sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

1º ANO: TEXTOS COMPLEMENTARES- CITOLOGIA E GENÉTICA-4º BIMESTRE



DICAS IMPORTANTES:
* OS TEXTOS PODEM SER ENCONTRADOS NA ÍNTEGRA NO BLOG DA OBB(OLIMPÍADA BRAS. DE BIOLOGIA) POSTADO NO SITE DA ESCOLA, EM CURIOSIDADES
* OS TEXTOS SERVIRÃO COMO COMPLEMENTO DO CONTEÚDO DO BIMESTRE.


Organização da célula eucariótica
Embora diferentes em forma todas as células eucarióticas animais possuem a mesma organização interna básica, ou seja, possuem as mesmas organelas: um núcleo que abriga o material genético, uma série de organelas membranosas, como os retículos endoplasmáticos rugoso e liso, lisossomos, peroxissomos, vacúolos, complexo golgiense e as mitocôndrias. Uma infinidade de ribossomos pode estar associada ao retículo ou livres no citosol. Além disso, a forma e a sustentação das células dependem de um arcabouço interno, o citoesqueleto. A membrana citoplasmática separa a célula do meio externo e permite uma troca seletiva de componentes dos dois meios. Os centríolos organizam o fuso durante a divisão celular.


OS SERES HUMANOS E SUA GENÉTICA
Explorando a natureza molecular do ser humano
O sorriso desses dois garotos assim como a sua capacidade de vê-los depende de uma série de reações químicas cujas instruções estão contidos no GENOMA HUMANO.



DNA- A linguagem da Vida

DNA: o nosso código secreto
Um pouco de história
No dia 25 de Abril de 1953, dois cientistas mudaram a história da ciência ao publicar um trabalho de uma página em uma importante revista científica. Os dois cientistas eram James Watson e Francis Crick, que tinham feito uma incrível descoberta sobre a molécula de DNA. Nesta época, já se sabia que a molécula de DNA transporta as informações genéticas e se conhecia sua composição, porém ninguém nunca tinha sido capaz de desvendar a sua estrutura. E esse desafio foi vencido por Watson e Crick. Na verdade, Watson e Crick tinham coletado informações de estudos realizados por outros cientistas, como Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, para propor a estrutura do DNA. Para muitos, Watson e Crick não tinham o direito de reivindicar para si aquela descoberta, já que usaram informações de estudos de outros cientistas. A comissão do prêmio Nobel levou isto em consideração e, em 1962, conferiu o Prêmio Nobel de Medicina a Watson, Crick e Wilkins, pela descoberta da estrutura do DNA. Rosalind Franklin já havia morrido. O fato é que a partir desta descoberta, a biologia nunca mais foi a mesma. Desde então iniciou-se uma ciência inteiramente nova, que possibilitou avanços e inovações nunca antes pensados.
O que é o DNA?
Em português, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucléico. Mas este nome é muito complicado! O que importa é você saber que o DNA é uma molécula que existe dentro das células de todos os seres vivos, desde as bactérias, fungos e protozoários até os animais e plantas, e contém as informações necessárias para formar um ser vivo e para que ele possa se reproduzir. O DNA é como um código secreto de letras, que ao ser decifrado pela célula, produz os componentes que fazem parte do nosso corpo.
Não conseguimos ver uma molécula de DNA a olho nu. Para estudá-la precisamos utilizar técnicas e aparelhos específicos.
O DNA é formado por unidades menores chamadas nucleotídeos. Existem 4 tipos de nucleotídeos, representados pelas letras A, C, G e T (veja a figura). A forma como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que os seres vivos sejam diferentes um dos outros. Para ficar mais fácil, veja um exemplo com as letras A, O, M, R. Com estas 4 letras podemos formar as palavras AMOR, ROMA, ORAM, MORA, RAMO. Se uma das letras puder ser repetida, podemos formar ainda as palavras MORRO e AMORA, por exemplo. Observe que usamos as mesmas letras, porém formamos palavras com significados diferentes. A mesma idéia pode ser aplicada para o DNA. Os 4 tipos de nucleotídeos se arrumam de diversas maneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos.

Os nucleotídeos (representados por G, C, A e T)  são as unidades que formam o DNA.
Estrutura da molécula de DNA
Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, como mostra a ilustração abaixo. Note que nessas fitas o nucleotídeo “A” sempre se liga ao “T” e “C” sempre se liga a “G”. Essa regra é respeitada por toda a molécula de DNA.
Os desenhos mostrados aqui são somente representações da molécula de DNA. Lembre-se que não conseguimos ver  a molécula de DNA a olho nu.
Dentro das células, as duas fitas de DNA não se encontram lado a lado como mostrado acima. Elas se encontram retorcidas e interligadas entre si em diversos pontos. Veja na figura I. A maneira como os nucleotídeos se organizam, formando uma dupla hélice de DNA, foi a descoberta que rendeu o Prêmio Nobel a Watson e Crick. Veja abaixo o desenho que eles fizeram em seu trabalho para representar a dupla fita de DNA (Figura II).
Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta da estrutura do DNA, e hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discussões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgênicos, testes de paternidades; são várias as aplicações desse novo conhecimento, que também levanta questões éticas fundamentais que os cientistas tentam responder. Acompanhe as próximas edições do “Ciência em Debate”, para aprender um pouco mais sobre o DNA e suas aplicações... 

 
 TEXTOS COMPLEMENTARES E INTERATIVOS
CELINHA, A CÉLULA
Todos os seres vivos são formados por células
Maria Beatriz Góes
Publicação Original: CBME InFormação Nº 9- Data de publicação original: 01/01/2006
Olá! Meu nome é Celinha. Sou uma célula e meu nome tem tudo a ver com o significado da palavra célula, que vem de “cela” e que significa compartimento. Estou aqui para explicar um pouquinho sobre as células. Afinal, você sabe o que é uma célula?
Todos os seres vivos são formados por células, desde a mais alta das árvores até uma simples pulga. Para montar um quebra-cabeça existem as peças que, unidas, formarão uma figura, no caso dos seres vivos, as peças somos nós, as células.
A maioria das células são tão pequenas, que só podem ser observadas com a ajuda de um aparelho, o microscópio. Ele tem lentes que aumentam o tamanho das células. Uma ameba, por exemplo, que é um ser vivo formado por uma única célula, é muito pequenina, podendo ser vista somente ao microscópio, já a gema de ovo é uma célula maior, que não necessita do auxílio deste aparelho para ser vista.
Sou formada, basicamente, por três partes: membrana, citoplasma e núcleo. Aliás, é no núcleo onde se encontra o DNA. Você já ouviu falar em DNA? O DNA é uma molécula, ou seja, uma estrutura muito pequena, mas muito importante. Tanto que é conhecida como molécula da vida. Cada ser vivo possui seu próprio DNA, assim como cada aluno tem seu número de chamada na sala de aula. Somente os gêmeos idênticos e os animais clonados possuem o mesmo DNA. Essa molécula é formada por partes menores chamadas genes, que determinam a cor da pele e dos olhos das pessoas, se o pêlo do urso é branco ou preto... Enfim, os genes determinam as características de cada ser vivo.
Sabe por que todos os seres vivos necessitam de alimentos e de oxigênio? Estes elementos são fontes de energia para as células trabalharem. Sem eles, nossos músculos, por exemplo, não realizariam movimentos e nosso cérebro não funcionaria. As células, além de produzirem as proteínas, substâncias importantes para manterem a vida dos seres vivos, produzem outras que devem ser eliminadas para não prejudicá-la. Veja só, no caso dos humanos, o sangue circula por todo o corpo carregando substâncias prejudiciais. Quando ele passa pelos rins, que funcionam como verdadeiros filtros, sofre uma limpeza. O resultado dessa filtragem é a urina, que é eliminada levando junto as substâncias que podem prejudicar o homem.
Nós, células, também morremos, porque tudo o que é vivo nasce e morre. Por exemplo, quando uma pessoa fica muito tempo exposta ao sol, após alguns dias sua pele sofre descamação, ou seja, as células mortas da pele soltam-se dando lugar às novas. Por outro lado, é bom lembrar que as células nervosas não se renovam!
Por que estudar as células? Ora, se tudo o que é vivo, inclusive o ser humano, é formado por células, eis a importância de conhecê-las. A Biologia Celular é a ciência que estuda as células. Quem sabe, no futuro você será um estudioso dessa área.
Ah, eu ia me esquecendo... Meu tamanho na ilustração está ampliado. Além disso, minhas perninhas e bracinhos são criações, pois as células não possuem membros.
Abraços da Celinha !!!
Maria Beatriz Góes é professora de Biologia do Ensino Médio em Itirapina


2º ANO: TEXTOS COMPLEMENTARES- 4º BIMESTRE

* OS TEXTOS REFERENTES ÀS CURIOSIDADES ABAIXO, PODEM SER ENCONTRADOS NA ÍNTEGRA NO BLOG DA OBB(OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) QUE ESTÁ POSTADO NO SITE DA ESCOLA, MARCADOR: CURIOSIDADES.
* OS TEXTOS SERVIRAO COMO COMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DESSE BIMESTRE.



Você sabia que todas as tartarugas vivem no mar?
MORCEGOS
Os morcegos são os únicos mamíferos com capacidade de vôo, devido à transformação de seus braços em asas. Pertencem à ordem Chiroptera, palavra que significa mão (transformada em) asa.