quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1º e 2º ANOS: EMBRIOLOGIA ANIMAL- TEXTO COMPLEMENTAR

TEXTO COMPLEMENTAR
                                                        O QUE VEIO PRIMEIRO?

“O corpo existe e pode ser pego.
É suficientemente opaco para que se possa vê-lo.
Se ficar olhando anos você pode ver crescer cabelo.
O corpo existe porque foi feito.
Por isso tem um buraco no meio.
O corpo existe, dado que exala cheiro.
E em cada extremidade existe um dedo.
O corpo se cortado espirra um líquido vermelho.
O corpo tem alguém como recheio.”
Cada verso da poesia de Arnaldo Antunes transcrita acima poderia servir de tema para boas discussões sobre fisiologia humana.
Vamos nos ater, porém, à quinta linha: “Por isso tem um buraco no meio”.
Podemos arriscar uma interpretação científica para esse “buraco” descrito pelo poeta? Penso que sim. Segundo o texto, o buraco existe por que o corpo foi feito. Como assim “foi feito”?
Já falamos um pouco nesta seção sobre o processo de formação do embrião de um mamífero (no caso, o embrião de um cão, no CBME InFormação 4). Uma das características comuns aos embriões de todos os mamíferos é a presença de celoma.
Ou seja, no início da vida de todos os animais da classe mamália, inclusive o Homem, há a formação de uma cavidade, delimitada pela mesoderme, chamada celoma (cele significa “cavidade”). No indivíduo adulto, o celoma dá lugar à cavidade geral do corpo, que aloja diversos orgãos do animal.
Se, por acaso, interpretarmos esse “buraco no meio” não como uma cavidade no interior do organismo mas como um outro tipo de buraco, a história é diferente. Por exemplo, o ânus, nos mamíferos origina-se do blastóporo, uma abertura surgida no início do desenvolvimento embrionário e que serve de canal de comunicação entre o feto e o meio externo.
Animais cujo blastóporo oririgina o ânus são chamados deuterostômios e incluem todos os cordados e equinodermas. A outra possibilidade é que essa abertura origine a boca. É o caso dos protostômios.
Mais polêmico e filosófico é o último verso: “O corpo tem alguém como recheio”. Pense nisso!

1º ANO: HISTOLOGIA ANIMAL- TEXTO COMPLEMENTAR

TEXTO COMPLEMENTAR
                               FUTEBOL E HEMÁCIAS


O esporte inspira a música e a ciência. Chico Buarque de Holanda, compositor que sabe brincar com as palavras como poucos, escreveu uma de suas canções mais felizes usando como tema o seu esporte preferido. “O Futebol”, de 1989, traz belos versos como este: “Parábola do homem comum, roçando o céu, um Senhor chapéu...”
A inspiração é boa. O futebol é amado não só no Brasil, mas em todo o mundo.
E quando atletas de países diferentes se enfrentam em campo, muitas vezes são necessárias adaptações por parte dos jogadores para que não tenham suas performances comprometidas por particularidades geográficas. Aí entra a ciência.
Um exemplo clássico é o de times brasileiros que, quando vão jogar em La Paz, na Bolívia, precisam passar por um período de aclimatação. Isso é necessário porque a cidade está localizada a 3650m acima do nível do mar, altitude em que o ar é muito rarefeito. Com pouco oxigênio para respirar, os atletas têm menos energia durante o jogo.
Um modo de resolver esse problema é chegar à cidade aproximadamente um mês antes da partida. Com isso, seus organismos passam a produzir mais hemácias, que são as células do sangue responsáveis pelo transporte dos gases da respiração, O2 e CO2. Com o aumento do fluxo dessas substâncias no sistema circulatório, a atuação dos jogadores é normalizada.
E como isso acontece? Basicamente, o oxigênio inspirado pelos pulmões cai na corrente sanguínea e circula por todo o corpo, principalmente através de uma ligação química que faz com a hemoglobina, uma proteína encontrada nas hemácias.
Assim, o O2 vai dos alvéolos nos pulmões para as hemoglobinas nas hemácias e das hemácias para todas as células do corpo, onde tem início a produção de energia. Como no futebol, em que a bola passa por vários jogadores até chegar no gol.
“Para Mané,
Para Didi para Mané,
Mané para Didi para Mané para Didi,
Para Pagão para Pelé e Canhoteiro.”

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

1º ANO: HISTOLOGIA ANIMAL- TEXTO COMPLEMENTAR



O que é Histologia?

É a parte da Biologia que estuda os tecidos (do grego, hydton, tecido + logos, estudos).

Mas o que é Tecido?

"Tecido é uma especialização morfológica, físico-químico e fisiológica de células"(GRASSE).

"Tecido é um conjunto de células da mesma natureza, diferenciadas em determinado sentido para poderem realizar a sua função própria"(SCHUMACHER).

"Tecido é um grupo de células que apresentam a mesma função própria"(MENEGOTTO).

Todos estão corretos. Os tecidos do corpo dos animais vertebrados desempenham variadas funções que por sua vez são formados por células especializadas. No corpo dos animais pluricelulares, exceto espongiários, e constituído por células agrupadas e organizadas, formando os tecidos.

Precisa-se de requisito para termos um tecido que seja composto de um grupo de células, que devera apresentar a mesma função.

Os tecidos fundamentais nos animais são estes: Epitelial, Muscular, Nervoso e Conjuntivo.

Nos invertebrados estes tipos de tecido são basicamente os mesmos, porem com organizações mais simples. A maioria dos tecidos além de serem compostos de células, apresentam entre elas substâncias intracelulares (intersticiais).