabilidade genética: aumento da variação dos genes  entre os seres vivos
A variabilidade genética é resultado da recombinação genética e o acumulo de mutações, em um indivíduo ou em um grupo, que ocorrem em decorrência dos processos naturais do próprio organismo ou por exposição a fatores externos, deriva genética ou novas combinações a partir da reprodução sexuada. Estas variações se acumulam com o tempo, se tornam hereditárias e se fixam na população.
A principal fonte de toda a variabilidade genética é a mutação.
.                   
d) gametogênese: origem ou formação dos gametas



9- Os seres denominados procariontes possuem peculiaridades em seu núcleo, que permitem a sua utilização em procedimentos envolvendo a engenharia genética. Quais são estas peculiaridades? Como é possível diferenciar o núcleo eucarionte do núcleo procarionte?
Núcleo dos procariontes não tem a carioteca como no núcleo dos eucariontes e o material genético fica totalmente espalhado no citoplasma celular.

10- Todas as células humanas são nucleadas? Explique.
As hemácias são as únicas células humanas que não apresentam núcleo.

Nos mamíferos, os eritrócitos são discos bicôncavos que não têm núcleo e medem 0,007 mm de diâmetro; em outros vertebrados são ovais e não têm núcleo. A cor vermelha se deve à alta concentração da molécula de transporte de oxigênio dentro das células, a hemoglobina.