domingo, 30 de junho de 2013

2ºANOS: ATIVIDADE DE REVISÃO: 2º BIM./2013


Instruções: Caro aluno, faremos a Parte I da revisão em sala de aula e você deverá fazer a Parte II no seu caderno, como complemento do conteúdo e esclarecimento de dúvidas na semana das provas bimestrais.

 
ATIVIDADE DE  BIOLOGIA- REVISÃO: 2º BIM./2013  - 2º ANO
PROFESSORA- GLÁUCIA COELHO
Estudo Dirigido:SERES VIVOS-Parte II
 Protistas, Fungos e Algas

Questão 01- Quais são as principais características dos protistas que os diferem:
(a) Do Reino Monera
(b) Do Reino Fungi
(c) Do Reino Plantae
(d) Do Reino animaliae

Questão 02- Como são classificados os protistas de acordo com
(a) Tipo de locomoção
(b) Tipo de nutrição (Frisar os tipos de heterotrófos)

Questão 03- Descreva 2 importâncias ecológicas das algas unicelulares eucariotas (Reino Protista).

Questão 04- Qual é a função do vacúolo contrátil nos protozoários?

Questão 05- O termo "ALGA" se aplica a uma categoria não taxônomica dos seres vivos. Em que Reinos observam-se algas? Dê exemplos.

Questão 06- Descreva agente causador, modo de transmissão, sintomas, tratamento, prevenção e particularidades do ciclo das doenças causadas por protozoários como;
(a) Malária
(b) Doenças de Chagas
(c) Tricomoníase
(d) Amebíase
(e) Balantidíase
(e) Giardíase
(e) Doença do sono
(f) Leishmaniose

Questão 07- Quais são as principais características dos integrantes do Reino Fungi? O que os diferencia dos outros Reinos taxonômicos?

Questão 08- Como é a estrutura geral dos fungos? Defina hifas e micélios como padrões de formação de fungos?

Questão 09- Cite 4 importâncias ecológicas e econômicas dos fungos.

Questão 10- Descreva  associações mutualísticas dos fungos com outros seres vivos. Qual é a importância ecológica ou ambiental de tais associações?

Questão 11- Quais é o  grupo fúngico causador de parasitoses (principalmente ectoparasitoses)? Cite exemplos destas doenças em humanos

terça-feira, 18 de junho de 2013

1º ANOS: 2º BIM.2013- ATIVIDADES COMENTADAS


ATIVIDADE AVALIATIVA DE  BIOLOGIA- 2º BIM./2013__                                1º ANO
PROFESSORA- GLÁUCIA COELHO

DATA PARA ENTREGAR: 6ª- FEIRA ( 14/06/13)

ESTUDO DIRIGIDO: ASSUNTO: OS SERES VIVOS E A ORIGEM DA VIDA

1) Quais são as características gerais dos seres vivos? E quanto às células, como se organizam os seres vivos?
- apresentam células (exceção: VÍRUS)
- apresentam material genético ( capacidade de reprodução)
- os seres vivos são classificados em 5 REINOS:
* VÍRUS: acelular
* REINOS:
1- MONERA: bactérias e algas azuis- CÉLULA PROCARIOTA E UNICELULAR
2- PROTISTA: protozoários e algas- CÉLULA EUCARIOTA E UNICELULAR
3- FUNGI: mofo/ bolor/ cogumelo ( macroscópico)- CÉLULA EUCARIOTA E UNI/PLURIC.
4- VEGETAL- CÉLULA EUCARIOTA E PLURICELULAR
5- ANIMAL- CÉLULA EUCARIOTA E PLURICELULAR


PESQUISA COMPLEMENTAR

Características dos Seres Vivos
Material Genético
Podemos dizer que ser vivo é aquele que possui ácido nucléico (DNA ou RNA), de fato essa é uma das características encontradas em todos os seres vivos e exclusivamente neles.
Os vírus apresentam DNA ou RNA, os outros seres vivos apresentam os dois.

Composição Química Complexa

Os seres vivos são formados por compostos orgânicos e inorgânicos.

  • Os compostos orgânicos apresentam sempre o elemento químico carbono e são as proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e ácidos nucléicos.
  • Os compostos inorgânicos são a água e os sais minerais.

 Organização Celular

Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são constituídos por unidades conhecidas como células, entretanto os vírus somente se replicam no interior de células vivas.

  • Unicelulares: Alguns seres são formados por uma única célula, são os Moneras (bactérias e cianobactérias), Protoctistas (protozoários e algas) e alguns fungos.
  • Pluricelulares: Os animais, as plantas e os fungos em geral são formados por muitas células, sendo chamados de pluricelulares ou multicelulares.

As células constam essencialmente de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

  • Procariota: Quando a célula não apresenta uma membrana separando o material nuclear do citoplasma.
  • Eucariota: Quando a célula apresenta uma membrana nuclear ou carioteca.

No núcleo celular ficam os cromossomos onde está o DNA com os genes responsáveis pela transmissão das características hereditárias.
Ciclo Vital

Todo ser vivo nasce, cresce, reproduz-se e morre.
Embora alguns organismos individuais não completem todo o ciclo, ele acontece na espécie em geral.


Reprodução

Através da reprodução, os seres vivos são capazes de produzir outros seres vivos semelhantes a si mesmos, dessa forma as espécies se mantêm através dos tempos.

Há dois tipos fundamentais de reprodução: assexuada e sexuada.

  • Na reprodução assexuada ou agâmica, um organismo se divide em duas ou mais partes que  formarão novos organismos. É comum nos seres unicelulares.
  • Na reprodução sexuada ou gâmica acontece a formação de células especiais denominadas gametas. É necessário que o gameta masculino se uma ao gameta feminino para acontecer a formação de um novo organismo. É comum nos seres pluricelulares.


Mutação

Consiste na alteração de uma ou mais características dos seres vivos, ocasionada por alterações em um ou mais genes, ou por alterações nos cromossomos.
Se essa alteração ocorrer nas células que vão formar os gametas, ela será transmitida aos descendentes.
As mutações explicam, em parte, o aparecimento, ao longo do tempo, de muitas espécies novas a partir de outras já existentes; no processo conhecido como evolução das espécies. 

Metabolismo


2) Quais são os principais elementos químicos predominantes nos seres vivos?
C H O N

3) Explique a hipótese da geração espontânea.
Geração Espontânea ou ABIOGÊNESE: seres vivos nasciam da matéria bruta ( surgiam espontaneamente da matéria inanimada)

4) Explique a hipótese da biogênese.
BIOGÊNESE: origem dos seres vivos a parir de outro preexistente

5) Qual foi a experiência de Pasteur e o que ele provou?
Experimento do Balão Pescoço de Cisne. Prova e existência de microorganismos no ar.
Somente por volta de 1860, com os experimentos realizados por Louis Pasteur (1822 – 1895), conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.

6) Diferencie Panspermia da Teoria da Evolução Química.
Panspermia: ou Hipótese extraterrestre

Evolução química:
Criada na década de 30 pelos cientistas Alexander Ivanovich Oparin e John Burdon Sanderson Haldane, a hipótese defendia que a vida seria fruto das condições do nosso planeta há milhões de anos, quando surgiram as primeiras moléculas orgânicas.
.A Biologia defende que os primeiros seres vivos se formaram nos oceanos há 3,5 milhões de anos. A atmosfera era primitiva e seus principais gases seriam a amônia, o hidrogênio e o matano. As descargas elétricas geradas pelas tempestades teriam dado origem à primeira molécula orgânica, na atmosfera. Com as chuvas, os oceanos que eram quentes e rasos se tornaram o lugar ideal para o desenvolvimento de matéria viva. As moléculas orgânicas simples teriam se transformado em moléculas mais complexas. Para comprovar a hipótese, foram feitos estudos em condições parecidas do que acreditam terem sido os oceanos na época, e o resultado possibilitou a formação de moléculas orgânicas.
.Com o tempo o número de moléculas aumentou e tudo isso somado às condições do ambiente, formou uma espécie de “sopa nutritiva“, com grande quatidade de aminoácidos que formaram proteínas. Como todos nós sabemos, as proteínas não se dissolvem na água. Ao invés disso elas são envolvidas pelas moléculas de água formando coloides.
..A junção desses colides formou o que chamamos de coacervados, aglomerados que já teriam o aspecto de uma célula. As reações químicas que deveriam ocorrer no seu interior fazia com que eles interagissem com o meio externo. Vale lembrar que os coacervados não são células.

7) Explique a importãncia do experimento de Miller.

  O experimento de Miller era formado por tubos e balões de vidro interligados, onde foram adicionados compostos existentes na atmosfera primitiva, segundo Oparin: amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).

O sistema foi aquecido e recebeu descargas elétricas, simulando a temperatura eleva da época e as tempestades que ocorriam. No condensador a mistura dos gases era resfriada, simulando o resfriamento da Terra, pois as gotículas de água acumuladas escorriam, simulando as chuvas. O aquecimento provocava o ciclo desse processo.
Miller manteve esse sistema por uma semana. Após esse tempo, a água do reservatório, ou armadilha, foi analisada através de vários experimentos e mostrou a presença de aminoácidos e outras substâncias químicas mais simples.
Mesmo que Miller não tenha usado os mesmos gases, seu experimento mostra que nas condições da Terra primitiva era possível a formação de aminoácidos.


8). (UNICAMP) – A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
 Existência de matéria orgânica.

b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
Diminuição de alimento no meio e o aumento gradativo do CO2 atmosférico, o que contribuiu para o aparecimento dos primeiros seres fotossintetizantes.

c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?
Evolução, dado que o autótrofo é mais complexo do que o heterótrofo.


9. a) De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual seria a composição química da atmosfera da Terra primitiva?
Vapor de água (H2O), metano (CH4), amônia (NH3) e hidrogênio (H2)

b) Como os organismos fotossintetizantes modificaram a atmosfera primitiva da Terra, permitindo o aparecimento de outras formas de vida?
Produzindo oxigênio e permitindo o aparecimento de seres aeróbicos.

10- Na composição química de uma célula existem componentes orgânicos e inorgânicos. Quais são esses componentes.
INORGÂNICOS:  H2O e Sais Minerais
ORGÂNICOS:  Carboidratos, Lípides, Proteínas e Ácidos Nucléicos


 ATIVIDADE AVALIATIVA DE  BIOLOGIA- 2º BIM./2013_____                         1º ANO
PROFESSORA- GLÁUCIA COELHO

DATA PARA ENTREGAR: 6ª- FEIRA ( 21/06/13)


ESTUDO DIRIGIDO: ASSUNTO: ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS

01- Quais são os quatro compostos orgânicos fundamentais encontrados nos seres vivos?
São: açúcares, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos.

02- Na composição química de uma célula existem componentes orgânicos e inorgânicos. Quais são esses componentes?
Orgânicos: Carboidratos, lipídeos, proteínas, ácidos nucléicos,
Inorgânicos: água e sais minerais.

03-  Por que as células de intensa atividade possuem maior quantidade de água do que as células de pequena atividade metabólica?
O metabolismo celular é acionado por enzimas que só entram em atividade na presença de água.

04-  A taxa de água varia em função de três fatores básicos: atividade metabólica, idade e espécie. Baseado nesses dados, a alternativa que apresenta um conjunto de maior taxa hídrica é:
a) coração, ancião, cogumelo;
b) estômago, criança, abacateiro;
xc) músculo da perna, recém-nascido, medusa;
d) ossos da perna, adulto, "orelha-de-pau";
e) pele, adolescente, coral.


05.  As_____________ são compostos formados por _____________unidos (as) por ligações ____________e as

____________são ___________ orgânicos, de natureza ____________sensíveis às variações de temperatura.

Os termos que corretamente preenchem as lacunas são, respectivamente:
a) proteínas - aminoácidos - energéticas - gorduras - catalisadores - protéica.
xb) proteínas - aminoácidos - peptídicas - enzimas - catalisadores - protéica.
c) enzimas - aminoácidos - hídricas - proteínas - catalisadores - lipídica.


06. Quais são as características gerais dos lipídios? E quais são os principais tipos de lipídios?

O grupo dos lipídios é composto pelas gorduras, óleos e ceras, eles apresentam algumas características em comum como: a insolubilidade em água, a solubilidade em solventes  orgânicos e a capacidade de utilização pelos seres vivos.
A principal característica dos lipídios é o seu papel fundamental como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, além disso, fornecendo energia.
Podem ser classificados em:
Glicerídeos, Cerídeos e Esteróides


07. Os carboidratos são compostos orgânicos geralmente constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio, os quais podem ser divididos em três grupos:
xa) monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos   
b) polissacarídeos, monossacarídeos e amido
c) monossacarídeos, polissacarídeos e glicose

08- Consideram-se aminoácidos essenciais para um determinado animal, aqueles:
Xa) de que ele necessita, mas não consegue sintetizar, tendo que recebê-los em sua dieta.
b) de que ele necessita apenas nas primeiras etapas de seu desenvolvimento.
c) obtidos diretamente a partir de vegetais, que são os únicos organismos a sintetizá-los.


a- Aminoácidos essenciais ou indispensáveis são aqueles que o organismo de um animal não consegue sintetizar (mas podem ser sintetizados por outro animal ou por um vegetal). Os aminoácidos essenciais devem fazer parte da dieta alimentar deste animal, para evitar a desnutrição.

09. Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de:
a) carboidratos      b) lipídeos      c) proteínas       d) ácidos nucléicos

10- Os açúcares complexos, resultados da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.
a-      Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
AMIDO: RESERVA ENERGÉTICA VEGETAL
GLICOGÊNIO: RESERVA ENERGÉTICA ANIMAL

b-      Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.
VEGETAL: CÉLULAS VEGETAIS
ANIMAL: FÍGADO E MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS

11. Quais são as características gerais das proteínas? Cite alguns exemplos:
São macromoléculas orgânicas, formados a partir de pequenas unidades, os aminoácidos.
- estrutural: colágeno, queratina
- reguladora: hormônios: insulina/glucagon
- defesa: anticorpos

12. Quais são as funções principais que as proteínas desempenham nos seres vivos?
a) Funções: Estrutural, reguladora e lipídica
b) Funções: Estrutural, reguladora e defesa
c) Funções: Estrutural, glicídica e lipídica

13- Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas.
Os carboidratos, também chamados de _________________ ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do __________, todos os carboidratos são de origem vegetal, e eles podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e ________________. Os ___________ apresentam átomos de carbono em sua molécula e seus principais representantes são a glicose, frutose e ___________.
a)      Energéticos, carne, polissacarídeos, dissacarídeos, lactose.
xb)      Açúcares, mel, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose.
c)       Hidratos, ovos, oligossacarídeos, polissacarídeos, ácidos nucleicos.
d)      Substâncias estruturais, peixes, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose.
e)      Polímeros, ovos, polissacarídeos, monossacarídeos, lactose.

letra b
Os carboidratos, também chamados de açúcares ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal e podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos epolissacarídeos. Os monossacarídeos apresentam átomos de carbono em sua molécula e seus principais representantes são a glicose, frutose e galactose

14.  A água potável é o componente mais abundante da matéria viva e a sua ciclagem é fundamental para a garantia de vida no planeta. O ser humano adulto, por exemplo, é constituído por cerca de 63% de água, sendo que seu tecido nervoso contém 95% desse componente inorgânico. Só essas informações bastariam para a conscientização a respeito da preservação da água potável, mas podem-se oferecer muitas outras razões, como as descritas a seguir.
Dentre as razões constantes nas alternativas propostas, assinale o que for correto.

(01) A água é essencial para a vida, uma vez que as reações químicas da célula ocorrem em meio aquoso.
(02) A água é formadora do líquido intersticial que banha os tecidos e é componente do sangue dos animais e da seiva dos vegetais.
(04) O ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico e a permanente troca dessa substância entre a superfície da Terra, os seres vivos e a atmosfera.
(08) Muitas doenças dos países pobres estão relacionadas à água não tratada, à ausência de informação básica e às condições precárias de saneamento.
(16) A água tem pouca importância no controle térmico. Desse modo, o Hemisfério Sul, conhecido como o hemisfério das águas, apresenta maiores variações nas temperaturas médias do que o Hemisfério Norte. Nesse sentido, não é preocupante a inversão térmica.
SOMA DAS RESPOSTAS CORRETAS: 15

15-  Quais são as características gerais dos ácidos nucléicos? Cite os exemplos:

Compostos orgânicos formados por unidades menores, chamados NUCLEOTÍDEOS.
- DNA e RNA

domingo, 16 de junho de 2013

2º ANOS: SERES VIVOS: FIQUE POR DENTRO!!!

SERES VIVOS:
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO

VÍRUS:
A DENGUE
 O H.I.V


REINO MONERA:



REINO PROTISTA: 
ESQUEMAS E CICLOS

DOENÇA DE CHAGAS:

 DOENÇA DE CHAGAS E MALÁRIA:
REINO FUNGI


Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.

Os Fungos e sua Importância

Ecológica
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.

Fungos apodrecendo o morango.

Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem o grupos dos organismos decompositores, de grande importância ecológica. No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos.
Apesar desse aspecto positivo da decomposição, os fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em diferentes tipos de construções de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos. Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem.

A ferrugem do cafeeiro, por exemplo, é uma parasitose provocada por fungo; as pequenas manchas negras, indicando necrose em folhas, como a da soja, ilustrada a seguir, são devidas ao ataque por fungos.
      
Folha da soja com sintomas da ferrugem asiática.

Em muitos casos os fungos parasitas das plantas possuem hifas especializadas - haustórios - que penetram nas células do hospedeiro usando os estomas como porta de entrada para a estrutura vegetal. Das células da planta captam açúcares para a sua alimentação.
Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.

Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro, o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral.
As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importânte de adaptação, melhorando as condições de nutrição da planta.
Certos grupos de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes, dando origem a organismos denominados líquens. Estes serão discutidos posteriormente.

Econômica
Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam a fermentação.

Camembert

Destes últimos, alguns são utilizados no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão. Nesses processos, o fungo utilizado pertence à espécie Saccharomyces cerevisiae, capaz de transformar o açucar em álcool etílico e CO2 (fermentação alcoólica), na ausência de O2. Na presença de  O2 realizam a respiração. Eles são, por isso, chamados de anaeróbios facultativos.
Na fabricação de bebidas alcoólicas o importante é o álcool produzido na fermentação, enquanto, na preparação do pão, é o CO2. Neste último caso, o CO2 que vai sendo formado se acumula no interior da massa, originando pequenas bolhas que tornam o pão poroso e mais leve.




Roquefort

O aprisionamento do CO2 na massa só é possível devido ao alto teor de glúten na farinha de trigo, que dá a "liga" do pão. Pães feitos com farinhas pobres em glúten não crescem tanto quanto os feitos com farinha rica em glúten.
Imediatamente antes de ser assado, o teor alcoólico do pão chega a 0,5%; ao assar, esse álcool evapora, dando ao pão um aroma agradável.
Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente.

Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchella e da espécie Agaricus brunnescens, o popular cogumelo ou champignon, uma das mais amplamente cultivadas no mundo.

Morchella
 
Agaricus

Doenças Causadas por Fungos

Micose em couro cabeludo


As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.
São comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptiríase), das unhas e as que causam as frieiras (pé-de-atleta).
As micoses podem afetar também as mucosas como a da boca. É o caso so sapinho, muito comum em crianças. Essa doença se manifesta por multiplos pontos brancos na mucosa.
Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.


Fungos Unicelulares
À primeira vista, parece que todo o fungo é macroscópico. Existem, porém, fungos microscópicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.


Saccharomyces: fungos unicelulares. Note que os pequenos brotos são novos indivíduos que estão sendo formados por reproduçãoo assexuada.

Fungos Pluricelulares
Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.
Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.
O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece com os animais.

Tipos de Hifas
Dependendo do grupo de fungos, as hifas podem apresentar diferentes tipos de organização. Nas hifas cenocíticas, presentes em fungos simples, o fio é contínuo e o citoplasma contém numerosos núcleos nele inserido.

Fungos mais complexos, possuem hifas septadas, isto é, há paredes divisórias (septos) que separam o filamento internamente em segmentos mais ou menos parecidos. Em cada septo há poros que permitem o livre trânsito de material citoplasmático de um compartimento a outro.

 
Tipos de hifas- Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra. Nos fungos, os núcleos são haploides.

Reprodução nos fungos
Reprodução Assexuada

Fragmentação
A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente é por fragmentação: um micélio se fragmenta originando novos micélios.

Brotamento
Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por brotamento ou gemulação. Os brotos (gêmulas) normalmente se separam do genitor mas, eventualmente, podem permanecer grudados, formando cadeias de células.

Esporulação
Nos fungos terrestres, os corpos de frutificação produzem, por mitose, células abundantes, leves, que são espalhadas pelo meio. Cada células dessas, um esporo conhecido como conidiósporo (do grego, kónis = poeira), ao cair em um material apropriado, é capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc.
Para a produção desse tipo de esporo a ponta de uma hifa destaca-se do substrato e, repentinamente, produz centenas de conidiósporos, que permanem unidos até serem liberados. É o que acontece com o fungo penicillium, que assim foi chamado devido ao fato de a estrutura produtora de esporos - o conídio - se assemelhar a um pincel.
Ao lado- Micografia eletrônica de varredura mostrando o corpo de frutificação do Penicillium sp. frequente bolor encontrado em frutas. Os pequenos e leves esporos esféricos (conidiósporos) brotam de conídios que surgem na extremidade de uma hifa especializada, o conidióforo.


Laranja contaminada com Penicillium sp , vista a olho nú.
Em certos fungos aquáticos, os esporos são dotados de flagelos, uma adaptação à dispersão em meio líquido. Por serem móveis e nadarem ativamente, esses esporos são chamados zoósporos.

 Doenças causadas por fungos nos seres humanos:
 

- Ptiríase vesicolor: popularmente conhecida como impingem, é uma inflamação causada na pele.
 
- Micoses: aparecem em regiões úmidas do corpo (virilhas, dobras, pés, entre os dedos).
- Inflamações nas unhas: também conhecidas popularmente como unheiros.
- Candidíase: doença sexualmente transmissível (dst), que aparece na boca e na mucosa vaginal, sendo provocada pelo fungo Candida albicans.

Curiosidade:
- A penicilina, um dos mais importantes antibióticos, é produzida a partir do fungo Penicillium chrysogenum (bolor do pão).
  
TEXTOS COMPLEMENTARES:

A importância dos fungos para os seres humanos

Os fungos são organismos heterótrofos que se nutrem de substâncias orgânicas e são extremamente importantes na reciclagem de matéria orgânica.


Os fungos são organismos muito úteis aos seres humanos
Os fungos são organismos muito úteis aos seres humanos
Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento. Seus principais representantes são os cogumelos, orelhas-de-pau, leveduras e bolores. Algumas espécies de fungos trazem grandes prejuízos aos seres humanos, como a deterioração de alimentos, doenças como candidíase, pano branco, micoses, aspergilose pulmonar etc., no entanto, outras espécies são extremamente importantes, como veremos a seguir.
Como dissemos anteriormente, os fungos são organismos heterótrofos e se alimentam de moléculas orgânicas retiradas da matéria orgânica. Essa matéria orgânica da qual eles retiram essas moléculas é proveniente de cadáveres e restos de plantas e animais. Por esse motivo, eles são chamados de saprófagos e, juntamente com as bactérias, decompõem a matéria orgânica, fazendo a reciclagem de nutrientes na natureza e impedindo o acúmulo de lixo orgânico.
Algumas espécies de fungos como o Agaricus campestris e o Lentinus edodes, conhecidos respectivamente como champignon e shitake, são amplamente utilizados no preparo de diversos pratos da gastronomia.
Além desses fungos, há os que são utilizados na fabricação de queijos, como o Penicillium roqueforti, utilizado na produção do queijo roquefort, e o Penicillium camembertii, utilizado na fabricação do queijo camembert.
Já as leveduras, como o Saccharomyces cerevisae, são empregadas na fabricação de alimentos como pães, roscas, bolos etc. Elas são utilizadas como fermento, pois conferem à massa leveza e maciez. Em bebidas alcoólicas, como a cerveja, uísque e saquê, o Saccharomyces cerevisae também é empregado, mas na produção de vinho, o fungo utilizado é o Saccharomyces ellipsoideus.
Além de serem importantes como decompositores, na indústria alimentícia e de bebidas, os fungos também são muito importantes na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina, descoberta por Alexander Fleming no ano de 1929, que é amplamente empregada nos dias atuais.

terça-feira, 11 de junho de 2013

1ºANOS: QUÍMICA CELULAR- TEXTO COMPLEMENTAR

 SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

O que são os carboidratos?

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.
Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, os carboidratos participam da estrutura tanto do DNA quanto do RNA.

 

CLASSIFICAÇÃO:
A- MONOSSACARÍDEOS:
-GLICOSE
-FRUTOSE
-GALACTOSE
B- DISSACARÍDEOS:
- SACAROSE
- LACTOSE
C- POLISSACARÍDEOS:
- AMIDO
- GLICOGÊNIO
- CELULOSE
- QUITINA

 

 
* Classificação:
1-     GLICERÍDEOS: ÓLEOS E GORDURAS
2-     CERÍDEOS: CERAS
3-     ESTERÓIDES: HORMÔNOS E COLESTEROL

* As funções dos Lipídeos:
1. Homeotermia – preserva o organismo das temperaturas baixas, mantendo-a constante. 
2. Armazenamento – permite o armazenamento de energias. 
3. Energética – liberam a energia quando necessária. 
4. Estrutural- os lipídeos estruturais estão relacionados às proteínas.

AS PROTEINAS




FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS: AMINOÁCIDOS


Classificação das Proteinas

Clínica
A classificação das proteínas é dada através das funções que elas desenvolvem no organismo, e são as seguintes:
1) Enzimas: São proteínas que aumentam a velocidade de uma reação acontecer, ou seja, tem uma atividade catalítica. Todas as reações que ocorrem são catalisadas por uma enzima específica.

2) Proteínas de transporte:


a) Proteínas que se ligam a grupos específicos e os transportam através do sangue. Hemoglobina e Lipoproteína são exemplos deste tipo de proteína transportadora.


b) Proteínas que transportam substâncias através da membrana celular. Estas substâncias podem ser: Aminoácidos, glicose, Na+, K+).


3) Proteínas de Reserva: São proteínas que reservam algo importante para o crescimento e/ou germinação. Exemplos: Ferritina que armazena ferro (Fe); Mioglobina que reserva oxigênio (O2), etc.


4) Proteínas Contráteis: dão à célula a capacidade de se contraírem, mover ou mudar de forma. São exemplos a actina e a miosina que participam diretamente na contração muscular.


5) Proteínas Estruturais: dão sustentação e proteção ao organismo. O colágeno (umas destas proteínas) é a principal proteína dos tendões, e suporte forte tensão. Já a elastina é capaz de se distender em duas dimensões, a queratina é a proteína que forma as unhas e os cabelos.


6) Proteínas de Defesa: São as imunoglobulinas, fribrinogênio e a fibrina. Defendem o organismo de certa invasão de outras espécies (ex: microorganismos), e os protege contra injúria.


7) Proteínas Regulatórias: São os hormônios; estes regulam as atividades celulares e fisiológicas. São deste tipo: insulina, proteínas G, e GH (Hormônio do crescimento).